Artista plástico de Mato Grosso do Sul, Jonir Figueiredo está internado em estado grave na de Campo Grande. Ele apresenta dois coágulos na cabeça e aguarda avaliação neurológica para possível cirurgia.

Coordenadores do Fórum Estadual de Cultura estão se mobilizando para ajudar o artista que sofreu agressões em dezembro de 2022 e ainda passa pelas consequências. Sem plano de saúde e depois de passar por várias unidades de saúde, Jonir está sob cuidados constantes na Santa Casa.

Ele foi internado na última sexta-feira (13) e de acordo com familiares, há esperança de um tratamento menos invasivo, ou seja, sem a necessidade de cirurgia. Decisão sobre o tratamento deve ser tomada na segunda-feira (16).

Ainda bastante abalado física e emocionalmente, Jonir evita falar sobre as agressões sofridas no mês passado. Amigos estão divulgando o PIX de Jonir Benedito de Figueiredo (CPF: 10388109149) para quem tiver interesse em ajudá-lo financeiramente.

Comemoração de 50 anos de arte em Paris

O ano passado foi significativo para o artista plástico, que comemorou 50 anos na profissão com exposições e o lançamento de um livro em . Em maio de 2022, Jonir viajou para a França, onde realizou uma mosrta no Centro Paris Anim' Sohane Benzian, na Escola de língua Herança Cultural e realizou com crianças sobre os bichos do Pantanal.

Ainda no país, realizou outras mostras culturais e comemorou seus 50 anos na arte com o livro ‘Jonir, uma trajetória de vida construída com arte'. De volta ao Mato Grosso do Sul, percorreu diversas cidades com o livro e a arte.

Natural de Corumbá, Jonir é bacharel em educação artística pela faculdade Unidas de Marília-SP e, em sua arte, aborda sempre a iconografia pantaneira, usando diversas técnicas e sendo premiado em diversos salões de arte em Mato Grosso do Sul e pelo Brasil.