Conhecimento de estudantes na área de exatas será avaliado por exame internacional a partir de 2023
Prova será aplicada para alunos do 4º e 8º ano no ensino fundamental
Conteúdo de Marca –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem (2) a adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMMS, sigla em inglês), exame que mede a evolução dos estudantes do 4º e do 8º ano do ensino fundamental nas áreas de exatas. Segundo o órgão, o exame será aplicado a cada quatro anos para se ter uma base de comparação sobre a evolução alcançada pelos estudantes ao longo do período.
Com isso, o Brasil se junta a outros 60 países que aplicam o TIMMS nas escolas. Na ocasião, o ministro Victor Godoy revelou os planos e o que é esperado com a aplicação do estudo: “Participaremos desta 8ª edição ano que vem, para avaliar e compreender melhor a educação do Brasil e [para vermos] como nos posicionamos em relação aos demais países. Não só avaliaremos o percurso acadêmico e profissional [dos estudantes], mas o próprio desenvolvimento sociocognitivo”, disse.
A expectativa é de que além de possibilitar uma visão sobre a situação da educação brasileira, o exame colabore para recuperar aprendizagens perdidas durante a pandemia. Ainda conforme o ministro, “serão resultados úteis para governo, escolas e professores que ajudarão na recuperação das aprendizagens perdidas durante o processo da pandemia”.
Para a diretora da escola Ágape, no Ceará, Ana Gláucia Calixto, a iniciativa é positiva e, na sua opinião, deveria ter começado há muito mais tempo. “Há anos deveriam ter pensado nisso. Essas pesquisas são válidas, pois a partir delas é possível saber como está a educação básica que é de suma importância para o estudante ter um bom ensino médio, já que as séries do ensino fundamental são a base para ter um bom ensino médio. O aluno tem que chegar lá na frente com uma boa base para lembrar o que viu no fundamental I”, argumenta.
A profissional ajudou na condução de pesquisas sobre a educação básica no Ceará, juntamente com outros professores, e diz que fazer essas avaliações periódicas da aprendizagem é importante. Com a pesquisa que fizemos com alunos aqui da região ficou constatado a importância de trabalharmos bem as séries iniciais, principalmente a alfabetização, então o resultado é um norteador para sabermos onde é preciso melhorar”, explica.
Atualmente, no país, há uma avaliação única para toda a educação básica, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é aplicado por meio de questionários respondidos pelos professores. A prova avalia o desempenho dos estudantes em várias etapas de ensino e é com base no resultado que se chega ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Tais dados coletados auxiliam o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação a definirem ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar avança 1% com exterior e fiscal no radar, mas recua mais de 2% na semana
O dia foi marcado por tombo das commodities
Homem é condenado a 15 anos em regime fechado por tentar matar companheira durante ‘roleta-russa’
A vítima havia se recusado a participar da ‘brincadeira’, mas acabou sofrendo um disparo
UFMS promove audiências públicas em Aquidauana e na Cidade Universitária
Audiências públicas voltadas à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2030
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da Prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.