Pular para o conteúdo
Comportamento MidiaMAIS

Saiba se você tem sintomas de transtorno bipolar e aprenda a identificá-los

Psiquiatra orienta sobre o que é transtorno bipolar e fala sobre o tratamento
João Ramos -
transtorno bipolar
Laudo aponta que mulher flagrada com sem-teto sofre de transtorno bipolar - (Foto: Reprodução)

Data que marca o dia do transtorno bipolar, 30 de março é aniversário do pintor holandês Vincent Van Gogh, postumamente diagnosticado como provável portador da doença psiquiátrica. Estima-se que 1% a 5% da população global tenha esse problema.

Psiquiatra, PhD em Saúde Mental e professor do curso de medicina da Estadual de Mato Grosso do Sul, José Carlos Pires elenca algumas orientações sobre o transtorno que tem repercutido nos últimos dias, especialmente depois que estourou pelo país o caso da mulher de um personal trainer encontrada em carro com um sem-teto.

O laudo médico apontou que ela sofre de transtorno bipolar e, por isso, o doutor José Carlos explica ao Jornal Midiamax um pouco mais sobre essa doença. Como saber se alguém é bipolar, existem sintomas? A resposta é sim.

Sintomas

Primeiro, o psiquiatra esclarece que transtorno bipolar é um transtorno afetivo do , quando existe oscilação entre depressão, tristeza, melancolia, angústia, e há uma outra fase de irritabilidade, agressividade, alegria exagerada, uma elação do humor.

“São vários os sintomas, tanto da fase de euforia, mania, ou hipomania, que é uma mania mais leve, quanto da fase de depressão. É possível identificar através dos sinais que a pessoa dá”, afirma.

A fase de euforia é marcada pela alegria exagerada, a elação do humor, podendo haver irritabilidade, vontade intensa de fazer compras exageradas, supérfluas, ou então compulsão sexual, ou compulsão por álcool.

Na fase de depressão, os sintomas são de tristeza, desânimo, falta de prazer pelas coisas que antes davam prazer, ideia de suicídio, automutilação. Tanto numa fase como na outra, a pessoa não tem noção nenhuma da sua morbidez, principalmente na fase de euforia (mania).

Tem tratamento?

Sim, tem tratamento e o custo não é barato se for pago pelo próprio paciente, garante o doutor. “Mas existem, na rede pública, os medicamentos, acompanhamento através da rede de atenção psicossocial, onde há centros de atendimento. Quando for em nível particular ou de convênios de saúde, o paciente não precisará se preocupar em relação a pagamento das consultas porque vai estar pagando o plano de saúde”, pontua.

No caso do SUS, o doutor José Carlos esclarece: “Quando for pelo SUS, ele não vai pagar nem consulta e nem medicamentos — quando se tem na rede pública para serem fornecidos”, ressalta.

O tratamento envolve medicamentos, psicoterapia, atividade física, social, espiritual e psicoterapia, diz o psiquiatra. “Na fase de depressão, são usados antidepressivos, ou então estabilizador de humor e antipsicóticos, caso a pessoa tiver alucinações e delírios, que são mínimos os casos, mas podem acontecer”, comenta.

E em relação à qualidade de vida da pessoa com esse transtorno? “Caso ela faça o tratamento adequadamente, pode viver uma vida normal, desde que não faça o uso de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas em geral, maconha, cocaína, etc. Evitar cafeína, principalmente se tiver problema de insônia, muita atividade física, e o que eu mencionei acima, melhoram a qualidade de vida da pessoa”, finaliza o psiquiatra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero

Adolescentes entre 12 e 15 anos lideram conflitos escolares em Campo Grande

Vale Tudo: Regina Duarte revela que se apaixonou de verdade por Zé Mayer

Dupla é flagrada furtando fios subterrâneos e deixa prejuízo de R$ 5 mil

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Adolescentes entre 12 e 15 anos lideram conflitos escolares em Campo Grande

Ex-campeão do BBB 14, Fael Cordeiro passa por cirurgia de remoção de tumor

Últimas Notícias

Famosos

Mariane Heller: saiba quem é a nova namorada nutricionista de Duda Nagle

Duda Nagle pegou todos de surpresa ao assumir o namoro com a nutricionista Mariane Heller; agora, conheça detalhes sobre a loira

Cotidiano

Grupo tenta invadir terreno particular no Centenário pela segunda vez em menos de um mês

Última invasão dos moradores ocorreu no dia 19 de junho, quando uma mulher foi conduzida para a delegacia

Brasil

Justiça reclassifica como homicídio doloso caso de marceneiro morto por PM em SP

Classificação do crime mudou após críticas e pressão de populares

Brasil

Abipesca cobra governo por retomada de exportação à UE em alternativa à exportação aos EUA

Exportações de pescado para o bloco europeu está suspenso desde 2018