Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Linha Direta volta ao ar na Globo: relembre 6 casos emblemáticos do programa em Mato Grosso do Sul

Crimes de MS também fizeram parte da história do Linha Direta: confira ocorrências do Estado que foram parar no programa que deixava muita gente com medo
João Ramos -
linha direta
Domingo Meirelles foi um dos apresentadores do primeiro "Linha Direta" na Globo - (Foto: TV Globo)

Inesquecível programa que causava arrepios nos telespectadores, o “Linha Direta” está de volta à programação da TV nesta quinta-feira (4). Reformulado e com Pedro Bial na apresentação, a atração fez história e marcou gerações, principalmente pelo tom amedrontador provocado quando abordava casos em aberto e os apresentadores diziam algo como “o assassino pode estar à solta, bem aí, na sua cidade”.

Em 17 anos, de 1990 a 2007, o “Linha Direta” fez a simulação de crimes que aconteceram por todos os cantos do Brasil, e Mato Grosso do Sul não ficou de fora dos episódios. Relembre a seguir 6 casos do “Linha Direta” que destacaram ocorrências sul-mato-grossenses.

1) Crianças mortas por vingança

No programa de 28 de fevereiro de 2002, o “Linha Direta” expôs um crime que chocou a população da cidade de Paranhos, em Mato Grosso do Sul.

Para se vingar de uma mulher que o denunciou à polícia, um policial militar contratou dois pistoleiros para executar o filho dela, de dez anos. No entanto, eles erram o alvo e assassinaram outra criança, de 11 anos. Mas a não se cala e seu filho acabou morto três meses depois pelas mesmas pessoas.

Os assassinatos das duas crianças, que ocorreram nos dias 20 de outubro de 1997 e 22 de janeiro de 1998, deixaram a cidade muito abalada. Quando o programa foi ao ar, 5 anos após os crimes, o policial ainda estava foragido.

Marcelo Rezende e Domingos Meirelles apresentaram o "Linha Direta" - (Foto: TV Globo)
Marcelo Rezende e Domingos Meirelles apresentaram o “Linha Direta” – (Foto: TV Globo)

2) Assassinato de prefeito

Ex-prefeito de (MS) foi assassinado e uma das acusadas do crime era sua última esposa, quarenta e cinco anos mais nova do que ele, com quem viveu durante sete anos. Após perder a primeira mulher, em janeiro de 1989, a vítima – ex-pecuarista, ex-empreiteiro e milionário – passou a se envolver com mulheres bem mais jovens e a gastar fortunas com elas.

A última delas era justamente a acusada de ter planejado o crime, junto com o amante e o pai dele. O motivo do crime teria sido um casa que a vítima havia dado para a mulher. O ex-prefeito foi morto na noite de 8 de janeiro de 2001, com cinco tiros, por dois pistoleiros. Já o programa foi exibido em 4 de outubro daquele mesmo ano.

3) Inocência do primeiro amor

“Inocência do primeiro amor” é o título do episódio que resgatou um crime ocorrido em , Mato Grosso do Sul, quando um comerciante foi acusado de matar o namorado da filha, de 17 anos, por não aprovar o relacionamento.

O assassinato ocorreu no dia 21 de abril de 1998. A vítima estava morando na cidade há apenas dois meses quando conheceu a filha do acusado e começou a namorá-la. Mesmo contra a vontade dos pais dela, o casal continuou se encontrando escondido até que a menina fugiu de casa e foi morar com o namorado.

Segundo a acusação, seis dias depois o rapaz foi morto pelo comerciante com três tiros. O irmão do comerciante também estava sendo acusado de participação no crime e, quando o programa foi ao ar, respondia ao processo em liberdade.

Assista:

4) Tirania conjugal em Campo Grande

Mecânico foi acusado de matar a mulher depois de 26 anos de convivência. O crime aconteceu em 3 de outubro de 2001 em Campo Grande (MS). Policial civil concursada, a vítima ficou 17 anos na instituição trabalhando, entre outros lugares, na Delegacia de Mulheres. Lá, dizia às mulheres para não se deixarem subjugar pelos maridos agressores.

