Depois de musicais como Godspell, Aída, Grease e especialmente o grande sucesso Mamma Mia em 2022, o Arrebol Cultural entendeu que era a hora de fazer uma peça biográfica, e foi o nome escolhido para ser representado nos palcos. Em entrevista ao Jornal Midiamax, o professor Fernandes Ferreira, que está à frente do espetáculo, traz à tona os primeiros detalhes da idealização do musical e revela, em primeira mão, quem interpretará a protagonista Delinha.

“Primeiro, pensamos em vulto nacional, mas depois nos questionamos: por que não regional? Uma rápida pesquisa nos levou ao nome de Delinha. Assisti a inúmeras entrevistas concedidas por ela e, quando li sua biografia ‘Por onde andei’, sabia que havia ali teatralidade o suficiente para erguermos uma dramaturgia”, detalha Fernandes.

Filho de Delinha, João Paulo Pompeu aprovou e a ideia logo começou a sair do papel e ganhar vida. “Convidei o Mauro Rocha Mathias para auxiliar no texto e deu-se início a uma pesquisa imensa e análise de todas as músicas. João Paulo além de ter aprovado, também está ajudando bastante. Outro apoio fundamental no processo tem sido o reitor da UEMS, o professor Laercio de Carvalho, fã incondicional de Delio e Delinha”, conta o professor.

Os detalhes do musical: Saiba quem interpretará Delinha

Com os primeiros passos burocráticos acertados, era hora de definir os detalhes. “Enquanto criadores do musical, eu e Mauro tínhamos que encontrar um narrador e, depois de muitas leituras, tínhamos encontrado duas! Chiruca, a , e Delinha, a filha. Figura pouco explorada nas entrevistas, a mãe de Delinha nos parecia a pessoa ideal para cobrar a história de sua filha no palco”, conta Fernandes.

E quem serão as intérpretes dos papéis principais? “Tínhamos no elenco duas atrizes perfeitas para estes papéis: Rafaela Oliveira e Flávia Lais Alarcon. Ambas aceitaram o desafio e estão construindo suas personagens”, adianta o professor, com exclusividade ao Jornal Midiamax.

Delinha musical
Fernandes e Flávia, nos bastidores de “Mamma Mia – o musical” – (Foto: Thalita Brito)

Processo de escolha de Delinha

Em outros musicais, Fernandes diz que precisou procurar e fazer testes para as protagonistas. No caso de Delinha, não. Enquanto o Arrebol apresentava o musical “Cargas d’água”, o professor observou com olhos atentos a interpretação de Flávia e enxergou nela a sua Delinha.

“Num determinado momento, ela representava uma idosa no palco, durante uns cinco minutos. Quando vi, falei ‘caramba, a Flávia vai dar conta de fazer a Delinha certinho na fase mais velha’. E como a Flavinha canta e dança, só preciso saber se ela tem alguma identificação com o personagem”, recorda.

Fernandes então comprou uma biografia e presentou a atriz com uma dedicatória. “Escrevi na dedicatória que eu queria ela no palco como Delinha, e ela chorou muito. Em seguida, revelou que ouviu Delinha em toda a vida e era muito próxima da cantora. Ali eu vi que o Universo estava a nosso favor, nos dando uma protagonista que já conhecia e amava a Delinha”, pontua.

O figurino do musical será reproduzido. Os atores vão usar réplicas das de Delinha no palco, a partir dos modelos originais. Para isso, Fernandes esteve esta semana na Velha Casinha da Dama do Rasqueado, conferindo de perto os objetos e peças que ela deixou.

Delinha musical
Cena de “Cargas d’água – um musical de bolso” – (Foto: Marithê do Céu)

Atriz chorou ao descobrir que interpretará Delinha

Em entrevista ao Midiamax, a atriz Flávia Alarcon diz que, até então, a informação de que ela será Delinha no musical era um “segredo guardado a sete chaves”. Ela recorda que, assim que recebeu o livro de Fernandes, seus olhos já encheram de lágrimas.

“Eu soube que seria a Delinha no final do ano passado. É uma responsabilidade muito grande, porque a Delinha é um ícone. Ela me traz muitas memórias da minha infância, do lugar onde fui criada pelos meus avós. Meu avô ouvia muito e morávamos ao lado de um bar em que o dono tocava demais Delio e Delinha, principalmente O sol e a lua”, revela a atriz.

Flávia detalha ainda que dar vida à Dama do Rasqueado será seu maior desafio. “Confesso que toda vez que paro para pensar que em outubro estarei no palco como Delinha, me dá um frio na barriga. Acredito que todos os papeis que já interpretei, esse sem dúvida, vai ser o meu maior desafio. Um desafio pessoal. Porque a Delinha tinha uma voz única, incomparável”, afirma.

“Ainda não tenho o texto, mas já estou estudando as músicas. Estou fazendo leituras, assistindo todos os vídeos possíveis para encontrar a postura corporal e outros detalhes da Delinha. Eu preciso entregar o meu melhor e quero me entregar de coração, de corpo e alma, para que as pessoas sintam e lembrem da Delinha quando a gente finalmente colocar o musical no palco em outubro. Que seja uma justa e linda homenagem e uma forma de perpetuar esse legado”, finaliza a atriz.

Delinha musical
Cena de “Cargas d’água – um musical de bolso” – (Foto: Marithê do Céu)

Delinha, o musical, estreia em outubro

O musical está previsto para estrear em outubro de 2023 e as expectativas, segundo Fernandes, estão altas. “Sentimos que vai causar um rebuliço e isso é muito bom. A Delinha é unânime, em todas as faixas etárias. O espetáculo vai ter, obviamente, algumas licenças poéticas, mas ele é inspirado em fatos reais da vida da Delinha”.

“A gente começa a contar a história lá em Vista Alegre, em , até os dias finais em Campo Grande. Serão dois atos para contar isso, permeados pelas músicas que ela ouvia e cantava”, encerra o doutor em literatura dramática e professor de teatro.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Saiba Mais