Já viu esse gnomo em alguma trend do TikTok? Se sim, está sabendo que o personagem viral no mundo inteiro é de e todos os vídeos são gravados na Capital de Mato Grosso do Sul? As imagens de um fantoche com cabeça de duende, chamado de Tibúrcio por seu criador, já estavam fazendo sucesso, mas explodiram depois que gringos criaram um desafio que ninguém entende ao certo.

Resultado: o boneco campo-grandense ganhou a web e está bombando com vídeos que rotineiramente ultrapassam 10 milhões de visualizações mundo afora, especialmente na “gringa”.

Como assim? Para entender esse rolê, é preciso ir por partes. E, apesar do assunto ser viral e o boneco Tibúrcio ter por todo o planeta, vamos começar explicando como ele surgiu e quem o criou.

“Mestre ensinador” era enfeite da avó falecida

O responsável por todo esse reboliço é o artista Jhonatan Oliveira, de 29 anos, morador de Campo Grande. O campo-grandense é autodidata e trabalha com pinturas há mais 12 anos. Desse modo, a ideia do “Mestre ensinador” surgiu, de acordo com Jhonatan, justamente para impulsionar seus desenhos.

“Ele era da minha avó, um boneco de argila que ela deixava na estante. Só que ela faleceu já tem um tempo e eu decidi pegar ele. Resolvi mudar a estrutura pra animar e poder fazer os movimentos, a dança”, conta ele ao MidiaMAIS.

Quando idealizou o fantoche, com parte do objeto decorativo que foi de sua avó, Jhonatan diz que pensou em tudo. Ele vislumbrou que, se o boneco caísse nas graças da algum dia, o sucesso respingaria em seu trabalho com as tintas.

“Criei no intuito de valorizar minhas telas. Se ele viralizasse, minhas pinturas iam valer mais, porque viver da arte não é fácil, o pessoal não paga o preço que vale”, lamenta o artista.

@mestreensinador1 Que luz e essa #mestreensinador #foryou ♬ som original – Mestre Ensinador

Vídeos virais

E assim o fez. Jhonatan personalizou seu personagem com a cabeça de duende e um corpo de pano. Ele controla o boneco Tibúrcio e é responsável por todos os movimentos do carismático e, ao mesmo tempo, assustador fantoche.

Também é o próprio Jhonatan quem grava os vídeos do “Mestre ensinador” (outro nome dado a Tibúrcio). Basicamente, o bonequinho surge em vídeos com músicas aleatórias, fazendo movimentos dançantes sem algum propósito ou significado, garante o criador.

Toda e qualquer gravação do “Mestre ensinador” é feita em Campo Grande – a maioria delas na casa de Jhonatan. Mas há também algumas pela cidade, como um vídeo recente que mostra o fantoche na Praça Ary Coelho.

Os vídeos simples e caseiros, sem maiores pretensões, começaram a ter um bom desempenho e ganhar o mundo com milhões de visualizações na metade de novembro, mas a situação foi além quando os gringos de várias partes do mundo inventaram uma trend para o “Mestre ensinador”.

Trend do “Mestre ensinador” e obsessão inexplicável

Como não há falas, apenas os movimentos de um gnomo que para muitos é medonho, as gravações do “mestre ensinador” são universais e estão abertas a interpretações pessoais, sem um idioma como barreira.

Por isso, estrangeiros estão fazendo duetos com os tiktokes do boneco. Na trend viral inventada pela gringa, adultos mostram o “mestre ensinador” para e dizem: “esse era você quando criança. Lembra?”. Curiosamente, as crianças respondem que sim e ficam até envergonhadas. Confira:

@garzacrew

#duet with @mestreensinador1 #mestreensinador Love pranking these girls 😅😅 Havens next!

♬ som original – Mestre Ensinador

Brasileiros também entraram na onda:

A imagem do gnomo de Campo Grande virou febre e está sendo reproduzida em todos os cantos do planeta. Nas , gente de todo lugar homenageia, desenha e reproduz a figura do boneco para qualquer ocasião e até sem motivação específica.

Ele virou um personagem icônico na web, mais até no exterior do que no próprio Brasil, e tem evidenciado um comportamento quase obsessivo e inexplicável sobre um simples fantoche com cabeça de gnomo.

Que significado teria o “Mestre ensinador” para essas pessoas de diversos países? Há uma resposta?

Qual é o sentido?

Apesar de ter se tornado viral há um mês, o “mestre ensinador” (ou Tibúrcio) existe desde 2020. “Antes de publicar vídeos eu já treinava com ele”, conta Jhonatan ao Jornal Midiamax.

Sobre o sucesso estrondoso, o campo-grandense comenta. “É gratificante você ver um trabalho seu dando fruto, depois de muito tempo. O caminho valeu até aqui. Abriu as portas, as janelas, a casa toda. Deus sabe o que faz”, comemora.

Quanto à trend dos gringos, Jhonatan afirma que nem ele entende o significado que os estrangeiros deram a seu “mestre ensinador”. “Fiquei surpreso também e feliz. Eles têm como se fosse um dejavu e se veem na época de criança, é uma lembrança de quando eram pequenos. Acho que é uma forma de carinho”, pontua.

Assista ao “nascimento” do “Mestre ensinador”

Afinal, por que “Mestre ensinador”?

Mas e esse nome “Mestre ensinador”, surgiu de onde e o que significa? Questionado, Jhonatan se recusa a responder, pelo menos por enquanto. Em contrapartida, ele esclarece se há algo sobrenatural, exotérico ou religioso por trás do “Mestre ensinador”.

“Ele é um ser da floresta, nada tão místico, é mágico mesmo, a simplicidade. Ele é um objeto de trabalho, onde eu manifesto um pouco mais da minha arte, alguma coisa diferente. Onde eu posso pintar em vídeo, não só em tela”, filosofa.

Por fim, o campo-grandense conta que já está ganhando dinheiro com a monetização dos vídeos do “Mestre ensinador”. No momento, seu ganha pão tem saído exclusivamente das gravações de Tibúrcio, que rendem milhares de views e, portanto, um bom montante.

Além disso, nas horas vagas, Jhonatan se dedica às suas pinturas, a principal paixão e seu maior trabalho. “As telas, ainda não publiquei nenhuma depois da repercussão. Estou produzindo”, avisa o artista.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.