Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

Regulamento exige comprovante de vacinação para todos aqueles que desejarem participar dos desfiles
| 03/04/2022
- 12:14
Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022
A Pesada é a campeã do último carnaval de Corumbá - (Foto: Divulgação)

Já está disponível em todas as plataformas digitais os sambas-enredo das Escolas de Samba do Carnaval de Corumbá, que acontecerá nos dias 22 e 23 de abril em 2022. A ordem dos desfiles também já foi definida.

Quanto aos sambas, são dez faixas com toda a emoção que as agremiações pretendem levar para a passarela nos próximos desfiles. É a primeira vez que um CD inédito é lançado nas plataformas digitais para todo o mundo com as obras da folia corumbaense.

Confira a ordem de cada escola de samba nos dias da festa:

Sexta - 22/04

1) Caprichosos
2) Mocidade
3)
4) Império
5) Estação 1

Sábado - 23/04

1) Sapucaí
2) Major Gama
3) A Pesada
4) Vila Mamona
5) Imperatriz

Na sequência, saiba o enredo que cada escola prepara, seguindo a ordem das apresentações:

Caprichosos

"Quebrando as barreiras do preconceito, a Caprichosos te convida a manter os pés no chão, mas deixe o Amor tomar conta do seu Coração". É com esse extenso título que o GRES Caprichosos de Corumbá sela o seu retorno ao Carnaval Corumbaense.

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.18.14 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

A agremiação, por questões familiares, se ausentou da folia em 2020. Agora, reforma seus laços amorosos com a festa através desse enredo, que vai abordar as mais diversas formas de amar que existem. O samba fica por conta do Presidente Robinho da Caprichosos, em parceria com Doum Guerreiro. A Onça Pantaneira promete muito romantismo na Avenida General Rondon.

Mocidade

A escola mais uma vez visita as religiões de matriz africana para falar do Guardião das Matas, Ossaim. Através do título "A Esperança que surge das matas: Ossaim, o Orixá da Saúde", a agremiação contará sobre os preceitos, interditos e contos que perpassam a figura dessa entidade, além de, no fim da sua história, saudar os profissionais que tanto lutaram em prol da nossa saúde.

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.17.28 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

O samba é composto pela dupla Edu Chagas e Ailson Picanço. Ailson também é compositor do samba campeão no GRES Unidos do Porto da Pedra, da mesma forma de pegada afro.

Pantanal

A ideia da escola de samba Acadêmicos do Pantanal, através do tema "Da Terra sou Particular, do Fogo sou Paixão. Do Ar sou Infinito, da Água sou Imensidão" é fazer uma exaltação aos elementos da natureza, que reúnem as condições que fazem o nosso planeta ser habitável.

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.15.10 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

Água, Terra, Fogo e Ar serão explorados no enredo, e o samba ficou a cargo da parceria de Edu Chagas e Renan dos Santos. Flávio Bombeiro continua nos microfones da escola.

Império

A mulher sempre teve um papel central na história da verde e rosa. Afinal, foi fundada por uma mulher, Dona Venância Duarte, e também tem num enredo sobre a Mulher o seu apogeu em sua trajetória moderna, desde sua reativação em 2003.

Para o próximo desfile, a escola revisita esse tema com o título: "Sou Mulher, meu lugar é na Império. Cantar meu samba é o que mais quero!"

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.18.54 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

O desenvolvimento será realizado pelo Carnavalesco Leandro Cavalheiro. O ano também marca um doce reencontro. Pedro Jorge de Castro, o Pedrão, depois de algum tempo sem compor para a agremiação, retoma o posto de compositor da escola, em parceria com Ricardo Chauvet.

Estação 1

O GRES Estação Primeira do Pantanal fará valer a sua condição de escola mais nova entre as dez agremiações que desfilam no Carnaval de Corumbá através do enredo "Uma Fantástica Viagem ao Reino da Imaginação". A intenção é fazer uma imersão no universo encantado que toda criança tem em sua mente. A imaginação fértil que faz todo pequeno viajar sem precisar ir além daquilo que pensa.

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.12.36 1 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

Para fazer esse retorno à infância, a trilha sonora ficou a cargo de Odmar do Banjo e de Anderson Bala, que mais uma vez será o cantor da agremiação, dessa vez fazendo as vezes de compositor também.

