Festival de cultura japonesa é retomado e escolhe nova miss Miss Nikkey MS

Expectativa é receber ao menos 50 mil pessoas na 2ª edição do Festival do Japão MS. Diretoria diz que seguirá todos os protocolos de biossegurança.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após dois anos de pausa por conta da pandemia da Covid-19, o maior festival de cultura japonesa, em Mato Grosso do Sul, está de volta. A partir desta sexta-feira 918), a AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira) de Campo Grande recebe o público de forma gratuita, com extensa programação que envolve shows musicais, atrações culturais, workshops e atividades para todas as idades.

A expectativa, segundo a organização, é receber ao menos 50 mil pessoas na 2ª edição do Festival do Japão MS, ocupando 60 mil m² de área do clube de campo da associação. Nos três dias, a diretoria diz que seguirá todos os protocolos de biossegurança.

O que vai ter no palco principal?

O destaque será para as artes tradicionais, como taiko (tambores japoneses), a dança “yosakoi soran”, apresentações dos cantores campeões de Grand Prix de karaokê, danças folclóricas e clássicas. Na área cultural, outro palco será destinado para as oficinas e workshops de origami (dobraduras), ikebana (arranjos florais) e culinária, além de espaço para cultura nerd, animes e cosplay.

Foto: AECNB/Divulgação
Foto: AECNB/Divulgação

A cerimônia de abertura do evento acontece no sábado, dia 19, às 20h, e logo em seguida será escolhida a Miss Nikkey MS, concurso que elegerá a mais bela nikkei da comunidade nipo-brasileira do Mato Grosso do Sul, que participará da final do Miss Nikkey Brasil, a ser realizada em julho de 2023, em São Paulo.

Expositores e praça de alimentação

Foto: AECNB/Divulgação
Foto: AECNB/Divulgação

No local terão cerca de 30 expositores e a praça de alimentação está dividida em 3 áreas, sendo dois espaços destinados à culinária japonesa, com delícias como o nosso tradicional sobá, além de tempurá, sushi, onigiri (bolinho de arroz recheado), ramen (macarrão com caldo quente), entre outros, e um espaço para a culinária brasileira e fast food, com espaço destinado para espetinho, pastel, crepes e lanches.

Quem quiser participar como voluntário pode fazer a inscrição pelo link bit.ly/voluntariofjms (será fornecido certificado de participação).

Seminário – conectando caminhos

Foto: AECNB/Divulgação
Foto: AECNB/Divulgação

No início da tarde da sexta (18), a associação promove o “Seminário Internacional – Mato Grosso do Sul e Japão – Conectando Novos Caminhos”, no auditório do Bioparque Pantanal. O evento busca intensificar o intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e Japão, uma parceria mais do que promissora, com o objetivo de revitalizar as relações econômicas, científicas e culturais entre Mato Grosso do Sul e Japão.

Já no domingo, pela primeira vez, será realizada a corrida Samurai Run Dallas 2022, um evento temático com elementos da cultura japonesa, que percorre a área próxima ao clube de campo da AECNB. A prova terá duas modalidades: uma corrida de 6 km e uma caminhada de 2 km e será aberta para participantes de qualquer idade, com início às 7h30. Todos os participantes vão receber um kit especial, com camiseta e brindes.

Inscrições e mais informações: https://kmais.page.link/SAMURAI-RUN-2022.

A associação fica localizada na Avenida Ministro João Arinos, 140, Jardim Veraneio.

Leia também:

Douradenses prestigiam 1º dia de festival de cultura e gastronomia japonesa

Conteúdos relacionados

píton bioparque pantanal 5
casamento mariano jakelyne fazenda 3