Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Blasfêmia’: Globo usou guampa de tereré como porta-canetas em novela nordestina?

Pegaram uma guampa da novela "Pantanal" e meteram em cenário de "Mar do Sertão" como decoração? Tererézeiros de MS comentam uso do objeto como porta-canetas
João Ramos -
guampa de tereré
Candoca foi conversar com Coronel Tertúlio e sequência evidenciou guampa sendo usada como porta-canetas - (Foto: TV Globo/Reprodução)

Será que é? Acredite, mesmo depois do fenômeno da novela “Pantanal” e das guampas de tereré aparecerem com frequência no remake produzido pela TV , a emissora pode ter cometido uma gafe irreparável, considerada até mesmo blasfêmia por defensores da cultura sul-mato-grossense.

Isso porque em “Mar do Sertão”, atual novela das seis do canal (que estreou em agosto de 2022, quando “Pantanal” ainda estava no ar no horário nobre), a cenografia do folhetim colocou o que parece uma guampa de tereré na mesa do escritório do Coronel Tertúlio (José de Abreu).

No entanto, o uso do objeto tipicamente pantaneiro não foi para a tradicional bebida: em “Mar do Sertão”, a possível guampa de tereré está sendo usada como um porta-canetas.

Veja a guampa usada como porta-canetas em "Mar do Sertão" - (Foto: TV Globo/Reprodução)
Veja a guampa usada como porta-canetas em “Mar do Sertão” – (Foto: TV Globo/Reprodução)

Como assim?

É isso mesmo. A novela ambientada no , região da qual o tereré não faz parte da cultura, adotou um utensílio muito parecido com o usado em “Pantanal”, que representou para o e o mundo. O problema é que, além de ficar descontextualizada no contexto “sertão nordestino”, onde ninguém toma tereré, a possível guampa se tornou um objeto de escritório meramente decorativo.

“Mar do Sertão” estreou depois que o remake de “Pantanal” destacou tereré para todo o Brasil

Mas qual a encrenca? É que para sul-mato-grossenses ferrenhos à cultura local, usar o apetrecho dessa maneira é uma espécie de blasfêmia. Segundo o dicionário, blasfêmia é uma palavra, expressão ou afirmação que insulta ou ofende o que é considerado digno de respeito ou reverência.

“Pessoalmente, eu acho que tava sobrando do cenário da novela ‘Pantanal’, aí meteram nessa outra e segue o baile. Mas, culturalmente falando, eu acho um absurdo um objeto sagrado da nossa cultura sendo usado de maneira errada”, declara ao Jornal Midiamax o campo-grandense Higor Alexandre, de 29 anos.

"É como comer sushi usando garfo e faca e não com hashi", compara tererézeiro sobre guampa em "Mar do Sertão" - (Foto: TV Globo/Reprodução)
“É como comer sushi usando garfo e faca e não com hashi”, compara tererézeiro sobre guampa em “Mar do Sertão” – (Foto: TV Globo/Reprodução)

Problema com tereré na Bahia

Além de ser tererézeiro raiz e propagador da tradição pantaneira, o morador do bairro Nova Lima passou recentemente por uma experiência desagradável, justamente no Nordeste do Brasil. Em viagem com a família no mês de dezembro, Higor foi impedido de tomar tereré em uma praia da Bahia. Ele precisou explicar a história da bebida para receber autorização.

Desse modo, o sul-mato-grossense comenta o uso da guampa em “Mar do Sertão”. “Está com audiência ruim e resolveram pegar amuletos sagrados da novela Pantanal pra ver ser rende. Até alguns autores tentaram aproveitar para ‘hypar’, mas fracassaram. Os únicos que podem usar a guampa de maneira diferente no MS são os que foram traídos”, pontua.

Mais revolta com guampa em “Mar do Sertão”

Outro tererézeiro raiz e apreciador da cultura pantaneira, Marcos Ermínio, de 35 anos, opina sobre a utilização do típico copo de tereré na novela das seis.

“Usar uma guampa como porta-caneta é blasfêmia. Não vejo essa como uma cultura que não existe no nordeste, já que lá tem até lojas que vendem ervas e utensílios de tereré. Pode não ser habitual, até porque o mundo está globalizado, e o uso da guampa atravessa fronteiras”, pondera o fotógrafo.

“É um utensílio usado para tomar uma bebida considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade, e a Globo talvez teve um descuido e não zelou pela cultura e a importância que tem a guampa. No Paraguai, que é o berço do tereré, na Argentina, Uruguai e parte da Bolívia, acredito que todos teriam a mesma opinião de que a guampa é algo sagrado para uma bebida tão cultural”, reflete Ermínio.

Por fim, ele destaca a relevância do assunto. “É necessário falar desse ato, mesmo que possa parecer besteira, até porque até a Unesco reconhece, e as culturas devem ser respeitadas. É como se em uma cena o povo tivesse comento sushi de faca e garfo e não com o hashi. Nem o Google apresenta a guampa com outra forma de uso”, finaliza.

Guampa de “Mar do Sertão”

A cena que evidenciou uma possível guampa de tereré sendo usada como porta-canetas na novela global com temática nordestina foi ao ar na terça-feira (3), em um dos capítulos mais importantes do folhetim assinado por Mário Teixeira.

Tudo começou quando a protagonista Candoca (Isadora Cruz) entrou no escritório do Coronel Tertúlio (José de Abreu) para conversar com ele após o mesmo revelar a Zé Paulino (Sérgio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes) que eles são irmãos.

Na sua opinião, guampa como porta-canetas é uma ofensa? - (Foto: TV Globo/Reprodução)
Na sua opinião, guampa como porta-canetas é uma ofensa? – (Foto: TV Globo/Reprodução)

Na mesa do cenário do escritório, a guampa se destacou no enquadramento. Só que esta não foi a primeira vez que o utensílio apareceu dessa maneira em “Mar do Sertão”. Antes disso, nas primeiras semanas, quando “Pantanal” ainda estava super em alta na programação da Globo, a novela exibiu a suposta guampa na mesa de Tertúlio, mas sem tantas canetas.

Em defesa, um leitor pernambucano entrou em contato com o Jornal Midiamax e explicou que no Nordeste é comum o uso de chifres de boi. Não como guampa, mas como porta-coisas, por exemplo. No entanto, até pela profundidade, o objeto mostrado em “Mar do Sertão” realmente parece uma guampa.

Teria sido o utensílio pantaneiro reaproveitado da novela “Pantanal” para a cenografia da atual novela das seis? Na sua opinião, se realmente for uma guampa, usá-la como porta-canetas é um desrespeito à cultura sul-mato-grossense?

Você que conhece a região nordestina, saberia explicar ao certo que objeto é esse na mesa do coronel Tertúlio?

*Matéria editada às 14h57 para acréscimo de informação

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Últimas Notícias

Trânsito

Cinco veículos se envolvem em acidente com engavetamento na Afonso Pena

Engavetamento aconteceu metros antes do semáforo no cruzamento com a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve

Polícia

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Ele é apontado por atacar motociclistas com um facão

Cotidiano

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu respaldo para menino de 4 anos adiantar série em Guia Lopes da Laguna