Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Design autoral de MS ‘brilha’ em Milão e expõe balanço de macramê inspirado em Manoel de Barros

Arquiteta teve reviravolta na carreira após 22 anos e agora leva a cultura de produção de MS para o mundo.
Graziela Rezende -
Foto: Luciana Teixeira/Arquivo Pessoal

A aventura começou na madrugada do dia 20, em Milão, na Itália. Para conseguir fazer a “foto babado”, Luciana Teixeira e uma amiga levaram a poltrona ao principal ponto turístico, a catedral Duomo, que sempre está lotada de turistas admirando sua complexidade. Desta vez, sem quase ninguém por perto, a arquiteta de Campo Grande conseguiu eternizar a imagem, sentada no objeto cujo design é inspirado no saudoso poeta Manoel de Barros e que expõe a cultura pantaneira para o mundo.

Presente no maior evento de design do mundo, Luciana teve uma reviravolta na carreira quando decidiu entrar no “mundo do design”. Com vasta experiência na arquitetura, decidiu desacelerar após 22 anos e criar peças autoriais, focando no design de mobiliário e também produzir, ensinar e divulgar a cultura de produção de produto no Mato Grosso do Sul.

Arquiteta em Milão com o balanço. Foto: Arquivo Pessoal

“O processo criativo da poltrona e do balanço foi inspirado nas poesias de e temas pantaneiros. Fizemos muitas dinâmicas no chão da fábrica, com os trabalhadores, levando os poemas do Manoel, além de pesquisas de tramas e trançados típicos do Pantanal, de selaria pantaneira, de macramê, principalmente de macramê”, explicou Luciana ao MidiaMAIS.

Desta forma, desde o início, Luciana ressalta que “trabalhou a criatividade” e agora, duas peças, sendo o balanço e a poltrona “Brasileirinho” estiveram presentes no maior evento de design do mundo: o Salone Internazionale del Mobile – Milano 2023.

“Estas duas peças foram para Milão mostrando o nosso pioneirismo e por isso quis eternizar, de forma icônica, com essas fotos. São peças feitas em macramê, com trabalho artesanal e com a intenção de divulgar a cultura da produção de produto do nosso Estado. Temos muitos projetos com o viés de capacitar a mão de obra e aliar o artesanato ao design”, ressaltou a arquiteta.

‘Força vem das nossas raízes’, fala arquiteta

No ano passado, quando conseguiu participar do evento como expositora, pela primeira vez, Luciana constatou que é possível produzir design “de qualquer lugar do mundo” e que o artista, o profissional precisa apenas se conectar, criar asas e perceber que a força vem das nossas raízes.

“Este é o evento mais importante da Itália, não só na área do design, mas, é um evento que tem 62 anos e que movimenta um volume de e de pessoas muito grande. Todos os profissionais da área, formadores de opinião, designers, influencers e compradores de design das lojas, por exemplo, querem estar em Milão neste evento. Isso há mais de 6 décadas, então, é muito importante”, comentou.

Detalhes do balanço. Foto: Divulgação

O balanço já começou a ser comercializado e custa R$ 3 mil. Já a poltrona custa R$ 5 mil. “Aqui fez bastante sucesso. As pessoas adoram o design brasileiro, adoram essa pegada colorida, essa ginga, essa malemolência e a gente está falando de uma brasilidade que é a brasilidade do centro-oeste, do Pantanal, que é muito diferente da brasilidade do nordeste, de São Paulo, do , do Sul do país. É uma brasilidade de Lídia Baís, de Manoel de Barros, da nossa terra, do Mato Grosso do Sul, então, a receptividade é muito boa por aqui”, comentou.

Amante da feira quando ainda era , Luciana fala que está em Milão pela sétima vez. “Eu frequento essa desde 2008, quando tinha a Casa Claudia em e meu sonho passou a ser vir aqui. Era estudante e vim a agora é a sétima vez já. Ano passado trouxe uma coleção de luminárias e agora estou com o balanço e a poltrona”, finalizou a arquiteta.

Veja o post da arquiteta:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jean Lucas em Bahia x São Paulo

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Últimas Notícias

Esportes

Red Bull Bragantino vence Vasco em São Januário e assume a liderança do Brasileirão

Esta foi a segunda derrota seguida do Vasco no Brasileirão, que tinha perdido para o Fluminense, por 2 a 1, na rodada anterior

Polícia

Dívida por corte de cabelo termina em ameaça de morte em Campo Grande

Devendo o profissional, cliente caloteiro se recusou a pagar pelo atendimento

Polícia

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

Condutor afirma não ter se envolvido em qualquer tipo de agressão dessa natureza

Polícia

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Polícia chegou ao local e encontrou idoso com o corpo todo coberto de sangue