O 6° Festival do Chamamé de inicia nesta sexta-feira (1) e promete três dias de encanto cultural, em Campo Grande. Neste período, a Praça do Papa se transformará em um epicentro de ritmo, tradição e cultura. Haverá uma programação diversificada, repleta de , dança e arte, tudo para encantar os amantes do chamamé e todos os que buscam experiências culturais enriquecedoras.

Já no início do festival haverá uma oficina de dança, realizada na Unigran Capital. Com o tema “Chamamé para um Novo Mundo”, o renomado professor Juan Carlos Godoy, diretamente de Corrientes Capital, Argentina, é quem vai ministrar as aulas, abordando a compreensão da dança, suas variantes, influências do litoral e a relação histórica desde a grande nação guarani, entre outros tópicos.

À tarde, a Feira Gastronômica e de , na emblemática Praça do Papa, abrirá suas portas às 18h, seguida pela cerimônia de abertura oficial às 19h, onde os hinos nacionais do Brasil, Paraguai, Argentina e de Mato Grosso do Sul ecoarão no local.

Na programação noturna ocorrem apresentações cativantes, com destaque para artistas como Juan Carlos Godoy y Su Pareja Agostina Figueroa, Paulo & Sérgio Arguelo, Fuelles Correntinos, Nicolás Adrián Gaona y Jeruti Silva Sanchezz, Fábio Kaida, entre outros.

Baile Pantaneiro

(Instituto Cultural Chamamé MS/Arquivo Pessoal)

O ponto alto da noite será o Baile Pantaneiro, com a participação dos grupos Chama Campeira, Desparramo e outros, encerrando as atividades do primeiro dia às 2h da manhã.

No sábado (2) a Praça do Papa será novamente o palco das celebrações, com início das atividades às 17h. A Feira Gastronômica e de Artesanato estará aberta ao público, antecedendo uma série de apresentações que incluem artistas como Pajarito Silvestre y Grupo Enramada, Grupo de Danças Regionais de Campo Grande, Desidério Souza, e muitos outros representantes do chamamé de diferentes regiões.

A noite promete mais uma vez ser um espetáculo de música e dança, com a presença de talentos como Alfredo Monzon, Santiago Rios e grupos como Los Camiñantes del Chamamé e Herdeiros do Chamamé, que culminarão em um encerramento marcado para a 1h30 da manhã.

O terceiro e último dia do festival, domingo, terá início às 15h, novamente na Praça do Papa. A Feira Gastronômica e de Artesanato estará aberta, oferecendo aos visitantes uma variedade de produtos locais. A programação do dia inclui apresentações de Grupo Desparramo, Grupo Surungo Bueno, Caio Escobar, Miguel Arce, entre outros talentos que abrilhantarão o evento até o encerramento, programado para às 23h30.

Vale ressaltar que a programação está sujeita a alterações por razões artísticas, técnicas ou de força maior, conforme informado por Orivaldo Mengual, diretor e produtor geral do festival e presidente do Instituto Cultural Chamamé MS.