Está aberta para visitação no MIS-MS ( da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), em , a ‘Mba'ekuaa:  O Saber-Fazer Guarani e Kaiowá', que apresenta uma seleção dos registros produzidos para o Acervo Multimídia Guarani e Kaiowá, uma colaboração global entre a Kuñangue Aty Guasu, o Idac (Instituto de Desenvolvimento da Arte e da Cultura) e o UCL MAL (Laboratório de Antropologia Multimídia da Universidade de Londres).

O projeto é realizado em parceria com o British Museum's EMKP no e tem como foco documentar os processos materiais e os conhecimentos técnicos por meio dos quais as casas de reza Guarani e Kaiowá (Oga Pysy) são construídas, e as práticas rituais que estas estruturas possibilitam.

O resultado do processo de pesquisa, realizado desde 2020 de forma online e presencial, entre as comunidades tradicionais, pesquisadores e artistas de mais de 30 países do mundo, será apresentado no Reino Unido e entregue às comunidades tradicionais Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, servindo como um arquivo histórico que permitirá às comunidades manterem um registro das práticas materiais existentes. Segundo os organizadores, a entrada para a exposição é gratuita.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok


Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.