Com o músico e professor catalão Antoni Rossell, cantor dedicado à cultura medieval, acompanhado do Maestro Eduardo Martinelli Quarteto Instrumental, a Casa-Quintal Manoel de Barros, com a Fundação Nelito Câmara e Polo MS, realiza seu primeiro concerto internacional no próximo dia 02 de abril às 19h30 na própria casa na rua Piratininga 363.

O concerto Romances Tradicionais Hispânicos inicia a temporada 2023 de eventos na Casa-Quintal, intitulada “Estranhas Coincidências”.

O evento tem a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que no dia três, segunda-feira, receberá o professor Rossell para a conferência Música Trovadoresca e Cantigas, que vai ser realizada na sala 02 da Faculdade de Artes Letras e Comunicação da UFMS, às 19h com entrada franca e haverá certificado.

Antoni Rossell – foto: acervo pessoal

Antoni Rossell se define como um “Trovador Contemporâneo”. Ele é professor de Filologia Românica da Universidade Autônoma de Barcelona e diretor do ArquivoOccitano no Instituto de Estudos Medievais da UAB. Também é membro do Conselho Editorial de diversas revistas na Espanha e no exterior e intérprete de repertórios medievais. Rossell atuou como tenor e barítono e tem experiência como compositor, além de participações em diferentes espetáculos de música contemporânea e é autor de livros e álbuns de poesia e música medieval.

O concerto Romances Tradicionais Hispânicos traz um repertório em língua castelhana portuguesa e catalã. Os romances de tradição medieval são encontrados por toda a península ibérica muitas vezes com os mesmos temas, mas com diferente língua e música. Se trata também da tradição medieval conservada oralmente desde o medievo até os nossos dias.

O concerto será em três partes, sendo a primeira com canções trovadorescas occitanas medievais, a segunda com romances tradicionais portugueses e a terceira com romance da morte de Dom Sebastião. 

O evento marca o encontro do músico Antoni Rossell com o maestro Eduardo Martinelli e desenha a principal característica da temporada 2023 da Casa-Quintal, que terá vários encontros inusitados entre vários artistas. O título da temporada, Estranhas Coincidências, é uma homenagem ao músico Paulo Simões que completa 70 anos de vida neste ano.

Manoel de Barros é um poeta muito respeitado no meio intelectual catalão, tendo uma antologia de sua obra publicada em Barcelona com o título Ribas del Dessemblat. O livro, organizado por Albert Roig e Ricardo Pieretti Câmara, que apresentará o concerto e a conferência, foi transformado em Cantata, executada por quatro mil crianças no grande estádio catalão, Palau Sant Jordi.

A entrada é 50 reais de contribuição para o público em geral e 20 reais aos acadêmicos do Curso de Música da UFMS. Os lugares são limitados devido ao pequeno espaço da Casa-Quintal. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla.