Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Casa-Quintal Manoel de Barros recebe o trovador Antoni Rossell, em seu 1º concerto internacional

Antoni Rossell está fazendo uma turnê pelo Brasil, que começa em Londrina, segue para São Paulo, Florianópolis e se encerra em Campo Grande
Leandro Marques -

Com o músico e professor catalão Antoni Rossell, cantor dedicado à cultura medieval, acompanhado do Maestro Eduardo Martinelli Quarteto Instrumental, a Casa-Quintal , com a Fundação Nelito Câmara e Polo MS, realiza seu primeiro concerto internacional no próximo dia 02 de abril às 19h30 na própria casa na rua Piratininga 363.

O concerto Romances Tradicionais Hispânicos inicia a temporada 2023 de eventos na Casa-Quintal, intitulada “Estranhas Coincidências”.

O evento tem a parceria da Federal de Mato Grosso do Sul, que no dia três, segunda-feira, receberá o professor Rossell para a conferência Música Trovadoresca e Cantigas, que vai ser realizada na sala 02 da Faculdade de Artes Letras e Comunicação da UFMS, às 19h com entrada franca e haverá certificado.

Antoni Rossell – foto: acervo pessoal

Antoni Rossell se define como um “Trovador Contemporâneo”. Ele é professor de Filologia Românica da Universidade Autônoma de e diretor do ArquivoOccitano no Instituto de Estudos Medievais da UAB. Também é membro do Conselho Editorial de diversas revistas na Espanha e no exterior e intérprete de repertórios medievais. Rossell atuou como tenor e barítono e tem experiência como compositor, além de participações em diferentes espetáculos de música contemporânea e é autor de livros e álbuns de poesia e música medieval.

O concerto Romances Tradicionais Hispânicos traz um repertório em língua castelhana portuguesa e catalã. Os romances de tradição medieval são encontrados por toda a península ibérica muitas vezes com os mesmos temas, mas com diferente língua e música. Se trata também da tradição medieval conservada oralmente desde o medievo até os nossos dias.

O concerto será em três partes, sendo a primeira com canções trovadorescas occitanas medievais, a segunda com romances tradicionais portugueses e a terceira com romance da morte de Dom Sebastião. 

O evento marca o encontro do músico Antoni Rossell com o maestro Eduardo Martinelli e desenha a principal característica da temporada 2023 da Casa-Quintal, que terá vários encontros inusitados entre vários artistas. O título da temporada, Estranhas Coincidências, é uma homenagem ao músico Paulo Simões que completa 70 anos de vida neste ano.

Manoel de Barros é um poeta muito respeitado no meio intelectual catalão, tendo uma antologia de sua obra publicada em Barcelona com o título Ribas del Dessemblat. O livro, organizado por Albert Roig e Ricardo Pieretti Câmara, que apresentará o concerto e a conferência, foi transformado em Cantata, executada por quatro mil crianças no grande estádio catalão, Palau Sant Jordi.

A entrada é 50 reais de contribuição para o público em geral e 20 reais aos acadêmicos do Curso de Música da UFMS. Os lugares são limitados devido ao pequeno espaço da Casa-Quintal. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados