Valentina Maria é uma pequena influenciadora de Campo Grande, que compartilha, com seus mais de 30 mil seguidores do , sua rotina de estudos, balé e ‘arteirices'. Com um dia a dia cheio de atividades e brincadeiras, ela e sua mãe, Tainara, compartilham e inspiram diversas famílias ao mostrarem os desafios e alegrias de uma com autismo e .

E, apesar de ser bem ativa nas redes sociais, um vídeo se destacou em meio às produções e viralizou ao compartilhar um momento de pura alegria vivido pela pequena, que hoje, tem 10 anos.

Maria Valentina pronta para o balé. (Arquivo Pessoal)

Tainara nos conta que, dentro do autismo, existe o hiperfoco, que é quando pessoas no espectro apresentam um intenso interesse e foco em um ou mais assunto. No caso da Valentina, são vários. A influenciadora ama materiais escolares, a igreja que frequenta com a família e festas.

Segundo a mãe de Valentina, “o amor dela por festa de aniversário é tanto, que quando ela vai em uma fica ansiosa uma semana antes, e durante a festa, ela não fica correndo ou brincando, ela passa a festa inteira, recebendo os convidados, cuidando para que cada etapa seja realizada com sucesso, espera ansiosamente pelo parabéns e claro, ama abrir os presentes!”.

Acontece que, recentemente, Valentina foi ao aniversário de uma amiga, a Mariá, que comemorava seus 15 anos. Desde então, o sonho da protagonista dessa história se tornou um só: ter sua própria festa de debutante, com direito ao vestido de princesa e a tradicional valsa.

E desde que ela presenciou a linda cerimônia de sua amiga, Valentina fica o tempo todo na internet pesquisando por vestidos coloridos e brilhosos, decoração e até buffet.

Festa surpresa

E é aí que entra o apoio e amor incondicional da família. No primeiro domingo de novembro (5), Valentina não falava de outra coisa se não da festa de 15 anos. Ela passou o dia fazendo lista de convidados e organizando tudo para o evento que só acontecerá daqui 5 anos.

“Valen, no jeitinho dela, conquista a todos. E meu primo, que é sempre muito quieto, lembrou que minha tia havia feito um bolo para o café da tarde”, conta Tainara.

“Ele pegou o bolo na geladeira, após ela encontrar uma lembrancinha de uma festa que minha tia foi, de 15 anos, e meu primo, pra deixar ela feliz, pegou o bolo, colocou na mesa, e cantamos parabéns”, relembra.

E isso bastou para que Valentina ficasse imensamente grata e eufórica com a surpresa. O bolo, a decoração e a presença dos familiares era tudo o que ela precisava para viver um pouquinho do seu maior sonho.

“Ela ficou muito feliz e agradeceu o primo e a tia várias vezes. Valen é uma criança incrível que nasceu com uma síndrome rara. Passou três meses na UTI ao nascer e foi pra fazer cirurgia no coração com 1 ano e 7 meses”, conta Tainara. “Se ela vai no shopping, todos a conhece. Ela conquista a todos com seus pensamentos, sorriso e carinho”, pontua.

Tainara esclarece que “a festa dos sonhos dela está cada dia mais distante devido aos valores para organizar uma festa”. Mas esse objetivo permanece. Todos os dias, Valen lembra que “faltam 4 anos e 3 meses” para seu aniversário de 15 anos.

Veja o momento da surpresa: