Com cinco álbuns na bagagem, incluindo um infantil e outro com o Trio do Mato, Vera Capilé é uma sul-mato-grossense, nascida em Dourados, que recebeu o título de cidadã cuiabana, em Cuiabá, a Capital de Mato Grosso.

Conforme a rádio Senado, que dedicou uma nota à artista, ela já fez em diversos estados do Brasil e até na França, sempre divulgando a cultura mato-grossesse — fato que lhe rendeu o título de honraria.

Nascida em 1949 no município de Dourados, hoje pertencente ao Mato Grosso do Sul, a cantora, compositora, instrumentista e poeta Vera Capilé vem de uma família de seresteiros, violeiros e músicos da velha guarda, o que proporcionou à artista cantar em público pela primeira vez aos cinco anos e começar a aprender acordeom aos 11 anos de idade, quando se mudou para Cuiabá.

Apesar de ter nascido em uma cidade que hoje pertence a MS, a artista desenvolveu fortes vínculos afetivos com o estado vizinho, já que se mudou muito nova.

Na capital de Mato Grosso, Vera Capilé logo se envolveu com e, dos 12 aos 15 anos, cantou em programas da rádio A Voz do Oeste, chegando a apresentar um programa na emissora. No entanto, o casamento aos 19 anos interrompeu precocemente a carreira da artista, que só voltou a cantar já divorciada 23 anos depois, quando lançou o primeiro álbum em 1998, intitulado Cuiabá, Um Canto de Amor.

Você a conhecia?

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.