Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Onça de MS é vítima de fake news e ONG esclarece mentira espalhada pelo Brasil: ‘nunca’

Gravidez inventada e sexo alterado: onça de Mato Grosso do Sul é alvo de fake news pelo Brasil e ONG que monitora o felino traz à tona a verdade sobre o animal
João Ramos -
onça
Acerola, a onça-macho do vídeo, é monitorada pela Onçafari desde 2020 e vive nos arredores do hotel Caiman Pantanal - (Imagens: Reprodução/Fagner Almeida)

Tamanha repercussão de um vídeo de uma onça-pintada gravado em fez a ONG Onçafari se manifestar a respeito do caso. É que a gravação, realizada na Caiman Pantanal em dezembro de 2022, está sendo compartilhada em todo o , mas com informações mentirosas.

Para completar, a onça que aparece no vídeo não é “qualquer uma”. Trata-se, simplesmente, de Acerola, o felino adotado por Richarlison em 2022, em ação promocional para a do Catar.

E, embora Acerola tenha se tornado famoso em todo o Brasil, ninguém o reconheceu no vídeo que se tornou um fenômeno de compartilhamentos com dados errôneos. Por isso, a organização precisou se pronunciar e colocar um ponto final nas “” de WhatsApp.

“O Acerola ‘rodou o país inteiro’, mas a verdade é que ele nunca saiu da Caiman Pantanal. O vídeo, gravado em dezembro pelo guia Fagner Almeida, viralizou na internet, mas com vários locais diferentes: Acerola esteve no Tocantins, Goiás, Paraná, entre outros. Um verdadeiro viajante!”, brincou a ONG Onçafari, em nota de esclarecimento.

Confira o vídeo:

Nos comentários da publicação, internautas de todo o Brasil revelaram que estão recebendo o vídeo nos quatro cantos do país e a “fake news” que mais se repete afirma que o felino se trata de uma onça-fêmea e grávida.

“Recebi o vídeo hoje falando que era Conceição de Macabu – RJ. Pelo barrigão”, escreveu um. “Gente, como assim? Moro aqui no Goiás, na zona rural, e o pessoal tá passando mó medo aqui. Os moradores falando que ela tá aqui na região. Meu Deus, chocadaaaa kkkkk”, comentou outra. “Até aqui onde eu moro falaram que era. Que era fêmea e tava prenha”, pontuou mais uma.

Agora, a “fake news” está esclarecida.

Onça de Richarlison

Acerola, a onça-macho do vídeo, é monitorada pela Onçafari desde 2020 e vive nos arredores do hotel Caiman Pantanal, no meio do pantanal sul-mato-grossense, em . Ele ficou popular em todo o Brasil após ter sido adotado pelo jogador da seleção brasileira Richarlison.

Quanto ao vídeo do animal que circula nos grupos, a Onçafari detalha: “Geralmente, os machos de onça-pintada dispersam e vão para um novo território quando desgarram de suas mães, mas o Acerola se mantém por aqui e tem sido avistado com frequência pelo @oncafari, livre e selvagem, em seu habitat natural”, explica a ONG.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher morta carbonizada deixou bilhete de despedida e pediu que motociclista de app buscasse gasolina

Equipe de Trump quer isentar Síria de sanções por 6 meses

Carro capota e derruba placa após batida em cruzamento no Coophamat

Campanha ‘Seu Abraço Aquece’ arrecada mais de 160 mil peças de roupa para doação

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Corrupção no TCE-MS: Justiça mantém ação que cobra R$ 19,3 milhões de Waldir Neves e Cícero

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

VÍDEO: com calor de 28°C, tucanos são flagrados bebendo água em espelho d’água

Últimas Notícias

Cotidiano

Atendimento aos beneficiários do INSS nos Correios começa no dia 30 de maio; confira onde 

Em Mato Grosso do Sul, 83 agências oferecerão o atendimento

Política

Catan pede explicações sobre desvios na educação e aponta “fragilidade nos mecanismos de controle”

Deputado disse que operação chegou tardia em MS

Trânsito

Motorista morre após colisão com caminhote do prefeito de Laguna Carapã em estrada de MS

Acidente resultou na morte do douradense Delibio Pavão Júnior, de 39 anos

Transparência

Após voto contrário de ministro do TCU, governador de MS defende repactuação da Malha Oeste

Eduardo Riedel (PSDB) comparou situação do contrato de concessão da ferrovia com a BR-163, que irá continuar sob a gestão da CCR MSVias