Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Com tesoura e navalha, Lucas faz antes e depois de deixar clientes chocados

Barbeiro deixou faculdade de engenharia para se aperfeiçoar na nova profissão. Em Campo Grande, desenvolve técnica visagista para transformar o visual dos clientes
Graziela Rezende -
Cliente que passou por consulta com barbeiro visagista. Foto: Lucas Monteiro/Arquivo Pessoal

Fazia um ano que Lucas Marcelo Monteiro Lima, de 24 anos, cursava engenharia e inclusive fazia em obras, porém, o que realmente chamava a atenção dele eram vídeos no YouTube, os quais mostravam a transformação de pessoas pelo corte de cabelo ou barba. Certo dia, o sonho falou mais alto e ele desistiu da para se aperfeiçoar em outra área: barbearia. Em Campo Grande, desenvolve uma técnica visagista e usa as para mostrar que, uma linha feita minuciosamente durante um corte, por exemplo, já pode transformar o visual do cliente.

“Eu fazia engenharia civil, até estava estagiando já, mas, não era o que eu gostava de verdade. Assistia vídeos, curtia demais. Teve aquele boom de barbearias, há 4 anos, quando eu realmente decidi mudar de profissão. Nós usamos a proporção áurea para deixar o rosto do cliente o mais harmônico possível. E realmente um assunto complexo, mas, conversamos bastante, fazemos uma consultoria para entender qual a imagem que ele quer transmitir”, afirmou ao MidiaMAIS.

Por meio do visagismo, Lucas faz uma consultoria com os clientes. “Fui até Minas Gerais para aprender a técnica e aí a gente leva em conta vários fatores: como é a vida, personalidade do cliente, formato de rosto, cabeça, vários aspectos para criar um corte e barba que faça sentido para ele. Vinha estudando já e terminei mais este curso em agosto do ano passado. Faz pouco mais de um ano que estou nestas consultorias e vejo o público masculino se interessando, cada vez mais, por estas mudanças”, comentou.

Outro cliente atendido pelo barbeiro visagista. Foto: Lucas Monteiro/Arquivo Pessoal
Outro cliente atendido pelo barbeiro visagista. Foto: Lucas Monteiro/Arquivo Pessoal

Desta forma, Lucas ressalta que o corte de cabelo e a barba vão realmente expressar a imagem, algo especificamente criado para esta pessoa. “Não tem aquela de chegar com uma foto e falar: ‘Faz igual, faz igual deste famoso’. Não, a consultoria visagista é algo específico, aprofundado, algo interno representado no cabelo e barba dele. A maioria quer transmitir confiança, autoridade e força na vida profissional, uma imagem certeira mesmo feita através de linhas e formas, algo baseado em estudos que representam isto”, argumentou.

Leia também:

Campo Grande e seus ‘booms’: cidade teve mais de 1,5 mil barbearias abertas em 2021

Carnê da beleza: Para sobrancelha e boca ‘dos sonhos’, consórcio oferece plástica em 24 vezes

Quem se interessar pelo serviço, segundo o barbeiro visagista, vai passar cerca de duas horas em consulta e desembolsar, em média, R$ 300. “No primeiro horário vamos conversar, pegar todas as informações, entender o que incomoda e, na hora seguinte, executamos o serviço. Em alguns casos, o resultado é imediato e, em outras, vai depender do crescimento do cabelo do cliente e tudo mais. Alguns demoram dois meses até conseguir o esperado, como é o caso de um que estou atendendo agora”, explicou.

‘Hoje minha imagem é outra’, diz servidor que passou por consulta visagista

Servidor diz que mudança o deixou muito contente. Foto: Lucas Monteiro/Arquivo Pessoal
Servidor diz que mudança o deixou muito contente. Foto: Lucas Monteiro/Arquivo Pessoal

O servidor público estadual, Fernando de Castro Ferreira, de 34 anos, passou por uma consultoria com o barbeiro há 8 meses. “Eu já frequentava a barbearia, já era cliente do Lucas, quando ele apresentou a técnica. Pesquisei sobre o assunto e me interessei, fui tentar entender melhor até que decidi fazer a consulta. São feitas diversas perguntas mesmo, até com relação a aspectos pessoais e profissionais. Eu recebi então uma proposta de mudança e fiquei bastante contente com o resultado”, garantiu.

De acordo com Fernando, a intenção era transmitir uma imagem mais profissional. “O efeito foi muito positivo. Os elogios foram imediatos. As pessoas falavam do rosto mais jovem e hoje a imagem é outra. É aquela coisa da imagem mandando uma mensagem, a primeira imagem é a que fica. E você gerenciando essa imagem através do visagismo é excelente. Se você não tem isso, talvez, esteja enviando algo que não queira ou não seja o ideal”, argumentou.

Quando o visagismo surgiu?

Barbeiro atua há 4 anos em Campo Grande. Foto: Lucas Monteiro/Arquivo Pessoal
Barbeiro atua há 4 anos em . Foto: Lucas Monteiro/Arquivo Pessoal

Lucas ressalta que a técnica é extremamente antiga. Foi Fernand Aubry, em 1936, famoso cabeleireiro e maquiador francês, o primeiro a conceituar o termo visagismo. Por meio de seu trabalho, buscou demonstrar e revelar a beleza de cada mulher. Ele disse: “Não há mulheres sem beleza, mas belezas ocultas e não reveladas”.

Na época, Fernand teria encontrado inspiração para criar e desenvolver esta ferramenta ao conhecer um jardineiro. Após um diálogo, em que o homem se identificou como paisagista, Aubry passou a diferenciar as funcções e também buscar um diferencial, ressaltando que a maquiagem e o corte iriam valorizar ainda mais a mulher, sendo ele um projetista. A inspiração vinha da natureza também, segundo ele.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em menos de duas horas, suspeito de tentativa de homicídio é preso em Rio Brilhante

Câncer de mama

Mulheres que passaram por cirurgia de retirada da mama terão direito a fisioterapia em Campo Grande

Mulher é colocada dentro de porta-malas durante sequestro relâmpago em Campo Grande

Morre cantora Sol, musa dos anos 80 e ‘rival’ de Gretchen, aos 69 anos

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Esportes da Sorte ganha protagonismo no Carnaval com experiências marcantes pelo Brasil

Últimas Notícias

Sem Categoria

Homem morre após salto de asa-delta em Caraguatatuba

Vítima bateu em árvores durante queda e não resistiu aos ferimentos

MidiaMAIS

‘Formigueiro’: show de João Gomes bate recorde de público pessoas no Parque das Nações

Dono de hits do piseiro à vaquejada, João superou a estimativa de público de Luísa Sonza, que era de 40 mil

Cotidiano

Mais agilidade: Tempo de espera por atendimento nas UPAs será monitorado por novo sistema

Monitoramento do tempo de espera será feito pelo sistema de prontuário clínico digital usado no atendimento do SUS

Famosos

Larissa Manoela critica quadro tosco do Fantástico sem medo de ser demitida: ‘ainda bem’

Alvo do "humorístico" sem graça, Larissa Manoela não engoliu a "piada"