Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Livro de poemas “Alcácer-Quibir” é lançado na 7ª Feira Literária de Bonito no dia 7 de julho

O escritor Henrique Pimenta lança seu quarto livro, entitulado “Alcácer-Quibir”, na 7ª Feira Literária de Bonito (FLIB), no dia 7 de julho, às 18 horas, no espaço Fala Natureza, lounge “Dedo de Prosa”, que conta também com o bate-papo dos escritores Professor Wanderson, Maristela Benites e Simone Mamede, Kamile Drieli, Pedro Kemp e Samuel Medeiros. Na oportunidade, o livro estará à venda pelo … Continued
Leandro Marques -

O escritor Henrique Pimenta lança seu quarto livro, entitulado “Alcácer-Quibir”, na 7ª Feira Literária de Bonito (FLIB), no dia 7 de julho, às 18 horas, no espaço Fala Natureza, lounge “Dedo de Prosa”, que conta também com o bate-papo dos escritores Professor Wanderson, Maristela Benites e Simone Mamede, Kamile Drieli, Pedro Kemp e Samuel Medeiros. Na oportunidade, o livro estará à venda pelo preço promocional de R$ 20,00.

“Alcácer-Quibir” é a primeira experiência de Henrique Pimenta com a contemporânea. “É uma obra em que eu exploro a minha estética, a minha forma de fazer poesia, muito ligada à tradição, mas, dessa vez, incorporando elementos da poética do ‘aqui-agora’. Já venho praticando há algum tempo textos com tal estruturae resolvi concentrar neste livro uma coleta do material”, explica Pimenta. 

“Eu me libertei das amarras da poesia clássica e resolvi trabalhar temas e formas contemporâneos. Por exemplo, usar o verso livre, e brincar com paródias epastiches de poesias modernas, sem abdicar da melancoliae do amor, marcas registradas do meu fazer poético. ”, completa ele.

O título da obra, Alcácer-Quibir, vem, justamente, da ideia de se sentir desafiado, assim como o Rei Dom Sebastião, em 1578. “Alcácer-Quibir foi o local em África onde o Rei Dom Sebastião desapareceu durante uma batalha contra os mouros. Reza a lenda que ele desapareceu, para depois voltar à tona e criar o 5º Império Português. Esse foi metaforicamente o meu desafio: eu, na condição de poeta, com uma tradição mais de sonetismo, estou me lançando para os abismos da poesia contemporânea e será o que vai dizer se eu devo, ou não, voltar à tona.”, brinca ele. 

O livro é da editora Mondrongo, de Gustavo Felicíssimo, e conta com as seguintes participações: a mentoria é do psicanalista Marcelo Bueno; a ilustração dacapa, do pintor Genésio Fernandes; o prefácio, do poeta Elí de Araujo; as orelhas, do professor Osmar Casagrande Júnior; curiosamente, esses quatro participantes são doutores em literatura.

Henrique Pimenta – foto: divulgação

Sobre Henrique Pimenta

Henrique Pimenta começou a escrever textos literários com 15 anos de idade e, como poeta, publicou o livro de fesceninos “99 sonetos sacanas e 1 canção de amor” (2012). Como contista, publicou “Ele adora a desgraça azul” (2016), livro que recebeu o Prêmio Guavira, Edição especial – MS 40 anos, em 2017, e “Compêndio de evisceração” (2021), pela Editora Chiado, no Brasil, em Portugal, em Angola e em Cabo Verde. 

Oficina de contos na 7ª FLIBonito é ministrada pelo autor

​Ainda na programação da Feira Literária de , Henrique Pimenta ministra no dia 8 de julho, uma oficina de contos para do Ensino Fundamental, das 9h às 11h, na sala Marâ’o. A inscrição é gratuita.  

Mais informações sobre o autor, o livro e a oficina podem ser encontradas pelas redes sociais de Henrique @bardopimenta, ou no e-mail: bardopimenta@yahoo.com.br.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Últimas Notícias

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento