Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Há mais de 20 anos na família, Gurgel BR 800 sobrevive com manutenção barata no Piratininga

Gurgel BR 800 foi o primeiro carro 100% desenvolvido e fabricado no Brasil e modelo verde e amarelo fica no Bairro Piratininga
Ranziel Oliveira -
Gurgel BR 800 foi o segundo carro da família e está com eles há mais de 20 anos (Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax)

Uma lenda viva entre os automóveis que já rodaram pelo solo brasileiro pode ser encontrada em , no bairro Piratininga. Trata-se de um Gurgel BR 800 de 1989, que opera mecanicamente bem nas mãos da mesma família há mais 20 anos, transportando cargas, pessoas e histórias pelas ruas de Mato Grosso do Sul. Mas qual o segredo desse ‘legítimo brasileiro’? O Jornal Midiamax foi conhecer essa relíquia de perto para desvendar os mistérios guardados embaixo desse capô.

O carro pertence ao marido da dona de casa Maria Aparecida Lopes Cabanha, de 65 anos. Um dos filhos comprou o veículo há quase 20 anos e posteriormente vendeu ao pai. Hoje, ele é usado por toda a família.  “Meu filho usa para ir trabalhar e a gente também vai para a chácara com ele. Já carreguei muita coisa com ele: mandioca, fruta e leite para vender na cidade”, disse ela.

Dona Maria só descobriu o peso histórico do carro recentemente, quando o filho começou a descobrir na . Depois de descobrir que o carro era de fabricação brasileira, o filho Luciano Lopes começou a se interessar mais pelo Gurgel BR 800 e a desbravar a sua história.

Painel do Gurgel BR 800 (Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax)

“Na época que compramos nós não sabíamos [da fama dele], depois a gente foi descobrindo e procurando informações. Na rua todo mundo passa e fica olhando. As crianças falam que parece um carro de brinquedo”, disse ele.

Mecânica invejável

Em relação a manutenção do veículo, Luciano explica que o custo para manutenção é baixo, e que o Gurgel BR 800 não é de dar problema. “Tem alguns reparos, como troca do cabo do acelerador e freio, amortecedor, mas são coisas básicas. Prejuízo não tem. Procuro muito pela internet e nos grupos. Tem várias peças de carro populares que servem para ele, principalmente de fusca”, disse ele.

Com seu motor 1600, a autonomia relatada foi de 12km por litro e uma engenharia de dar inveja. “Teve um período que ninguém estava usando ele, ficou parado por um ano. Demos partida nele e funcionou normalmente.  Tivemos que fazer a parte de cima do motor por conta da idade, mas não chegou a fundir. É o mesmo motor do fusca”, detalhou.

Parte de cima do motor precisou ser feita uma vez (Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax)

Durante a da equipe de reportagem do Jornal Midiamax, o Gurgel BR 800 ficou ligado por 20 minutos sem apresentar oscilações no motor ou apagar, até ser desligado através da chave.  

Paixão que ficará para a próxima geração

O marido de Maria, Felipe Cabanha de 67 anos, é pintor automotivo e até customizou o Gurgel BR 800 para a copa de 2000. “Na copa de 2000 meu marido pintou ele de verde e amarelo. Ele era só verde”, disse ela.

Além de ser usada para carregar pessoas e cargas, a família desenvolveu um vínculo emocional pelo veículo e pretender perpetuar a sua história para a próxima geração.  

“Já ofereceram R$12 mil, mas recusamos. Quando compramos era as condições que a gente tinha. É o orgulho da gente, foi o segundo carro que a gente teve. Como ele é histórico pretendemos ir cuidando e deixar ele na família. Pro meu neto”, explicou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista cai ao desviar de quebra-molas e é socorrido em estado grave para a Santa Casa

Estudante de 26 anos foi socorrido para a Santa Casa em estado grave após cair da moto na Avenida João Júlio Dittimar, Vila Silva Regina, Campo Grande. Segundo o boletim de ocorrência, ele tentou desviar de um quebra-molas na via, mas perdeu o controle da direção. O acidente aconteceu neste sábado (19), por volta de … Continued

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais

Publieditorial

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

Nascido em Marabá Paulista-SP, Urandir Fernandes de Oliveira é um nome que, sistematicamente, ressoa no mundos dos negócios e das pesquisas científicas.

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF