O Arraial do Banho de São João, manifestação popular que reúne as religiões católica e afro-brasileiras, em Corumbá, deve receber cerca de 6 mil turistas, este ano. Durante a celebração, o andor com a imagem do santo é levado, em procissão, para banhar no Rio Paraguai, entre a noite do dia 23 e madrugada do dia 24 de junho.

Neste ano, o festejo irá ocorrer entre os dias 22 e 25 de junho. Na abertura do evento, a dupla sertaneja João Neto e Frederico se apresentará. A rede hoteleira da cidade já registra grande procura por reservas.

A Fundação de Turismo do Pantanal estima a presença de seis mil turistas, a maioria do Estado e da Bolívia, país vizinho. No ano passado, o Banho de São João recebeu 76 mil pessoas, em cinco dias de festa. Além de movimentar a economia local, o Arraial pretende gerar mais de 1.500 empregos

Banho de São João é Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), tombou o festejo do Banho de São João como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, em 2021. Há registros de que a tradição acontece desde o final do século XIX, com o sincretismo religioso que se perdura até hoje.

Corumbá possui 100 mil habitantes, e mais de 65% da população é afrodescendente. A cidade contém mais de 400 terreiros de umbanda e candomblé. A tradição do Banho de São João é mantida pelas comunidades, que buscam auxílios para preparar a festa, desde a decoração das casas, adornos em torno das charolas com a imagem do santo, os cortejos e os bailes com comida típica pantaneira.