A televisão é muito mais do que unicamente um meio de comunicação e entretenimento. Presente em quase todos os lares brasileiros, ela atua incisivamente na disseminação de ideias e formação de opinião, criando, assim, uma rede cultural de determinada sociedade. Esta quinta-feira (11) é uma data muito importante, visto que se comemora o Dia Nacional da Televisão.

Vale ressaltar que a primeira televisão chegou a território brasileiro em 18 de setembro de 1950 com a inauguração da TV Tupi, primeira emissora do país e fundada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand. Na época, era transmitida somente em e posteriormente no Rio de Janeiro.

No entanto, a homenagem no Brasil ocorre em 11 de agosto devido a sua padroeira, a Santa Clara de Assis. Data é celebrada desde 1958. Pensando nisso, neste Dia Nacional da Televisão, o MidiaMAIS reuniu 12 momentos marcantes ocorridos em Mato Grosso do Sul que repercutiram na TV nacional.

1 – Cena do vômito no ‘O Povo na TV'

Impossível esquecer esse grande marco da televisão sul-mato-grossense. Logo no topo da lista, fazemos você recordar – ou ver pela primeira vez – a memorável cena de vômito ao vivo no programa ‘O Povo na TV', apresentado por Raul Freixo, aqui no Estado.

A ideia do quadro era fazer uma competição para ver qual dos dois participantes tomaria dois litros de refrigerante mais rápido. O vencedor teve apenas alguns segundos de vitória antes de vomitar tudo no programa ao lado do apresentador. E detalhe: era ao vivo. Caso ganhou repercussão e até hoje é lembrado. Como não, né?

Confira:

2 – Repórter quase atropelada durante passagem

Apenas quem é jornalista de televisão entende os ‘perrengues' da reportagem externa. A jornalista Vânia Galceran sabe bem até demais disso. Há 10 anos ela viralizou no Brasil inteiro – e foi parar na imprensa nacional – após levar um baita susto na BR-163 ao ser quase atropelada por caminhão na rodovia durante uma reportagem.

A repercussão foi tão grande que, em 2018, a própria cantora Anitta usou o para promover canção ‘Indecente', lançada naquele ano. Confira:

3 – André Marques cuspiu tereré ao vivo

Mato Grosso do Sul foi à loucura em maio, quando o apresentador André Marques provou tereré – bebida característica do Estado – por conta da novela , gravada aqui. Além de desaprovar o sabor, Marques simplesmente cuspiu a bebida durante o programa ao vivo ‘É de Casa', da Globo, e ainda disse que era uma das piores coisas que havia provado na vida.

Nas redes sociais, as pessoas afirmam que o tereré é “só para os fortes”. Caso repercutiu por semanas, especialmente na região sul-mato-grossense, e André Marques recebeu muitas críticas por sua postura. Razão pela qual, possivelmente, o vídeo não está disponível mais na Internet. Agora fica apenas de recordação a imagem do ocorrido:

André Marques cospe tereré
(Foto: Reprodução)

4 – Novela ‘Pantanal' trocou mapa de MS por MT

Ainda no tema pantaneiro, mais uma gafe ocorrida na televisão nacional, aos olhos de milhares de telespectadores: a produção da novela Pantanal se confundiu e mostrou o mapa de MT ao invés de MS. A troca entre os dois estados é inadmissível para o pessoal daqui.

O equívoco foi repetido no folhetim das 21 horas várias vezes: a novela exibia um mapa do Estado de Mato Grosso toda vez que Campo Grande, a Capital de MS, entra em cena.

Trata-se de um mapa ao fundo do cenário do escritório do personagem Ari, localizado na Capital Morena, segundo a trama.

