Estamos no Teatro do Mundo, na região central de . É aqui que, no dia 14 de dezembro, Evan Dando, vocalista da banda americana ‘The Lemonheads' realizará seu show único. Enquanto ele afina seu violão, somos recebidos pela namorada do astro, Antônia Teixeira, filha do músico Renato Teixeira.

Evan se aproxima com um sorriso no rosto e uma cerveja na mão. Senta em uma cadeira e começa a tirar acordes do violão, enquanto faz uma piada para as equipes que estão à sua frente. É assim que ele leva toda a entrevista: de maneira simpática, engraçada e tranquila. A impressão é que estamos em uma roda de amigos e não à frente de um ídolo que marcou toda uma geração.

A ponto de fazermos uma pergunta: o que um astro do grunge – que já morou com o ator Johnny Depp, é ex-namorado de Kate Moss e considerado um dos rostos mais bonitos dos anos 90 – faz em Campo Grande?

Primeiramente, a visita à capital de MS ocorre porque a enteada dele mora aqui. Contudo, os motivos dele, atualmente, morar no Brasil são outros: além do relacionamento com Antônia e de alguns shows agendados… Evan veio fazer um tratamento dentário. Segundo ele, esses tratamentos são bem melhor no Brasil do que nos EUA.

Empresária e namorada ‘ataca' de tradutora

Antônia, que também empresaria o namorado em seus shows no Brasil, é a nossa tradutora e intermedeia todo o bate-papo. Começamos a conversa falando sobre a relação de Evan com a música brasileira e logo de cara somos informados de que o desejo dele é aprender a tocar viola caipira.

Apesar de já se arriscar no som, ele não tem muita afinidade com o instrumento, mas é uma relação que ele pretende estreitar nos próximos meses aqui em MS. É que a vinda do astro na Capital será cada vez mais frequente, já que o casal sempre dará um jeitinho de vir visitar uma das filhas de Antônia.

Em seguida, conversamos sobre a vida do músico no Brasil. Nas palavras de Evan, “os têm que acabar”. Isso porque, na opinião dele, as pessoas têm se tornado cada vez mais individualistas e que “está todo mundo fora de si, todo mundo anda com fone de ouvido e ninguém conversa”. Por isso, ele tem preferido morar no Brasil, mesmo amando o país dele. “A ideia do sonho americano em teoria é legal, mas na realidade é péssima”, conta.

“Os americanos acham que eles têm a melhor vida do mundo, só que eles não têm noção realmente do que acontece fora de lá. Tenho pena, porque é como se os americanos sofressem lavagem cerebral”, explica.

Vinda a Mato Grosso do Sul

Evan Dando. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Seguimos o bate-papo falando sobre os shows que ele tem feito no Brasil. Ele relata que, diferente das multidões que seguem a banda nos shows dos Estados Unidos ou na Europa, no Brasil é muito diferente: ele tem tocado em alguns bares em São Paulo, com um público bem reduzido.

Sobre isso, Evan explica que, por ser uma pessoa um tanto excêntrica, ele se sente muito mais à vontade. Em seu país, muitas pessoas o veem e julgam sua aparência e estilo de vida. A tranquilidade no Brasil é algo que lhe tem agradado.

Citando a típica frase “jeitinho brasileiro”, ele conta um pouquinho sobre suas expectativas para conhecer e o que ele está achando da viagem. Isso porque, na última sexta-feira (8), a família levou o artista para conhecer Bonito.

Evan explica que acha o estado muito parecido com a Austrália, porque fica no meio do nada e tem vários animais diferentes. Inclusive, é neste momento que Antônia revela que o bicho que ele tem mais medo no mundo é o barbeiro.

Em seguida, falamos sobre os pontos turísticos que pretende conhecer. Mercadão, e o Camelódromo são alguns deles. No último, ele pretende comprar um toca-fitas, porque ele tem ‘aversão' ao celular. Evan acredita que tudo o que vemos ou fazemos no aparelho não condiz com a realidade e por isso ele usa o celular da namorada apenas para tirar fotos (o que ele adora) e gravar vídeos.

Vida de artista

Durante nosso bate-papo, Evan começa a devagar, solando diversas músicas num curto espaço de tempo. Em certo momento ele começa a tocar a canção ‘Louie Louie', da banda ‘The Kingsmen', explicando a estrutura musical. Rimos, afinal, não entendemos nada de música!

Então entramos no assunto sobre a amizade dele com Kurt Cobain, ex-vocalista da banda ‘Nirvana'. Enquanto ele segue tocando, Antônia nos conta que uma situação pouco mencionada é que quando ele terminou o colegial, o ‘The Lemonheads' gravou uma música no dia seguinte da formatura, uma canção, muito parecida com os sons que o ‘Nirvana' tinha.

“O Kurt Cobain amava ele [Evan], pagava pau pra ele. E essa música é igualzinha do Kurt, do Nirvana. Só que ele não fala isso porque ele é humilde”, conta ela. “Ele [Kurt] cantava muito igual ao Evan, fazia muita coisa igual. Só que o Evan mudou de estilo”, continua Antônia.

“No começo o Lemonheads era meio punk. Só que quando o Kurt Cobain começou a ficar famoso e cantar no mesmo estilo, o Evan mudou e começou a tocar mais um pop”. É nesta hora que Evan pega o celular do colo da namorada e coloca a música em questão para tocar.

Entramos no assunto de músicas e bandas brasileiras que ele gosta. Ao som de ‘Água de Beber', de Tom Jobim, solada pelo cantor, Evan nos explica que esta foi a primeira canção brasileira que ele aprendeu, ensinada por seu pai – um advogado que também amava música. Perguntamos se ele pretende tocar canções brasileiras no show que fará na cidade. Ele explica que sim, Romaria, um sucesso de seu sogro.

Show e exposição

Evan Dando ficará em Campo Grande até o dia 15 de dezembro, já que o casal se prepara para ir a Chicago, onde ‘The Lemonheads' tocará no Ano Novo. Lá, além da apresentação, o músico aproveitará para fazer a sua primeira exposição de arte, com telas pintadas por ele.

Inclusive, temos o gostinho de ver um pouquinho do que será exposto na cidade americana. Entramos no teatro e lá está Evan, com uma canetinha em mãos, dando alguns retoques em cinco dos vários quadros que irá expor.

Evan Dando pintando quadros que irá expor em Chicago. (Jennifer Ribeiro, Jornal Midiamax)

Se você quer prestigiar o show, que acontece na próxima quinta-feira (14), garanta seus ingressos pelo WhatsApp (67) 99696-9774. A apresentação de Evan Dando acontece na Estação Cultural Teatro do Mundo, que fica na Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro, a partir das 20h.