Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

A ‘casa alegre’ de Iguatemi tem plantas, altar e recicláveis juntados por 2 anos para decoração

Funcionário público é quem decorou o imóvel, trabalhando somente aos finais de semana
Graziela Rezende -
Casa alegre fica localizada em Iguatemi. (Kisie Ainoã/Jornal Midiamax)

O céu azul parece fazer um contraste de cores e deixa a varanda ainda mais bonita. Construída com muito zelo, é o resultado de dois anos de trabalho do funcionário público José Delmiro da Silva, de 50 anos. Quem passa pela casa, na Avenida Podalírio Albuquerque, Vila Rosa, em Iguatemi, a 472 km de Campo Grande, encontra uma entrada alegre, com “cortininha” feita de garrafas pet e tampinhas, cores do chão ao teto, potes recicláveis com plantas e um lindo altar feito por devotos de Santa Luzia.

“A construção toda, a calçada, tudo foi ideia do meu marido, então, ele foi fazendo aos poucos. Durante a semana ele trabalha, é funcionário público e fica entre o ginásio de esportes e a pracinha aqui perto, então, foi pegando as tampinhas e guardando para enfeitar a varanda. O pessoal também sabia que ele estava guardando, então, muita gente foi entregando a ele”, afirmou ao MidiaMAIS a dona de casa Cristina Vieira, de 53 anos.

Entrada da casa foi minuciosamente decorada pelo José Delmiro. (Kisie Ainoã/Jornal Midiamax)

No meio da quadra, o imóvel destoa dos demais e atrai olhares, a começar pelo portão lilás baixinho, típico de muitas casas no interior, além do número feito de tampinhas em tom pastel. Já a calçada de concreto ganhou recortes de pedra, mistura de cores e verniz. As paredes, da mesma forma, imitam uma muralha com o céu de azul do lado direito e o altar cheio de flores e plantas para a santa.

Ao chegar na varanda, o piso lajota mescla com as paredes da entrada da casa, que se assemelham ao que foi feito no chão. A sombra também é lugar das plantas, algumas penduradas e outras plantadas em um canteiro que as faz receber sol em grande parte do dia. Na lateral da casa, o muro – também de cimento – continua ganhando vida, desta vez imitando a madeira.

Altar para Santa Luzia fica na parede, ao lado esquerdo. (Kisie Ainoã/Jornal Midiamax)

“Meu marido fez toda a parte externa. Por dentro da casa, ele apenas pintou a sala, em um tom de rosa bem clarinho e colocou ramos de folhas. Planta é o que mais nós temos, tudo com vasinhos que antes tinham extratos de tomate. Ele tem um talento artístico e o altar é por conta do meu filho, que possui problemas na vista e é bem devoto. Todos aqui somos bem religiosos”, comentou.

A construção do altar, aliás, ocorreu após o que Cristina considera um milagre. “Ele tem este problema na vista e fez uma cirurgia. Antes, não estava conseguindo fazer e aí conseguiu recuperar uma das vistas. Ele enxerga só de um olho e é bem devoto da Santa. É uma casa cheia de significados e detalhes mesmo, nós gostamos de ver como ficou”, finalizou.

Detalhes do imóvel em Iguatemi. (Kisie Ainoã/Jornal Midiamax)

Leia também:

Golpe dos 3 mil tijolos fez Reni construir casa de madeira impecável, há 46 anos, em Sete Quedas

Penteadeira de 100 anos e miniarreio são relíquias que todo mundo quer em restaurante de Corguinho

Campo Grande tem duas casas no Centro, com portas secretas e muito privilégio: ‘parece chácara’

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BR Feminino: Palmeiras e Inter fecham 11ª rodada com empate

Curso gratuito de assistente administrativa abre nova turma no Jardim Canguru

Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango, diz ministro

Justiça Federal faz atendimento no Assentamento Mutum em MS

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Clubes exigem que CBF mude processo eleitoral e se comprometa com a criação de liga

Últimas Notícias

Mundo

Venezuela proíbe voos da Colômbia após prisões em suposta conspiração

30 pessoas que supostamente estavam planejando atividades para desestabilizar o país

Cotidiano

Campo Grande recebe Caravana das Juventudes nesta sexta

Também haverá intervenções culturais e atendimentos como vacinação e empreendedorismo

Esportes

Marta é apontada como a melhor jogadora de futebol da história; veja ranking

A atacante brasileira Marta foi eleita, nesta segunda-feira, a melhor jogadora da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A entidade divulgou o Top 10 da modalidade. Aos 39 anos, Marta segue em atividade no Orlando Pride, dos Estados Unidos. A alagoana é a maior vencedora do prêmio … Continued

Cotidiano

Familiares procuram por idoso que desapareceu na região da Júlio de Castilho

O idoso sofre de Alzheimer