Porta-canetas tem explicação? Palpite pode elucidar ‘guampa’ polêmica em Mar do Sertão
Moradores de MS estranharam ver recipiente servindo de porta-caneta em novela
Cassia Modena –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ver uma guampa de tereré virar porta-caneta em uma cena da novela Mar do Sertão, no ar na Rede Globo, deu o que falar entre muitos sul-mato-grossenses. É que o objeto é considerado símbolo cultural em Mato Grosso do Sul por ser usado para servir tereré, bebida típica do estado. Enquanto uns suspeitaram de reaproveitamento do elemento de cena do remake da novela Pantanal, outros ficaram incomodados a ponto de acusar de blasfêmia a escolha cenográfica da emissora. O MidiaMAIS registrou tudo isso na matéria que pode ser lida clicando aqui.
Mas, se acalmem sul-mato-grossenses! Um leitor compartilhou uma informação que pode ajudar a entender o uso do ornamento em cenário da novela nordestina. Apesar de não poder confirmar se o objeto que apareceu em cena é ou não uma guampa, ele tem um palpite.
“No Nordeste, é bem popular o uso do chifre de boi polido para artesanato. Lá se fazem muitas coisas com o material: o próprio porta-caneta, pente, caneca e todo tipo de decoração”, afirma o leitor, Hidelbrando Ferreira da Silva Filho, que mora na capital sul-mato-grossense, mas nasceu em Pernambuco (CE).
Chifre de boi
Tanto as guampas de tereré mais tradicionais quanto os artesanatos do Nordeste citados por Hidelbrando, têm como matéria-prima o chifre bovino.
Para a confecção da guampa, o chifre é retirado do animal já abatido, para depois ser limpo, polido e pronto. Agora, é só colocar a cuia, jogar erva-mate, regar com água gelada e servir o tereré.
O mais legal na produção da guampa ou do objeto de decoração, é não serem produtos padronizados. Geralmente, são preservadas as diversas tonalidades, formatos e tamanhos que o chifre tinha antes de passar pela transformação.
No caso da guampa, também é comum encontrá-la revestida de couro, o que dá um toque mais rústico ao recipiente.
Mar do Sertão
A novela é protagonizada pelos personagens Candoca e Zé Paulino, que embora completamente apaixonados um pelo outro, são separados pelo destino. Zé Paulino sofre um acidente e é dado como morto. Depois de dez anos, quando retorna, vê Candoca casada com seu grande rival, Tertulinho.
As cenas são gravadas no Vale do Catimbau, que fica em Buíque, no Sertão de Pernambuco. Mar do Sertão está no ar desde 22 de agosto de 2022 e é transmitida às 18h (horário de Brasília), na Rede Globo. A direção é de Mário Teixeira.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da Prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.