Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

VÍDEO: Homem sai à procura de sucuris e entra na ‘casa’ delas para esclarecer boatos em MS

Há quem não acredite que as serpentes são reais devido ao tamanho absurdo da espécie que habita aquela região em MS
João Ramos -
procura de sucuris
Na casa delas: de perto, Vilmar entra na toca das sucuris e prova que elas são reais - (Fotos: Arquivo Pessoal)

“Algumas pessoas passam aqui e falam que é de borracha, que é fake, de mentira… olha o tamanho da gigantesca”. É entrando na “casa” das sucuris que o guia local sul-mato-grossense Vilmar Teixeira prova que as cobras que aparecem em suas gravações para o YouTube são mesmo verdadeiras.

Não que ele se preocupe com a desconfiança dos visitantes, mas há quem não acredite que as serpentes são reais devido ao tamanho absurdo da espécie que habita aquela região alagada de , onde o guia vive e trabalha em Mato Grosso do Sul.

Em vídeo recente publicado na plataforma onde tem um canal, Vilmar começa remando em um barco e dizendo. “Hoje a água está mais fria, é o período de inverno, o melhor para o avistamento de sucuris”. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=RwXn3ujTSV8

À procura de sucuris

Apesar de estar à procura das “grandonas”, dar de cara com elas faz parte da rotina do guia local, que as encontra com frequência ao levar turistas para conhecerem a região. Por ser um período frio, o inverno é a principal época do ano para o avistamento dessas cobras, e 2022 tem sido especial para registros incríveis, já que ele filma tudo e publica em seu canal no YouTube, “Terra da sucuri”.

“Essa aqui é a casa da vovózona, vou ver se eu avisto alguma por aqui. Estou fazendo o rastreamento, o mapeamento de onde pode estar a sucuri, às vezes, ela fica dentro da caverna”, inicia ele ao chegar no principal ponto de encontro com a serpente mais velha do lugar.

Mais adiante, a “vovózona”, foi encontrada em terra e não na água, assim como outra enorme serpente da mesma espécie, que o guia chama de “mãezona”. “Estou aqui na toca da sucuri e olha quem está aqui hoje: a imensa anaconda, sucuri-verde. Parece que tem um verniz sobre ela”, descreve ele no vídeo acima.

“Algumas pessoas passam aqui e falam que é de borracha, que é fake, de mentira… mas olha o tamanho da gigantesca”, finaliza Vilmar, mostrando elas bem de pertinho e provando que são reais.

vilmar sucuris 2 - Velho do Rio da vida real, Vilmar 'vive' na toca das sucuris e já é reconhecido por elas em MS
Monitor ambiental ao lado das cobras que estão fazendo sucesso e são um fascínio dos brasileiros – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Velho do Rio da vida real

Guardião do Pantanal e pai das sucuris na novela das nove, o Velho do Rio é uma figura mística e lendária que se transforma na serpente, ajudando a preservar o bioma. Na vida real, quem tem uma missão bem parecida é o monitor ambiental e guia de passeio Vilmar Teixeira, de 44 anos.

Natural de e morador de há 25 anos, o guia trabalha há dez nessa função, que lhe permitiu o contato mais direto com a natureza e a proximidade com as sucuris. Além de orientar os turistas, o sul-mato-grossense aproveita o trabalho para acompanhar a vida das cobras e visitá-las todos os dias, gravando para seu canal do YouTube, “Terra da Sucuri”.

Os vídeos são impressionantes: ele mergulha com elas, entra na toca, mostra o habitat, se aproxima e fica cara a cara com as rainhas do pantanal. Ao Jornal Midiamax, Vilmar confirma que se sente amigo das serpentes e acredita já ser reconhecido pelas mesmas. “Sim, as sucuris só toleram humanos. Meu objetivo é preservar, se você preserva, consegue avistar os animais gigantes. Minha região é uma reserva preservada, por isso eu encontro tantas”, relata o guia.

https://www.youtube.com/watch?v=vd-oJLP0Q8s

Pai das sucuris

E as sucuris já estão mudando a vida do guia turístico. Seu trabalho mostrando essas cobras e seu habitat tem saído em jornais de todo o Brasil. Dia após dia, algum vídeo de Vilmar vai parar em portais de notícias conhecidos nacionalmente, e até em sites regionais espalhados pelos quatro cantos do país.

Apesar da fama que vem ganhando de “Velho do Rio da vida real” e “pai das sucuris”, ele só tem um objetivo: preservar. “Meu objetivo é mostrar esse animal, como forma de preservação. E espero que gerações futuras possam presenciar esse bicho tão incrível na nossa natureza”, conclui o monitor ambiental.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
incêndio

VÍDEO: Incêndio em terreno abandonado preocupa moradores do Jardim Leblon

BR-163 em MS

BR-163 tem seis trechos interditados nesta quarta-feira em MS; confira

Inscrições para meia maratona entre Itaporã e Dourados terminam quinta-feira

visto

Procura por visto americano dispara em Campo Grande após anúncio de nova taxação de Trump

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Criadores de gado minimizam crise e acusam frigoríficos de ‘má-fé’ para baixar preço do boi

Últimas Notícias

Política

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Foram aprovados seis projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (16)

Cotidiano

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

A instituição teria recebido denúncias de pacientes, que foram abordados por golpistas pedindo dinheiro

Evento

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

Vagas são limitadas a 30 participantes

Política

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

O governador paulista tem mobilizado esforços para atuar na mediação de diálogo dos setores afetados com o governo brasileiro