A partir de letras existenciais e ritmos suaves, a cantora e compositora Lau Castro coloca em pauta o tema da ansiedade e outros transtornos mentais. Lançado no último dia 08 e disponível em todas as plataformas digitais, o EP Sente vai ao encontro da necessidade de se abordar a questão da saúde mental em nossa sociedade.

Gravado entre 2020 e 2021, durante a pandemia, e, segundo a artista, em um processo doloroso emocionalmente, o álbum conta com quatro faixas autorais. O projeto ficou guardado por alguns anos, até Lau sentir que era hora de compartilhar com as pessoas. Convivendo com este cenário no âmbito pessoal e na roda de amigos, a compositora explora experiências particulares sem tabus, no intuito de expor as próprias dores e conscientizar o público.

Neste momento, o mundo enfrenta os efeitos da pandemia, das crises sociais e climáticas, o que agravam os transtornos mentais. Estes dados são corroborados por pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), que aponta um aumento de 25% na incidência de depressão e ansiedade, com maior suscetibilidade entre jovens e mulheres. Apesar disso, a saúde mental ainda é tratada como secundária.

E, de maneira poética, Lau Castro caminha pelos ciclos da ansiedade. “Falar Sobre o Sentir” é a faixa que abre o EP apresenta um clima dramático e propõe em poucos versos uma abertura ao diálogo. A segunda canção, “Retratos do Equilíbrio”, é um contraste. Com instrumental alegre e letra positiva, como no trecho “Tenho sorte de ver a vida assim comprida como minha vontade de crescer”, a faixa mostra os momentos de alívio e calmaria.

Na sequência, “Inquietação” expõe o pensamento acelerado e excesso de preocupações com o futuro, que geram uma falta de autocontrole sobre os próprios sentimentos e desejos. Para fechar, “Sertralina” discute a medicalização e seus efeitos ao apresentar uma personagem que não sofre com os sintomas depressivos, mas ao mesmo tempo não consegue desfrutar dos sentimentos prazerosos da vida.

Sente tem direção, voz, violão e guitarra de Lau Castro, produção, guitarra e baixo de Anderson Rocha e participações de Felipe de Castro no piano, Ygor Vinnicius no violoncelo, Assis Goulart, Chico Simão e Marcus Loyola na bateria e está disponível em todas as plataformas digitais.

Lau Castro – Fotos: Pedro Pilar

Lau Castro é cantora, compositora e amante da música brasileira, também vocalista da banda indie Lá em Saturno. Estreou na cena campo-grandense em 2018, mesclando bossa com indie pop no single “Beautiful Colors”. Hoje, carrega Nova MPB, Folk e Rock Alternativo como sua identidade, explorando também outros espaços.

No árduo ano pandêmico de 2020, lançou “Assunto Popular”,  uma canção nascida em quarentena, recheada de referências históricas, políticas e pessoais com um tom doce e saudosista.

No seu primeiro EP solo, retrata o paralelismo entre a inquietação e equilíbrio. “Sente” é um convite intimista e delicado para dentro de si mesmo.

Instagram: https://instagram.com/lauterrestre