‘Coaching’ de restaurantes qualifica serviços e é opção para retomada do mercado em MS
Em Campo Grande, serviço já é bem procurado por restaurantes que desejam fidelizar clientela após dois anos de recessão
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A pandemia de Covid-19 afetou vários setores e um dos principais, com certeza, foi o segmento de bares e restaurantes em Campo Grande. Desde a retomada aquecida em meados de 2021, empresários vêm tentando se reerguer num mercado, até então, altamente prejudicado pela crise. Foi nesse cenário que a atividade de ‘coaching’ de restaurantes passou a ser atrativa para os negócios, visto que a qualidade na prestação de serviço é chamariz de novos clientes. Na Capital, trabalho já é bem procurado pelas casas.
Segundo a Abrasel MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), estima-se que, em Campo Grande, menos de 10% dos estabelecimentos tenham fechado as portas definitivamente. Nesse meio tempo, a pandemia fez muitos locais reduzirem os quadros de funcionários.
Houve também um endividamento dos estabelecimentos, que tiveram que se equilibrar entre a gestão das despesas, da falta de recursos, das rescisões trabalhistas necessárias, da manutenção dos salários dos que ficaram, além da gestão dos pagamentos feitos a fornecedores e as renegociações de prazos e valores. Como, então, sair de todo esse sufoco?
Portanto, a solução para conseguir mais dinheiro é alcançar mais clientes. Nesse setor, a consultoria para restaurantes tem mostrado bons resultados com treinamento e qualificação de equipe. Sommelier, Douglas Willian de Moraes, 29 anos, é uma das pessoas que adentrou o universo. Hoje, ele presta consultoria aos estabelecimentos.
Ele começou na área trabalhando como garçom há muitos anos. Mas o negócio apenas surgiu em outubro de 2021, em plena pandemia e quando vida noturna já voltava a conquistar público na Capital. Desde esse período, números de estabelecimentos que buscam o serviço de Douglas vêm crescendo.
“Se a pessoa está me consultando é porque talvez ela tenha algum problema para resolver ou quer melhorar um serviço que ela já tem. Então, em cima do serviço que ela já tem a gente aplica os nossos métodos”, revela ao MidiaMAIS.
Modelos de vendas, técnicas de atendimento e abordagens ao cliente são alguns dos serviços procurados por empresários. Segundo Douglas, o crescimento se deu por conta na pandemia, momento em que restaurantes perderam muitos garçons experientes. A retomada é marcada por profissionais mais jovens necessitados de instrução.
“Elas [empresas] quiseram capacitar a mão de obra para essa volta do mercado. Os garçons novos são muitos despreparados porque muitos antigos pararam de trabalhar [na pandemia], foram fazer outras coisas e não voltaram mais. Então, o mercado se viu numa necessidade de contratar pessoas novas […] foi aí a necessidade de as empresas para capacitar as pessoas para o mercado de trabalho para atender seus clientes”, comenta o especialista.
A Abrasel explica que não é um serviço novo no Estado. Francisco Pezzino, por exemplo, é consultor de gestão em gastronomia para bares e atua em parceria com o Sebrae-MS. Objetivo é buscar o melhor desempenho dos negócios.
“É extremamente importante que bares e restaurantes invistam em qualificação, treinamento, reciclagem, melhorando seus ambientes de negócios, seja por meio da parceria oferecida pela entidade, seja por meio de outros consultores”, afirma a entidade.
Retorno para empresas
Gabriel Astolpho Schuster é gerente de um restaurante especializado em carnes localizado na Avenida Afonso Pena com a Rio Grande do Sul. À equipe de reportagem, disse que contratou a assessoria de Douglas para proporcionar bom atendimento ao público há cerca de três meses.
“Logo nas primeiras semanas a gente já notou muita diferença na postura dos meninos [garçons], no atendimento e muito mais”, revela. Schuster afirma, ainda, que consultoria ajudou a aumentar e fidelizar clientela.
Apesar do bom desempenho, Moraes ainda relata que toda a conquista se deve à equipe. “Eu não faço nada sozinho. O que a gente faz é ensinar o que a gente fazia como garçom […] o mérito é 100% da equipe das casas”.
Cenários de bares e restaurantes em Campo Grande
Ainda conforme a Abrasel, o período pós-pandemia apresenta comportamento social ávido por consumo na Capital. Apesar da retomada, setor ainda enfrenta grandes desafios já que muitos empresários acabaram se endividando e perdendo funcionários. Portanto, vivem luta constante para alcançar o equilíbrio. A principal barreira é a escassez de mão de obra.
Em recente levantamento, a Abrasel constatou que 35% dos bares e restaurantes trabalharam com lucro em maio, contra 29% que realizaram prejuízo. Outros 36% ficaram em equilíbrio.
“A inflação é o principal obstáculo na retomada. Entre os principais fatores, estão o aumento nos insumos (75%), a queda nas vendas (63%), a redução no número de clientes (58%), as dívidas com empréstimos bancários (54%) e as dívidas com impostos (49%)”, conclui.
Fale com o MidiaMAIS!
Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.
Notícias mais lidas agora
- Jovem desaparece em Campo Grande e mãe recebe ligação de possível sequestro: ‘Quer que mate ela?’
- Mãe de Sophia chora ao tentar desmentir sogra e amigos de Christian por acusações de agressão e uso de drogas
- “Pedófilo, psicopata, manipular, um monstro”, diz mãe de Shophia sobre Christian
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
Últimas Notícias
Israel é acusado de genocídio na Faixa de Gaza por Anistia Internacional
Organização apresentou relatório com 15 ataques feitos em sete meses, com 334 mortes
Christian nega agressão que matou Sophia durante banho: ‘Stephanie que deu banho nela’
Stephanie disse em julgamento que sofria violência doméstica
Em processo de inventário, filha descobre sociedade falsa que usava nome de pai falecido
Suspeito do golpe teria deixado Mato Grosso do Sul por outras fraudes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.