Finalmente aconteceu. Depois de oito meses e 188 capítulos de espera, os do casal Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) deram seu primeiro beijo na novela “Terra e Paixão”. A cena era aguardada por milhares de telespectadores que acompanham o folhetim desde a estreia, em maio deste ano, e fez a TV Globo explodir de audiência.

Na história ambientada em Mato Grosso do Sul, Ramiro é um matador de aluguel e capataz dos vilões Antônio La Selva (Tony Ramos) e Irene (Glória Pires). Logo no início, o “machão”, como ele mesmo diz, se apaixonou por Kelvin, garçom do prostíbulo da cidade.

Com o sentimento recíproco, os dois engataram um romance platônico nos primeiros capítulos e conquistaram o país. Roubando a cena, eles já foram eleitos pela audiência como melhores personagens de “Terra e Paixão” e se tornaram os queridinhos do público, que passou a acompanhar o desenvolvimento do casal ao longo dos meses.

Veja a cena do beijo:

Além dos “apertãozinho”

No entanto, foram quase 190 capítulos até que a história de Kelvin e Ramiro desse um passo a mais. Enrolando em todos esses episódios com a não aceitação de Ramiro em relação a seus sentimentos, a não avançou e ficou só nos “apertãozinho”, enquanto o personagem se negava a acreditar e entender que estava gostando de Kelvin. Com medo da da audiência por um possível preconceito de parte dos telespectadores, a alta cúpula da Globo pediu para o autor postergar ao máximo o beijo gay do casal.

O acontecimento chegou a ser previsto apenas para o último capítulo da trama, que vai ao ar em 19 de janeiro, mas após tantos meses no ar, não dava mais para esperar. E depois de todo esse tempo apenas nos “apertãozinho” que Ramiro dava em Kelvin, o autor fez os personagens declararem seu amor e se beijarem em uma cena histórica exibida pela TV Globo no capítulo desta terça-feira (12).

Audiência explodiu com beijo gay

E, ao contrário do que a alta cúpula acreditava, a audiência não fugiu, mas explodiu. O beijo de Kelvin e Ramiro fez a novela das nove alcançar altíssimo Ibope, ultrapassando a casa dos 30 pontos – um dos recordes de audiência do folhetim.

A repercussão também foi a melhor possível. No horário em que a novela foi ao ar, os termos “Beijo Kelmiro”, “Ramiro” e “Terra e Paixão” foram os mais comentados nas redes sociais. A cena foi considerada histórica justamente por ser o primeiro beijo gay “de verdade” a ser exibido na TV aberta brasileira. Antes disso, apenas selinhos em takes rápidos foram levados ao ar em outras tramas.

A cena completa teve nada menos que sete minutos ininterruptos de um diálogo apaixonado no qual Ramiro confessou sentir amor por Kelvin, após o mesmo dizer que o amava e que não queria vê-lo morrer por levar uma perigosa vida de matador. Mas, o beijo em si, durou quase dois minutos.

beijo gay kelvin e ramiro
Alguns comentários sobre a cena

Matador de MS ser gay “é afronta” positiva, avaliam internautas

O fato da novela ter colocado um matador, com todos os estereótipos heteronormativos, fazer o personagem “se descobrir” ao longo da história e ainda declarar seu amor a outro homem repercutiu. A história, inclusive, foi considerada afrontosa no bom sentido.

“Ramiro, um assassino de aluguel do Mato Grosso do Sul ser gay… isso é uma afronta a esses profissionais do oeste brasileiro” e “Uma bela e impactante cena o beijo Kelmiro. Ponto para #TerraEPaixão quebrando preconceitos e coroando dois estupendos atores”, foram alguns dos milhares de comentários.

Agora, os personagens deverão engatar um romance, mas Ramiro ainda terá receio de se casar com Kelvinho. O último capítulo de “Terra e Paixão” está previsto para ir ao ar no dia 19 de janeiro. Confira mais da repercussão:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.