Motoboy já famoso em , Raul Araújo está fazendo o maior sucesso no com seus vídeos mostrando a rotina de um entregador na Capital de Mato Grosso do Sul. Em seu mais recente viral, o rapaz de 28 anos aparece “macetando” o pedido de um cliente e detalha toda a história por trás do desfecho inesperado.

“É um combo de uma pizza calabresa com um refrigerante! Tava top, cê é louco. Mas calma aí, antes de me julgar, eu vou explicar toda a situação”, adianta o entregador. No vídeo, Raul esclarece o que aconteceu e por que acabou comendo a pizza do cliente: “Essa profissão é uma caixinha de surpresas”.

Raul tem 28 anos e veio de São Paulo para Campo Grande - (Fotos: Arquivo Pessoal) motoboy motocast
Raul tem 28 anos e veio de para Campo Grande – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Basicamente, o motoboy mostra toda a saga até ganhar a comida de presente. É que ao chegar até o cliente que pediu a pizza, o mesmo informou que havia aplicado um cupom de R$ 20,00 e que o valor cobrado estava errado. Sem chegar a um consenso, Raul foi orientado pelo iFood a levar o pedido de volta à loja e se surpreendeu quando a deu a comanda do cliente para ele.

“Fui devolver, fiz o que suporte mandou. Cheguei no estabelecimento, expliquei toda a situação, mostrei até que eu tinha insistido para ver se eles alteravam o valor… e aí o amigo não pegou o pedido de volta. Ele fez a boa do motoboy e ainda trocou meu refrigerante que estava quente por um geladinho”, conta ele.

Com isso, o motoentregador evidencia que a diferença no atendimento e na prestação do serviço de entregas tem lhe trazido bons frutos e ainda deixa uma lição de prestatividade. “Fica aí a reflexão, pra quem julga quando passa e vê o motoboy comendo, tem todo um contexto por trás disso e ainda tem a probabilidade do cara ter comprado com o dinheiro dele”, pontua.

Veja o vídeo:

Raul Motocast

Mas este é apenas um dos diversos vídeos de Raul Araújo que têm ganhado o TikTok. Conhecido como Raul Motocast (nome do perfil), o motoboy começou a publicar conteúdo na plataforma há apenas 3 meses e têm segurado um público fiel. Ele também já é visto como referência por motoboys de todo o Brasil, que fazem perguntas e pedem dicas a todo momento.

Nos vídeos, Raul mostra sua rotina, dá explicações sobre o mecanismo da profissão, responde dúvidas, dá conselhos montou até uma web série sobre o faturamento como motoboy na Capital. Em conversa com o Jornal Midiamax, Raul fala sobre o diferencial de seus vídeos e conta que largou a carteira de trabalho para trabalhar como entregador em Campo Grande.

Conforme o rapaz, são dois anos e meio trabalhando como motoboy e um ano e meio só no iFood. “Antes da pandemia eu era sócio em uma empresa de consignação de roupas, mas optei por virar motoboy pelo fato de conseguir ter uma autonomia de horários e conseguir executar uma renda maior e mais atrativa do que os trabalhos convencionais de CLT”, diz ele ao MidiaMAIS.

@raul_motocast

Respondendo a @qaptotal

♬ Sunshine – WIRA

Com mais de sete anos de experiência na área de vendas e administração de estoque e frotas, Raul precisou aceitar a da empresa que era sócio em meio aos problemas ocasionados pela pandemia, especialmente durante as fases de lockdown.

“Depois disso, pesquisei inúmeros trabalhos e negócios onde eu poderia e conseguiria me levantar novamente e foi no ramo de motoboy onde eu encontrei algo que fazia sentido para mim naquele momento, pois eu precisava de autonomia e dinheiro ao mesmo tempo”, relembra.

Escolha

E não, ele não é de Campo Grande. Raul veio diretamente de São Paulo e explica por que escolheu a Capital de Mato Grosso do Sul para exercer sua função. “A cidade onde eu morava era bem próxima da divisa entre SP x MS e como eu já conhecia Campo Grande acabei escolhendo CG para trilhar meu caminho”, entrega.

“Sou transparente”, diz motoboy

Com público cativo em apenas 3 meses, Raul tem uma hipótese de qual seja o seu diferencial. “Acho que a transparência com que eu tento transmitir o dia a dia, seja momentos bons ou momentos difíceis da minha rotina. Isso acaba criando um vínculo com quem está do outro lado da tela”, pontua.

No TikTok, Raul mostra rotina como motoboy em Campo Grande - (Fotos: Arquivo Pessoal)
No TikTok, Raul mostra rotina como motoboy em Campo Grande – (Fotos: Arquivo Pessoal)

E como pensou em entrar para o TikTok?

De acordo com o entregador, um estalo trouxe a ideia. “A profissão de motoboy é uma profissão que sofre de muito preconceito, além de ser umas das profissões mais inclusivas que existe. Muitas vezes pessoas do meu cotidiano perguntavam como era trabalhar de motoboy, como era a rotina, se estava compensando para mim continuar como motoboy entre outras questões que sempre apareciam”, recorda.

“Daí veio um estalo em minha mente e pensei: ‘opa, acho que as pessoas têm interesse em ver e saber como é a vida e a rotina de um motoboy'. Daí veio minha inspiração de começar a criar conteúdos sobre o assunto e tentar trazer o conteúdo da forma mais transparente possível para que eu consiga transmitir a mensagem real de como é ser um motoboy”, comenta.

Sem experiência nenhuma com edição de vídeos, ele conta que a partir do momento que colocou na cabeça que iria produzir conteúdo, começou a estudar sobre edição, melhores câmeras e os algoritmos das redes sociais. Só depois colocou o plano em prática. E tem dado certo.

https://www.tiktok.com/@raul_motocast/video/7239832071957482757

Sonho

Apesar de se dedicar 100% às entregas, Raul persegue um sonho antigo de forma pertinente. “Meu sonho em minha vida pessoal hoje seria conseguir alcançar meu objetivo de levantar minha empresa, isso é o que me motiva a trabalhar tão duro embaixo de sol, chuva e frio. Quando a gente combina um sonho a ser cumprido com muita disciplina, começa a perceber que tudo é possível”, relata.

Dia inesquecível

Questionado se passou por algum perrengue ou tem alguma história boa, ruim ou engraçada que vivenciou na profissão de motoboy, o paulista responde sem dúvida alguma.

“Um dia inesquecível foi quando eu já estava trabalhando há 11 horas seguidas e fui entregar o pedido para o cliente. O mesmo disse que um lanche e um refrigerante daquele pedido ele tinha feito para mim. Aquele dia o cliente fez o meu dia muito mais feliz com um gesto que parece simples, mas pode fazer a diferença na vida do próximo”, conclui o motoboy.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.