Mas quando voltava para casa, acabava se tornando vítima do mesmo tipo de violência. Foram 26 anos de surras e humilhações. Tanto que nos últimos tempos de casamento só encontrava paz quando percorria o de Campo Grande. Era tão grande a vontade de sair daquela vida, que a vítima chegou a roubar mercadorias de um mercado – na frente dos outros – para se deixar flagrar.

Levada para a delegacia, estendeu o braço para receber algemas e apontou o xadrez. Estaria, acreditava, definitivamente livre da tirania do casamento. O acusado estava foragido quando o episódio foi ao ar.

5) Campeão de montaria assassinado

Campeão estadual de montaria de Mato Grosso do Sul foi assassinado na porta de uma boate de Campo Grande, capital do Estado. A vítima, de 19 anos, foi morta depois que sua caminhonete bateu, sem causar nenhum estrago, na traseira de um carro na fila do estacionamento da boate.

O acusado do crime estava neste carro e, depois de uma discussão com um amigo do campeão, disparou um tiro no peito da vítima. O crime ocorreu na madrugada de 8 de julho de 1999.

Simulação do programa "Linha Direta" sobre o caso - (Foto: TV Globo/Reprodução)
Simulação do programa “Linha Direta” sobre o caso – (Foto: TV Globo/Reprodução)

6) A carta psicografada

Este é um dos episódios mais emblemáticos da história do “Linha Direta”. Intitulado “As cartas de Chico Xavier”, o programa relembrou casos em que cartas psicografadas foram usadas como prova pela Justiça Brasileira. E um assassinato em Campo Grande, que também entrou para a história da Capital, esteve entre as ocorrências resgatadas no dia 4 de novembro de 2004.

Miss Campo Grande 1975, a bancária Gleide foi morta com um tiro pelo próprio marido. Ela chegava em casa, cansada de uma festa, sentou-se na cama e foi alvejada na garganta quando tirava os sapatos.

Levada para o hospital, ainda teve tempo de falar para parentes e funcionários da UTI que o tiro fora acidental. Morreu uma semana depois devido a complicações do ferimento.

Cartas psicografadas pelo médium Chico Xavier, supostamente enviadas por ela, afirmaram que o tiro foi acidental e o viúvo acabou inocentado pela Justiça. Assista ao episódio:

O MidiaMAIS, inclusive, contou o fato em detalhes na reportagem a seguir:

Linha Direta de volta na Globo

Totalmente reformulado e com Pedro Bial na apresentação, o programa policial e investigativo “Linha Direta” volta à programação da TV Globo nesta quinta (4). Assim como antigamente, a atração será exibida nas noites de quinta-feira da emissora, logo após a série “Cine Holiúdy”.

“Linha Direta” retorna ao canal quinze após deixar a programação. O programa fez muito sucesso entre 1990 e 2007, apresentando dramatizações de crimes que aconteceram pelo Brasil. A maioria dos episódios causava medo no público por mostrar casos em que os autores eram foragidos da justiça. Ao final, o apresentador dizia: “E o assassino pode estar aí na sua cidade”, com ênfase.

Será que a atração voltará ainda mais assustadora? De acordo com a TV Globo, o novo “Linha Direta” apresentará, diretamente dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, um crime já solucionado com o auxílio da dramatização de atores, e outro com desfecho ainda em aberto e com foragidos da justiça.

Programa de estreia

O conteúdo investigativo, marca registrada do “Linha Direta”, agora se une a uma estrutura narrativa que combina apresentação, reportagem e simulações de casos que ganharam destaque na sociedade brasileira.

Pedro Bial também entrevistará personagens ou testemunhas que tiveram ligações com as vítimas e que possam aprofundar as histórias através de seus depoimentos. 

Na estreia, o novo “Linha Direta” abordará o caso Eloá por meio de um conteúdo investigativo, com direito a entrevistas e simulações. Confira a chamada:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena