Guardião do e pai das sucuris na novela das nove, o Velho do Rio é uma figura mística e lendária que se transforma na serpente, ajudando a preservar o bioma. Na vida real, quem tem uma missão bem parecida é o monitor ambiental e guia de passeio Vilmar Teixeira, de 44 anos.

Natural de e morador de há 25 anos, o guia trabalha há dez nessa função, que lhe permitiu o contato mais direto com a natureza e a proximidade com as sucuris. Além de orientar os turistas, o sul-mato-grossense aproveita o trabalho para acompanhar a vida das cobras e visitá-las todos os dias, gravando para seu canal do YouTube, “Terra da Sucuri”.

Os vídeos são impressionantes: ele mergulha com elas, entra na toca, mostra o habitat, se aproxima e fica cara a cara com as rainhas do pantanal. Ao Jornal Midiamax, Vilmar confirma que se sente amigo das serpentes e acredita já ser reconhecido pelas mesmas. “Sim, as sucuris só toleram humanos. Meu objetivo é preservar, se você preserva, consegue avistar os animais gigantes. Minha região é uma reserva preservada, por isso eu encontro tantas”, relata o guia.

https://www.youtube.com/watch?v=6gdvt_9L8Hg

Encontrar essas serpentes faz parte de seu dia a dia. Percebendo o interesse geral e o fascínio das pessoas sobre o assunto, Vilmar começou a gravar tudo e colocar no canal do YouTube. Para poder ir além das imagens e também detalhar sobre o comportamento do animal, o monitor se aprofundou nos conhecimentos acerca da espécie.

“Como eu trabalho no turismo como guia, e aqui na minha região o principal animal que avisto é a sucuri, me aprofundei em pesquisas sobre elas. Procurei biólogo que me deu ensinamentos e fiquei um mês fazendo pesquisa com a bióloga Juliana Terra. Durante os passeios com turistas, eu avistava sempre, aí comecei a fazer registros como um hobby e coloquei nas redes sociais”, conta ao MidiaMAIS.

https://www.youtube.com/watch?v=xyn4L1_RqWg

Notando que suas imagens passaram a viralizar no YouTube e reparando que os inscritos não paravam de aumentar, ele decidiu investir nessa atividade. “Aprendi a monetização e agora faz um ano que eu me dedico a fazer registros para o meu canal”, afirma.

Ele diz não ter medo algum, mas a família fica apreensiva por esse contato direto e constante com sucuris. Em resposta, o guia argumenta: “Isso é um trabalho”. Vilmar também garante que nunca enfrentou qualquer problema ou situação de risco com as majestosas. Segundo ele, elas são bem tranquilas. “Sempre mantenho a distância segura e evito ficar mexendo ou tocando no bicho”, pontua.

Monitor ambiental ao lado das cobras que estão fazendo sucesso e são um fascínio dos brasileiros – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Pai das sucuris

E as sucuris já estão mudando a vida do guia turístico. Seu trabalho mostrando essas cobras e seu habitat tem saído em jornais de todo o Brasil. Dia após dia, algum vídeo de Vilmar vai parar em portais de conhecidos nacionalmente, e até em sites regionais espalhados pelos quatro cantos do país.

Apesar da fama que vem ganhando de “Velho do Rio da vida real” e “pai das sucuris”, ele só tem um objetivo: preservar. “Meu objetivo é mostrar esse animal, como forma de preservação. E espero que gerações futuras possam presenciar esse bicho tão incrível na nossa natureza”, conclui o monitor ambiental.

https://www.youtube.com/watch?v=h1dco1U4Sd8
https://www.youtube.com/watch?v=2UL8fLRPvU0

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.