Com correria e expectativas, Ligas de MS contam como foi colocar Carnaval de volta às ruas após 2 anos
Ligas Carnavalescas comemoram o retorno às avenidas do Estado. Da folia ao samba, o público também estava com saudade de respirar essa cultura
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a chegada da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, em meados de 2020, um dos setores mais afetados, definitivamente, foi o Carnaval. Desde escolas de samba até os bloquinhos, o maior desafio ao longo desses dois anos foi manter a tradição viva nos corações dos moradores, que há tempos sentiam falta da folia. Após incontáveis adiamentos, adaptações e mudanças, as Ligas das Escolas de Samba do Estado finalmente chegaram ao seu triunfo final e colocaram o Carnaval de volta às ruas sul-mato-grossenses.
Ao MidiaMAIS, as entidades de Campo Grande e de Corumbá são unânimes: a alegria das escolas de samba está sendo gigantesca. Hoje, sexta-feira (22), marca o último dia dos desfiles de Carnaval em Campo Grande. O calendário, então, passa a deixa para Corumbá, que volta a respirar sua cultura a partir desta noite com sua estreia na avenida após a recessão imposta pela pandemia.
Alan Catarinelli, presidente da (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), está na correria desde quarta-feira (20), quando deu início ao desfile das escolas de samba na Capital. No último dia do evento, o sentimento é de missão cumprida.
“A sensação de retorno foi uma das melhores possíveis, com muita saudade da população, com muita esperança, porque ficar dois anos sem desfile foi muito difícil para a gente que ama a cultura do Carnaval, mas a gente sabe que foi necessário. A gente retomar agora com as escolas de samba de Campo Grande foi muito bom”, disse ele, emocionado.
Em 2022, muitas adaptações precisaram ser priorizadas para que o desfile fosse possível. A passarela, por exemplo, reduziu. O número de componentes e o tempo do desfile também diminuíram. Porém, para os participantes, Alan afirmar se tratar de um pequeno detalhe se comparado à imensidão do público, que estava cheio de saudade.
“Foi surpreendente desde o primeiro dia e tenho certeza que hoje será encerrado com chave de ouro. A população inteira estava lá presente, cantando os sambas, curtindo a folia das escolas de samba […] tudo saiu perfeitamente, todo mundo cumpriu com a sua obrigação. Levamos as escolas para a avenida mais uma vez”, finaliza.
Cidade que respira Carnaval
Os dois anos de rigorosas restrições também não foram fáceis para a comunidade carnavalesca de Corumbá. Lá, as escolas de samba ficaram praticamente todo esse tempo paradas ou realizando trabalhos em prol da comunidade. E foi justamente em um dos piores momentos da pandemia, em setembro de 2020, que Victor Raphael assumiu o cargo de presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá).
“A gente foi paciente em esperar, enquanto isso as escolas foram sobrevivendo através de doações ou paradas. Culturalmente falando, ficamos parados. Só em agosto de 2021, com a esperança de uma cobertura vacinal maior, realizamos o sorteio dos desfiles das escolas de samba, começamos a trabalhar, conseguimos apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Corumbá e vimos a perspectiva do Carnaval”, recorda Raphael.
Depois de muito tempo, os dias de glória chegaram. Na noite desta sexta-feira (22), as escolas de samba da cidade pantaneira retornam à passarela com saudade da folia.
“Nós vamos levar o Carnaval para a avenida com muita estruturação, com muita entrega das escolas para proporcionar um espetáculo a altura do que Corumbá merece como maior folia do Centro-Oeste do Brasil. Foram 26 meses sem Carnaval na cidade que respira Carnaval. Então, é motivo de celebração”, conclui.
Desfiles das escolas de samba
Em Campo Grande, o último desfile das escolas de samba começa a partir das 19h. A passarela que receberá os carnavalescos será a Avenida Alfredo Scaff, ao lado da Praça do Papa. Confira a ordem dos desfiles das escolas de samba:
Sexta – 22/04
- 1º desfile: Igrejinha
- 2º Desfile: Catedráticos do Samba
Enquanto uma Liga se despede, outra volta com tudo para as ruas. Em Corumbá, esta sexta-feira (22) marca o início de uma grande folia. Os desfiles serão realizados até sábado (23) na Avenida General Rondon, a partir de 20h.
Confira a ordem de cada escola de samba em Corumbá:
Sexta – 22/04
1) Caprichosos
2) Mocidade
3) Pantanal
4) Império
5) Estação 1
Sábado – 23/04
1) Sapucaí
2) Major Gama
3) A Pesada
4) Vila Mamona
5) Imperatriz
Fale com o MidiaMAIS!
Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok.
Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.