Sapucaí

A escola da região dos bairros Dom Bosco e Generoso adentraram a avenida com uma mensagem contra o preconceito através do tema "Intolerância Não! Viva e Deixe Viver, Brasil", abordando questões relacionadas ao combate à discriminação em suas mais diversas formas.

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.16.42 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

A grande novidade para este ano é que o intérprete oficial Wellington "Amaral", conhecido por suas composições no funk de Corumbá e também por ter escrito o samba enredo da Império do Morro quando do seu retorno, em 2003, agora assume a missão de ser o compositor da obra do próximo ano!

Major Gama

A escola vai falar sobre as mulheres em diversas áreas de atividade, exaltando as histórias e as vidas dessas pessoas através do tema "Sob as Bençãos da Pomba da Paz, a Major Gama exalta as Marias da História e da vida".

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.14.29 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

Quanto ao samba-enredo, a agremiação reafirma a parceria com o cantor e compositor Leonardo Bessa e equipe, que levaram o Esplendor do Samba no carnaval passado. A Major Gama ficou na sexta colocação em 2020.

A Pesada

O GRES A Pesada vem com o tema "Em uma História de Amor, Nem tudo que Reluz é Ouro". O foco do enredo são as histórias de amor que permeiam a história da humanidade, sejam elas felizes ou trágicas, partindo de personagens que fazem parte de verdadeiras tragédias como Romeu e Julieta, até mesmo aqueles que lutaram juntos por uma causa, como Lampião e Maria Bonita.

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.13.46 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

Mais uma vez, a responsabilidade do samba ficou a cargo da turma do compositor Paulo Cesar Uig, que contou com a parceria de Gugu das Candongas e Marquinho do Banjo para cunhar a obra que a escola visa defender o tricampeonato.

Vila Mamona

A Vila Mamona completou 40 anos de história em agosto de 2021. Em comemoração a esta data tão importante, a tradicional agremiação resolveu contar a sua história na Avenida General Rondon!

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.15.50 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

Sua torcida apaixonada poderá relembrar grandes enredos que passaram nesse período e os títulos que marcaram a sua trajetória. O samba está com Denilson, que foi o compositor na época do último título da Vila, em 2017.

Imperatriz

No carnaval, a Imperatriz contará a história do falecido Roberto Orro. Com extensa vida pública e base eleitoral em Aquidauana, o enredo pretende mostrar nuances de sua vida política, pessoal, seus princípios e causas, além de fazer uma singela homenagem aos seus familiares, que carregam o seu legado.

WhatsApp Image 2022 03 29 at 19.19.46 - Ordem dos desfiles, sambas-enredo e datas: confira tudo o que Corumbá prepara para o Carnaval 2022

O enredo, de título "Imperatriz Apresenta Roberto Orro: O Orgulho do Pantanal" tem o samba composto por Rodriguinho Oliver e BK da Viola, do Rio de Janeiro. Como curiosidade, será a primeira vez que a Imperatriz fechará o carnaval das escolas de samba de Corumbá.

Regulamento dos Desfiles das Escolas de Samba

A maioria das novidades do documento está alinhada com medidas que visam à segurança dos foliões que desejarem desfilar nas agremiações.

A primeira delas, aprovada em unanimidade, é a exigência do comprovante de vacinação em regime completo para todo aquele que desejar participar dos desfiles. Todos os segmentos das escolas de samba de Corumbá (Direção, Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, ritmistas, aderecistas, integrantes de Comissão de Frente, Baianas, Passistas, Cantores, Músicos e trabalhadores do carnaval em geral) já estão com o seu esquema vacinal completo, e a maior parte também com as doses de reforço. Isso também será exigido ao folião.

Outra questão avaliada entre os presidentes é o uso facultativo de máscaras para aqueles que se sentirem mais seguros com o equipamento, ainda que o mesmo, por decreto Municipal, não seja exigido em locais abertos. A escola não perderá pontos pela não uniformidade de figurino.

As outras mudanças estão no quesito Conjunto Harmônico (Harmonia e Evolução), onde haverá uma tolerância maior para eventuais distanciamentos dentro e entre as alas no cortejo.

A ideia é apresentar uma proposta em que seja possível conciliar a alegria habitual com a segurança necessária ao participante dos desfiles!

Veja também

Falso queijo caseiro sem leite é opção simples, barata e prática para substituir o queijo normal

Últimas notícias