O grupo teatral da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Senta que o Leão é Manso, completa 40 anos em 2022. É a mais longeva companhia cultural de Mato Grosso do Sul, que já “formou” quase 700 alunos e agora está com nova montagem e prestes a lançar um livro.

Neste sábado (24), para comemorar a quantidade de pessoas – já tocadas pela arte, cidadania, desenvolvimento pessoal e amizade – ocorrerá uma apresentação no Armazém Cultural, a partir das 19h30, com o clássico Sonhos de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, com adaptação de Marcelo Picolli e direção de Roberto Figueiredo.

Formado exclusivamente por acadêmicos da universidade católica, o grupo está ligado à Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários. Ao falar da nova peça, o coordenador do grupo, professor Roberto Figueiredo, comentou que a peça será uma “comédia clássica com momentos divertidos”.

“…inserimos momentos históricos do grupo sem deixar de lado o texto original. Muitos que forem ver a peça sentirão presentes no palco, nas falas dos atores e nos gestos. O cenário já leva a uma importância da leitura, a riqueza dos livros e a alegria da fantasia dos personagens que desde o início complicam a vida que poderia ser tão bela e simples. Mas calma, não é uma tragédia e sim uma comédia. Sendo assim o riso estará sempre presente”, garantiu.

Livro com depoimentos e fotos históricas

Já o livro, que também será lançado na mesma ocasião, foi intitulado “Senta que o Leão é Manso da UCDB  40 Anos – O melhor do grupo é o grupo”. Ele traz depoimentos escritos pelos integrantes e fotos históricas.

“São relatos emocionantes de cada um que conseguimos encontrar, fotos divertidas e marcantes, e principalmente as reuniões, as oficinas, os ensaios, as festas enfim são 40 anos de muita vivência artística que estão nestas páginas”, explicou o diretor.

Início do grupo

O grupo teve início no Colégio Dom Bosco e na Escola Municipal Bernardo Franco Baís, criado por Roberto Figueiredo, Maria Cristina Aquino e Lígia Velasques, em 1982. No ano seguinte, passou a fazer da então Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmt), hoje UCDB.

Vários momentos especiais marcaram a história, como por exemplo, em 2001, quando a peça A Lição foi premiada como melhor espetáculo do Festival de Teatro de Mato Grosso do Sul, melhor diretor, melhor ator e melhor ator coadjuvante. Como prêmio, o grupo foi convidado a representar MS no Festival de Teatro do Zicosur, em Antofagasta (Chile), em 2002.

“Não é uma formação profissional e, a cada ano, abrimos vagas para novos integrantes, que ainda não têm experiência no meio teatral. Esse desenvolvimento se dá todo no grupo, e é nítida a transformação, a desenvoltura, o amadurecimento desses jovens. Muitos elementos do teatro eles carregarão pela vida inteira, inclusive no campo profissional”, finalizou Figueiredo.