Faxinas fizeram Ironilda organizar finanças, comprar carros e fazer 16 viagens

No ramo há 7 anos, diarista trocou “vida cansativa” de 27 anos no comércio de Campo Grande e se diz realizada limpando casas, clínicas e apartamentos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Diarista com carro próprio (Ironilda Arruda/ Arquivo Pessoal)

“Faço faxina, lavo e passo roupas. Limpeza em casas, clínicas e apartamentos”. A descrição, sem sombra de dúvidas, se encaixaria no perfil de qualquer diarista. Mas, em letras garrafais mesmo, Ironilda Pinto de Arruda, de 54 anos, é A DIARISTA. No ramo há 7 anos, conseguiu organizar toda a vida financeira, adquirir carro novo e já coleciona 16 viagens, incluindo roteiros internacionais.

Óbvio que, aí do outro lado, a pergunta é: como consegue? Calma que também tive a mesma dúvida e consegui achar um horário na agenda apertada dela e fazer uma entrevista bacana.

Mesmo trabalhando o dia todo, em uma rotina cansativa que se estendeu por 27 anos em Campo Grande, Ironilda disse que “vivia apertada”. Falar em passear e viajar então, só “nos sonhos”. Foi aí que ela decidiu buscar meio para ter uma renda extra e, no dia de folga, passou a fazer faxina.

Ironilda diz que marido é muito companheiro e também gosta de viajar (Joel Gonçalves/Arquivo Pessoal)
Ironilda diz que marido é muito companheiro e também gosta de viajar (Joel Gonçalves/Arquivo Pessoal)

“Trabalhava todos os dias, em pizzarias, sobarias, até aos finais de semana. E, nos últimos nove anos, passava o dia todo em uma loja famosa de calçados aqui da cidade. E mesmo assim achava que ganhava muito pouco. O dinheiro nunca dava para as minhas contas e eu vivia com restrição no meu nome. Foi aí que decidi começar e fazer faxina aos domingos, justamente no dia da folga”, contou ao MidiaMAIS.

‘Boca em boca’: Ironilda foi ganhando fama e conseguindo diárias

No entanto, como os antigos dizem que “a propaganda de boca em boca é o melhor negócio”, assim ocorreu com Ironilda. “Um foi falando para o outro e, após dois meses, eu já tinha clientes para todos os dias da semana. Fico muito feliz das pessoas confiarem os seus lares para que eu possa limpar e organizar e, com isso, comecei a ter lista de espera, até o momento em que tive que decidir entre um emprego ou outro”, relembrou.

Diarista mostra algumas das arrumações que faz nas casas. (Ironilda Arruda/Arquivo Pessoal)
Diarista mostra algumas das arrumações que faz nas casas. (Ironilda Arruda/Arquivo Pessoal)

Ao constatar que a renda como diarista poderia ser até três vezes maior, Ironilda negociou a demissão na loja de calçados.

“Eu fui entendendo que este trabalho é muito importante, que leva saúde, bem-estar, satisfação e poupa o tempo destas pessoas. E não é de graça, me pagam para isto, então, a minha obrigação é fazer bem feito. E realizando a vontade delas também passei a realizar os meus sonhos, principalmente com as viagens”, argumentou.

Clube aquático, praias e festas típicas: Ironilda já fez 16 viagens

Ironilda gosta de tirar muitas fotos nas viagens. (Joel Gonçalves/Arquivo Pessoal)
Ironilda gosta de tirar muitas fotos nas viagens. (Joel Gonçalves/Arquivo Pessoal)

Ao todo, Ironilda já coleciona 16 viagens. “Fui para um clube aquático no interior de São Paulo duas vezes, uma vez para Bonito, duas para Balneário Camboriú (SC), duas vezes para o Beto Carreiro, Penha, no interior de São Paulo, duas vezes para Aparecida do Norte, Paraguai, Argentina, Foz do Iguaçu, Blumenau, na Oktoberfest, praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e também a praia da Joaquina, em Florianópolis”, disse.

Todas as viagens, segundo ela, são especiais, mas, Balneário Camboriú foi realmente um sonho realizado. “É um lugar maravilhoso e não é à toa que leva a fama de Dubai brasileira. No Rio também eu quero retornar e conhecer o Cristo Redentor. Quando fui, esfriou demais e não fiz este passeio, mas, já estou trabalhando para isto. Neste fim de semana já fiz duas diárias, marquei uma para esta segunda e toda a semana já está completa”, afirmou.

Ironilda diz que gosta muito de organizar as casas. (Arquivo Pessoal)
Ironilda diz que gosta muito de organizar as casas. (Arquivo Pessoal)

Casada há 12 anos, Ironilda diz que o marido é muito parceiro e que não sofreu preconceito nenhum dele e nem dos familiares, ao dizer que se tornaria diarista.

“Não só eles como as minhas patroas me tratam muito bem, com muito respeito. Primeiro eu e meu esposo compramos um carro no ano de 2020, depois juntamos dinheiro e trocamos por um carro esportivo muito bom. Tudo o que temos foi adquirido com muito esforço, então, cuidamos e valorizamos”, argumentou.

A diarista também ressalta que não falta ao trabalho e que possui apenas dois domingos de folga ao mês. “Trabalho quase todos os 365 dias do ano para conquistar os meus objetivos. Se queremos, precisamos nos esforçar e ter fé que conseguimos. É por isso que eu e o meu marido somos muito cuidadosos com o que temos”, finalizou.

Ironilda e o marido com o primeiro carro. (Arquivo Pessoal)
Ironilda e o marido com o primeiro carro. (Arquivo Pessoal)


Conteúdos relacionados

Pães da Lidi