Do banho à contemplação do entardecer, lagoa em Terenos é surpresa agradável a 71 km de Campo Grande

Com água cristalina, lagoa permite nadar com os peixes e admirar um pôr do sol magnífico em meio à natureza de Terenos
| 24/04/2022
- 07:41
Lagoa, Terenos, natureza
Lagoa em Terenos (Foto: Ranziel Oliveira / Arquivo pessoal)

Água cristalina, peixes nadando a sua volta e uma beleza natural deslumbrante. Essas características descrevem bem o Rio Formoso, em Bonito. Mas, elas também se encaixam muito bem na descrição de uma lagoa paradisíaca na zona rural de Terenos — um cenário propício para nadar, contemplar o por do sol e fazer um bate e volta a cerca de 71 quilômetros de Campo Grande.

Partindo da Capital do Mato Grosso do Sul, você irá trafegar pela em direção a Terenos. Depois do perímetro urbano do município, é preciso seguir pela rodovia até o Auto Posto Várzea Alegre, da bandeira Small, localizado no lado esquerdo da via. A partir desse ponto, serão percorridos 6,1 km de distância até a entrada, em estrada de terra, do lado direito da BR — como explicado no vídeo ao final da matéria.

Marcando do início do percurso de chão, serão aproximadamente 12,4 km de distância até chegar à lagoa. Uma pequena clareira na vegetação indicará o ponto de acesso, no lado esquerdo da estrada. Entre curvas e retas, o percurso é composto por trechos com cascalho, bancos de areia e ‘costelas de vaca’. Para facilitar, você pode utilizar o Patury como referência no Google Maps — a lagoa está situada em torno de 9,6 km antes do loteamento.

Banho e contemplação da natureza

No local, amantes do ecoturismo contarão com os elementos ideais para aproveitar um dia de tranquilidade e de conexão com natureza: entre um mergulho e outro, os lambaris estarão a sua volta, aparentemente adaptados à presença de visitantes. Com uma água cristalina e mansa, as margens da lagoa também abrigam aves e outros animais silvestres.

O atrativo de água parada, no entanto, possui partes rasas e fundas que não devem ser subestimadas. Quanto mais ao meio, mais difícil fica para se movimentar e sair de dentro da lagoa. As árvores ao redor formam pontos com sombra e, para o sul-mato-grossense nato, criam o panorama ideal para um bom tereré.

Lagoa, Terenos, natureza
Pôr do sol visto da lagoa (Foto: Ranziel Oliveira / Arquivo pessoal)

A perfeita harmonia do ecossistema não se resume ao atrativo hídrico. A fauna e a flora do local compõem um espetáculo natural, com o por do sol sendo o último protagonista do dia. Basta sentar-se na grama, virar de costas para a lagoa e admirar a maravilha do entardecer, cuja paleta de cores do sol parece se conectar ao verde da mãe natureza, proporcionando uma visão que reconforta os olhos e aquece a alma.

Vale lembrar que o local não possui banheiros ou qualquer tipo de estrutura. Porém, a quase 9,6 km à frente, o Loteamento Patury dispõe de estabelecimentos comerciais. Ah, claro: como bom viajante e amante da natureza, lembre-se que todo o lixo produzido no local precisa ser recolhido e destinado corretamente.

Entre a ignição do motor em V e o destino final existe sempre uma história. Filmado em primeira pessoa, o canal Estrada Alternativa desbrava o Estado sobre duas rodas. Na garupa virtual, você conhece as belezas naturais de Mato Grosso do Sul, novos destinos e os perrengues de qualquer viagem de moto. Acompanhe essa e outras viagens pelo canal do YouTubeInstagram e Facebook.

Veja também

Últimas notícias