Este final de semana é especial para e para os cinéfilos mundo afora, afinal, a maior premiação do acontece no domingo (12), a partir das 20h (horário de MS).

O 2023 traz 10 indicações à estatueta de melhor filme produzido na última temporada e, se você não conseguiu ver nenhum, mas quer acompanhar a cerimônia torcendo pelos mais cotados, o MidiaMAIS traz cinco indicações do que dá tempo e vale assistir antes do dia D.

Cinéfila, especialista em audiovisual e cinema e tiktoker de , Temily Colmar (@temilyecomar) foi quem montou a lista do que considera mais relevante entre os indicados e defende por que assistir:

TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO

Foto: Divulgação

“Esse é um daqueles filme que normalmente não se espera ver na fila do Oscar. Se fosse há alguns anos atrás, antes de ‘Parasita’ e do sucesso de grupos de k-pop, ele não estaria onde está hoje. Agora ele pode ter seu lugar merecido de luz, inspiração e dinamismo no cinema. ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ junta todos os gêneros em um filme só da maneira correta. Ele nos emociona ao mesmo tempo em que nos faz rir e refletir. A história fala de uma mulher chinesa de meia idade, mãe, esposa e filha, que vive sua pior versão. Isso torna novos rumos de repente, quando o multiverso está em decadência e precisa dela para se salvar. Enquanto acompanhamos essa jornada entre golpes de karatê e muitos inconvenientes, nós questionamos o verdadeiro sentido de nossas vidas e como chegamos até aqui. É o meu favorito da lista!”

Onde assistir: Prime vídeo e cinemas

AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA

Imagem: Divulgação

“É sequência do ‘Avatar’ de 2009, em que o diretor James Cameron nos traz de volta ao mundo de Pandora. Assim como no primeiro filme, somos transportados para um universo fantástico e visualmente brilhante. A produção demorou muito para ficar pronta, pois a tecnologia utilizada nele teve que evoluir para alcançar os efeitos desejados, tornando-o histórico pelo fato de contribuir, mais uma vez, com a inovação no cinema”.

Onde assistir: Somente nos cinemas

ELVIS

Imagem: Divulgação

“Além de prestar homenagens ao Rei do Rock, ‘Elvis’ não é apenas mais uma cinebiografia. Quem conta o conto é o empresário salafrário, cel. Tom Parker, interpretado por Tom Hanks, que mostra tudo como mais um grande espetáculo que ele geriu, desde o momento em que conheceu Elvis até seu dramático fim. O filme pode ser lido como um compilado de colagens com muitas referências à estética POP. São momentos intensos e cruciais na vida do cantor, interpretado brilhantemente pelo ator Austin Butler”.

Onde assistir: HBO Max

NADA DE NOVO NO FRONT

Imagem: Divulgação

“Durante a Primeira Guerra Mundial, adolescentes alemães são convocados para lutar. Com mentes puras e patriotismo no coração, eles abraçam a causa como um verdadeiro grito de liberdade, porém o primeiro segundo na zona de combate os derruba para a terrível realidade. Esse filme é um golpe no estômago e recomendo para os fortes de coração. Ele é brutal por ser tão sincero. Além de ser extremamente gráfico, a dor é explorada até nos momentos de silêncio”.

Onde assistir: Netflix

TÁR

Imagem: Divulgação

“Uma maestrina e compositora de nome Lydia Tár se encontra no auge de sua carreira, vivendo a vida dos sonhos. Mas o que acontece com uma pessoa quando ela realiza todos os seus desejos? Se não tem mais como subir, o medo de cair vira sombra… Nesse filme questionamos o quanto se pode separar a obra do autor e refletimos sobre poder e desilusão. Com uma trama bem amarrada, a obra ganha ainda mais destaque pela melhor atuação da carreira de Cate Blanchett, que representa a protagonista. Não é à toa que essa é a oitava vez que a atriz está sendo indicada ao Oscar”.

Onde assistir: Mubi

Lista de todos os indicados a melhor filme

Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Os Banshees de Inisherin
Elvis
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Tár
Top Gun: Maverick
Triângulo da Tristeza
Entre Mulheres