4ª Edição da Feira Borogodó celebra o encontro das nações Sul-Mato-Grossenses

Feira Cultural com grande enfoque na Economia Criativa é realizada todo primeiro domingo do mês

Da Redação – 28/08/2024 – 12:07

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No próximo dia 1º de setembro, Campo Grande será palco da 4ª edição da Feira Borogodó, que este ano traz uma edição especial dedicada ao “Encontro das Nações Sul-Mato-Grossenses”. O evento promete uma rica programação cultural e a presença de marcas de economia criativa, além do lançamento de dois livros que celebram a cultura local: “O Coração no Couro do Tambor” e “A Invenção de Campo Grande Capital”.

A Feira Borogodó ocorrerá na Praça do Coophafé (Rua das Garças, nº 3164) das 9h às 15h. Este ano, o foco estará no Encontro das Nações que ajudaram a moldar a cultura sul-mato-grossense, com apresentações da cultura paraguaia, árabe, japonesa, quilombola, entre outras. Haverá também uma forte presença da gastronomia típica de diversas nações, como a culinária boliviana, oriental e portuguesa.

Feira Borogodó – foto: Divulgação

Entre as apresentações culturais, destacam-se a performance de Heloá Nantes com a tradicional dança paraguaia, o grupo de dança e instrumental Tribos de Areia e o Grupo Mahila, representando a cultura árabe, e o grupo Raiden Daiko, que trará a tradicional apresentação de taiko, representando a cultura japonesa. Além disso, a autora Adrianna Alberti participará de um debate sobre seu livro “O Coração no Couro do Tambor”, que explora a cultura quilombola do estado. A programação literária também inclui uma manhã de autógrafos com Lenita Maria Calado, autora de “A Invenção de Campo Grande Capital”, que aborda a formação cultural da capital e do estado.

A música sul-mato-grossense será representada pelo cantor Guga Borba, e o evento será encerrado com uma apresentação do grupo Sambacaos, que promete trazer o samba, uma das expressões culturais mais fortes do país, para o centro do palco.

Além das atrações culturais, a Feira Borogodó contará com mais de 300 marcas de economia criativa, organizadas em ruas que homenageiam artistas locais como Manoel de Barros, Aracy Balabanian, Zé Pretin, Conceição dos Bugres e Jorapimo. Outros destaques da feira incluem o “Espaço Família”, para amamentação e fraldário, o “Espaço Vegano”, dedicado à alimentação vegana, o “Espaço Nerd”, com produtos relacionados à cultura geek e nerd, e o Coletivo dos Orgânicos, que oferecerá produtos naturais e livres de agrotóxicos.

A feira também promoverá uma feira de adoção consciente de pets, organizada pela protetora Dani Reis, do projeto Anjos da Dani.

Programação

  • 09h30: Debate sobre o livro “O Coração no Couro do Tambor”
  • 10h15: Dança circense do grupo Cia Apoema
  • 10h50: Apresentação da dança árabe e do grupo Tribos de Areia e Grupo Mahila
  • 11h30: Apresentação do grupo Raiden Daiko
  • 11h45: Apresentação musical com Guga Borba
  • 12h30: Dança paraguaia com Heloá Nantes
  • 12h40: Encerramento com o grupo Sambacaos

A Feira Borogodó é organizada pelo Tamanduá Café, com coordenação de Felipe Monteiro e Jenny Benitez. Segundo os organizadores, o evento em locais públicos contribui não só para a economia local, mas também para o bem-estar da população, ao incentivar a apreciação da natureza urbana e democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento.

Conteúdos relacionados