Nos últimos anos, os blocos carnavalescos de têm buscado melhorar a estrutura, aumentar a segurança e incluir atrações especiais para incentivarem a irem aos pré-carnavais e desfiles na rua. O motivo é que não é só coisa de gente grande e, além disso, os pequenos precisam ser vistos como os foliões de amanhã.

Fundadora do Cordão da Valu, um dos blocos campo-grandenses mais tradicionais, Silvana Valu afirma que o envolvimento das crianças é priorizado desde 2006. “As crianças, com o Valuzinho, aprendem desde cedo a tomar gosto pelo carnaval e pelo samba. Elas serão os futuros foliões do Cordão, por isso, incentivamos”, ela justifica.

Valuzinho vai desfilar na Esplanada Ferroviária neste carnaval (Foto: Arquivo/Cordão da Valu)

Neste domingo (12), o último pré-carnaval do Cordão da Valu será no Teatro de Arena do Horto Florestal, e terá a matinê Valuzinho entre as 16h e 18h30, com entrada gratuita. A banda Duu Carnaval vai tocar marchinhas selecionadas especialmente para a meninada. Segurança e estrutura para elas estarão garantidas. Ir fantasiado é opcional, a única regra é elas irem bem animadas.

Matinê surgiu depois

O bloco Calcinha Molhada nasceu na Praça , em 2016, a princípio sem matinê definida. Passou a ter a Fraldinha Molhada, dedicada ao público infantil, depois que as integrantes-fundadoras engravidaram. “Assim nós começamos a entender que o carnaval também precisava contemplar crianças”, explica uma das representantes, Raína Alencar.

Raína relaciona o surgimento do bloco em uma praça à presença dos foliõezinhos nesses locais. “O carnaval é uma expressão da cultura do nosso povo e é importante colocar eles em contato com isso, entendendo que a festa popular acontece nos espaços públicos da cidade”, frisa.

O próximo Fraldinha Molhada será neste sábado (11), a partir de 16h, na Praça Aquidauana. Além de uma playlist com músicas que as crianças vão amar, vai ter a presença de artistas circenses perna-de-pau e show de palhaçaria. Haverá banheiros infantis no local para atender as crianças, além de segurança reforçada. A entrada será gratuita.