Cerca de 220 espécies de peixes povoam os tanques do Aquário do , lançado no dia 28 de março, em , mas uma, em especial, tem ganhado o coração de quem o Bioparque. Simpática e sempre com um sorriso no rosto, Jussara, a arraia do Aquário, virou sensação até entre os que ainda não conheceram o espaço.

Ela já é, oficialmente, a queridinha do local. Em uma semana, não há quem passe pelo tanque de Jussara sem se encantar com a recepção. O sorriso da arraia tem feito sucesso nas redes sociais, e muitos brincam que a mesma serviu até de inspiração para o mascote da do Catar.

Desde primeiro dia, a pequena arraia está conquistando inúmeros fãs, que fazem questão de mostrar o quanto ela é amada no Bioparque Pantanal. Jussara virou sinônimo de simpatia e há quem diga que ela será capaz de mudar a reputação dos campo-grandenses.

Responsável pela favorita, o Laboratório de Ictiologia do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (LII) mostrou todo o processo de transferência da estrela para o Aquário. O translado aconteceu em 15 de março, treze dias antes das portas do Bioparque serem abertas em Campo Grande.

Jussara está no tanque denominado “Planície inundada”. “Foram muitas conversas para determinarmos sua transferência e hoje ela habita um tanque com diferentes espécies de Characiformes (tetras, piaus) e demais espécies de peixes pantaneiros”, explica o LII.

Por meio dos vídeos nas redes sociais, até quem tem medo de arraias está ansioso para conhecer a mascote. “Arraia do Aquário é convidada a dar aulas de simpatia em Campo Grande”, brinca publicação da página de humor “Campo Grande Mil Grau”.

E os campo-grandenses entraram na onda. “Vou sentar na primeira fileira para aprender com a Jussara”, “Obviamente ela nasceu em outro Estado”, “Vai ter fila” e “Com certeza essa arraia é do interior” foram alguns dos comentários fazendo graça da situação.

Quando o Mascote da Copa do Mundo do Catar 2022 foi anunciado, na última sexta-feira (1), logo surgiram comparações. “Você percebeu que o mascote da Copa de 2022 é a arraia do Aquário?”, satirizou a mesma página de humor. “Estamos apaixonadas na Jussara”, comentou uma moradora.

Na gravação publicada por Gui Pimentel exibindo as belezas do Aquário, Jussara roubou a cena. “Perdi tudo com a arraia feliz”, escreveu uma internauta. “Ela tomou conta do vídeo”, disse outra. E você, já está ansioso para ir conhecer a Jussara e ver tudo de pertinho?

Agendamento de visitas e abertura ao público

Uma das maiores atrações de Mato Grosso do Sul, o Bioparque do Pantanal — conhecido também como Aquário do Pantanal — anunciou na sexta-feira (1º) o lançamento do site oficial para agendamento de visitas a partir do dia 22 de abril.

Por lá, os visitantes poderão se cadastrar de acordo com o seu segmento. Serão necessárias informações como nome, CPF, email, se possui deficiência ou tem ligação com alguma instituição.

“Depois do cadastro, será gerado um voucher contendo a data e horário da visita. O check in deverá ser feito na bilheteria (com leitor de QR Code) e emissão de pulseira”, informou a publicação.

O Bioparque Pantanal – Espaço de Experiência e Conhecimento abre para visitação do público geral no dia 1° de maio.

As visitas serão realizadas pelos seguintes segmentos: escolas, que ficará a cargo da SED (Secretaria de Estado de Educação); trade turístico, a critério da FundTur (Fundação de Turismo); público geral e institucionais que seguirão a sequência de cadastros no site.

O horário de funcionamento, a partir de maio, será de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30 e sábado das 7h30 às 11h30.

Confira mais memes sobre Jussara, a arraia queridinha do Aquário