Velho do Rio da vida real, Vilmar ‘vive’ na toca das sucuris e já é reconhecido por elas em MS
Apesar da fama que vem ganhando de “Velho do Rio da vida real” e “pai das sucuris”, ele só tem um objetivo
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Guardião do Pantanal e pai das sucuris na novela das nove, o Velho do Rio é uma figura mística e lendária que se transforma na serpente, ajudando a preservar o bioma. Na vida real, quem tem uma missão bem parecida é o monitor ambiental e guia de passeio Vilmar Teixeira, de 44 anos.
Natural de Tacuru e morador de Bonito há 25 anos, o guia trabalha há dez nessa função, que lhe permitiu o contato mais direto com a natureza e a proximidade com as sucuris. Além de orientar os turistas, o sul-mato-grossense aproveita o trabalho para acompanhar a vida das cobras e visitá-las todos os dias, gravando para seu canal do YouTube, “Terra da Sucuri”.
Os vídeos são impressionantes: ele mergulha com elas, entra na toca, mostra o habitat, se aproxima e fica cara a cara com as rainhas do pantanal. Ao Jornal Midiamax, Vilmar confirma que se sente amigo das serpentes e acredita já ser reconhecido pelas mesmas. “Sim, as sucuris só toleram humanos. Meu objetivo é preservar, se você preserva, consegue avistar os animais gigantes. Minha região é uma reserva preservada, por isso eu encontro tantas”, relata o guia.
Encontrar essas serpentes faz parte de seu dia a dia. Percebendo o interesse geral e o fascínio das pessoas sobre o assunto, Vilmar começou a gravar tudo e colocar no canal do YouTube. Para poder ir além das imagens e também detalhar sobre o comportamento do animal, o monitor se aprofundou nos conhecimentos acerca da espécie.
“Como eu trabalho no turismo como guia, e aqui na minha região o principal animal que avisto é a sucuri, me aprofundei em pesquisas sobre elas. Procurei biólogo que me deu ensinamentos e fiquei um mês fazendo pesquisa com a bióloga Juliana Terra. Durante os passeios com turistas, eu avistava sempre, aí comecei a fazer registros como um hobby e coloquei nas redes sociais”, conta ao MidiaMAIS.
Notando que suas imagens passaram a viralizar no YouTube e reparando que os inscritos não paravam de aumentar, ele decidiu investir nessa atividade. “Aprendi a monetização e agora faz um ano que eu me dedico a fazer registros para o meu canal”, afirma.
Ele diz não ter medo algum, mas a família fica apreensiva por esse contato direto e constante com sucuris. Em resposta, o guia argumenta: “Isso é um trabalho”. Vilmar também garante que nunca enfrentou qualquer problema ou situação de risco com as majestosas. Segundo ele, elas são bem tranquilas. “Sempre mantenho a distância segura e evito ficar mexendo ou tocando no bicho”, pontua.
Pai das sucuris
E as sucuris já estão mudando a vida do guia turístico. Seu trabalho mostrando essas cobras e seu habitat tem saído em jornais de todo o Brasil. Dia após dia, algum vídeo de Vilmar vai parar em portais de notícias conhecidos nacionalmente, e até em sites regionais espalhados pelos quatro cantos do país.
Apesar da fama que vem ganhando de “Velho do Rio da vida real” e “pai das sucuris”, ele só tem um objetivo: preservar. “Meu objetivo é mostrar esse animal, como forma de preservação. E espero que gerações futuras possam presenciar esse bicho tão incrível na nossa natureza”, conclui o monitor ambiental.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Sargento da PM preso por provocar acidente embriagado na Euler de Azevedo ganha liberdade
- VÍDEO: Porco é flagrado ‘passeando’ na Euclides da Cunha
- Bolsa-Família inicia pagamentos de janeiro nesta segunda-feira; confira o calendário
- Apostas feitas em MS ganham premiações parciais nas Loterias sorteadas neste sábado
Últimas Notícias
Corpo de Léo Batista será velado em cerimônia aberta ao público no Rio de Janeiro
Despedida acontecerá na sede do Botafogo, zona sul do Rio, nesta segunda-feira (20)
VÍDEO: Caminhão baú arrebenta parte de fiação no Nova Lima
Veículo atingiu fios de energia elétrica e internet
Corinthians vence Vasco e está na semifinal da Copa São Paulo
Equipe paulista vai enfrentar Grêmio na próxima fase da Copinha
Bailarino de Dourados é agredido com golpes de facão no pescoço
Vítima foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Hospital da Vida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.