Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Livro de poemas “Alcácer-Quibir” é lançado na 7ª Feira Literária de Bonito no dia 7 de julho

O escritor Henrique Pimenta lança seu quarto livro, entitulado “Alcácer-Quibir”, na 7ª Feira Literária de Bonito (FLIB), no dia 7 de julho, às 18 horas, no espaço Fala Natureza, lounge “Dedo de Prosa”, que conta também com o bate-papo dos escritores Professor Wanderson, Maristela Benites e Simone Mamede, Kamile Drieli, Pedro Kemp e Samuel Medeiros. Na oportunidade, o livro estará à venda pelo … Continued
Leandro Marques -

O escritor Henrique Pimenta lança seu quarto livro, entitulado “Alcácer-Quibir”, na 7ª Feira Literária de Bonito (FLIB), no dia 7 de julho, às 18 horas, no espaço Fala Natureza, lounge “Dedo de Prosa”, que conta também com o bate-papo dos escritores Professor Wanderson, Maristela Benites e Simone Mamede, Kamile Drieli, Pedro Kemp e Samuel Medeiros. Na oportunidade, o livro estará à venda pelo preço promocional de R$ 20,00.

“Alcácer-Quibir” é a primeira experiência de Henrique Pimenta com a contemporânea. “É uma obra em que eu exploro a minha estética, a minha forma de fazer poesia, muito ligada à tradição, mas, dessa vez, incorporando elementos da poética do ‘aqui-agora’. Já venho praticando há algum tempo textos com tal estruturae resolvi concentrar neste livro uma coleta do material”, explica Pimenta. 

“Eu me libertei das amarras da poesia clássica e resolvi trabalhar temas e formas contemporâneos. Por exemplo, usar o verso livre, e brincar com paródias epastiches de poesias modernas, sem abdicar da melancoliae do amor, marcas registradas do meu fazer poético. ”, completa ele.

O título da obra, Alcácer-Quibir, vem, justamente, da ideia de se sentir desafiado, assim como o Rei Dom Sebastião, em 1578. “Alcácer-Quibir foi o local em onde o Rei Dom Sebastião desapareceu durante uma batalha contra os mouros. Reza a lenda que ele desapareceu, para depois voltar à tona e criar o 5º Império Português. Esse foi metaforicamente o meu desafio: eu, na condição de poeta, com uma tradição mais de sonetismo, estou me lançando para os abismos da poesia contemporânea e será o que vai dizer se eu devo, ou não, voltar à tona.”, brinca ele. 

O livro é da editora Mondrongo, de Gustavo Felicíssimo, e conta com as seguintes participações: a mentoria é do psicanalista Marcelo Bueno; a ilustração dacapa, do pintor Genésio Fernandes; o prefácio, do poeta Elí de Araujo; as orelhas, do professor Osmar Casagrande Júnior; curiosamente, esses quatro participantes são doutores em literatura.

Henrique Pimenta – foto: divulgação

Sobre Henrique Pimenta

Henrique Pimenta começou a escrever textos literários com 15 anos de idade e, como poeta, publicou o livro de fesceninos “99 sonetos sacanas e 1 canção de amor” (2012). Como contista, publicou “Ele adora a desgraça azul” (2016), livro que recebeu o Prêmio Guavira, Edição especial – MS 40 anos, em 2017, e “Compêndio de evisceração” (2021), pela Editora Chiado, no Brasil, em Portugal, em Angola e em Cabo Verde. 

Oficina de contos na 7ª FLIBonito é ministrada pelo autor

​Ainda na programação da Feira Literária de , Henrique Pimenta ministra no dia 8 de julho, uma oficina de contos para Professores do Ensino Fundamental, das 9h às 11h, na sala Marâ’o. A inscrição é gratuita.  

Mais informações sobre o autor, o livro e a oficina podem ser encontradas pelas redes sociais de Henrique @bardopimenta, ou no e-mail: bardopimenta@yahoo.com.br.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)