Mapa de MT ao invés de MS em 'Pantanal'
Mapa de Mato Grosso é exibido sempre que Ari aparece na trama (Foto: TV Globo/Reprodução)

5 – MS foi o 1ª Estado a imunizar 30% da população

E esse fato histórico apareceu no Jornal Nacional, da Rede Globo, em 22 de julho de 2021, momento em que a pandemia de Covid-19 ainda registrava números alarmantes de mortes e contaminações. Mato Grosso do Sul ficou conhecido nacionalmente por seu plano de imunização. Confira:

https://globoplay.globo.com/v/9710619/

6 – Queimadas do Pantanal

Em 2020, o Brasil sofreu com uma das suas piores catástrofes ambientais: as queimadas do Pantanal. Evento foi a maior tragédia do bioma. Estima-se que chamas destruíram cerca de 4 milhões de hectares, 26% do bioma – uma área maior que a Bélgica. Cerca de 4,6 bilhões de animais foram afetados e ao menos 10 milhões morreram.

No dia 26/10/2020, o Jornal Nacional exibiu uma reportagem especial sobre as queimadas na região, que inclui Mato Grosso do Sul. Confira:

7 – Seca em Mato Grosso do Sul

A seca em Mato Grosso do Sul em 2021 também ganhou destaque nas telinhas, visto que muitas regiões ficaram sem chuva por mais de dois meses na época. Além de afetar diretamente a vida dos moradores, a seca também trouxe muitas consequências a produtores, pescadores e afins. Confira:

https://globoplay.globo.com/v/9784500/

8 – Investigação de Sérgio Roberto de Carvalho

Sérgio Roberto de Carvalho, ex-major da polícia de Mato Grosso do Sul, é considerado o maior traficante de drogas do Brasil. Em fevereiro, o programa ‘Band na TV' deu detalhes da investigação da Interpol. Em junho deste ano, ele foi preso na Hungria.

Confira a reportagem da Band:

9 – Gilmar Olarte acusado de dar golpes em eleitores

O ano era 2015 e Mato Grosso do Sul se viu na mira da imprensa nacional por causa do então prefeito Gilmar Olarte, acusado de dar golpes em eleitores ao pegar cheques emprestados em troca de falsas promessas.

Caso é um dos mais famosos em corrupção e lavagem de dinheiro do Estado, tanto que ganhou uma investigação completa do programa Fantástico. Confira:

https://globoplay.globo.com/v/4187716/

10 – Condenação do assassino de Mayara Amaral

Um dos crimes mais bárbaros ocorrido de Mato Grosso do Sul, o assassinato da musicista Mayara Amaral ganhou proporção a nível de Brasil. Em 2019, a televisão nacional noticiou a condenação de 27 anos do baterista Luis Alberto Bastos Barbosa, namorado dela responsável pelo crime. Confira:

https://globoplay.globo.com/v/7500912/

11 – Piscina voou durante vendaval em São Gabriel do Oeste  

Isso mesmo, a cidade de foi assunto no jornal da Band por causa de um vendaval que, de tão forte, fez uma piscina vazia de uma loja voar em meio ao trânsito. Um carro quase foi atingido. Caso ocorreu em janeiro deste ano. Confira:

12 – Aquário do Pantanal quando era um ‘elefante branco'

O foi, por 11 anos, um grande elefante branco em pleno Parque das Ações Indígenas de Campo Grande. Assunto abordado pelo Jornal da Globo, que mostrou em detalhes para todo o Brasil um dos maiores casos de desperdício do dinheiro público. Confira:

Breve história da televisão no Brasil

Como visto anteriormente, a televisão chegou ao Brasil em 1950 com o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand. No país, ele inaugurou a TV Tupi. A primeira transmissão ocorreu na sede dos Diários Associados. Além do transmissor, Chatô importou dos Estados Unidos duzentas televisões. A imagem era em preto e branco.

Em 1954, pela primeira vez, as cores puderam ser vistas pelo televisor, por meio da tecnologia utilizada pela NBC. A tecnologia só chegou ao Brasil em 1963 com uma transmissão experimental e, a partir de 1972, as cores estavam oficialmente nas casas dos telespectadores.

Depois, surgiu o sinal analógico, a TV a cabo e, posteriormente, a TV digital. A evolução tecnológica da televisão a tornou um dos meios de comunicação mais consumidos da atualidade.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.