Chegada prévia de Olodum a Campo Grande motiva ações sociais antes do Campão Cultural

Grupo Olodum tem show marcado para segunda-feira (10) no Campão Cultural. Além dos compromissos profissionais, artistas vão conhecer comunidade quilombola

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Grupo Olodum em Campo Grande
Grupo Olodum chega a Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Uma das atrações mais aguardadas do Campão Cultural 2022, o grupo Olodum chegou com um dia de antecedência a Campo Grande. Com show gratuito marcado para segunda-feira (10) no Campão Cultural, o motivo está relacionado a ações filantrópicas que os integrantes desejam fazer na cidade.

Durante coletiva de imprensa realizada neste domingo (9), sete artistas do Olodum se reuniram para dar mais detalhes sobre o próximo show na Capital. Ativos em causas comunitárias e sociais, eles explicaram que a essência da banda é, além de formar músicos, criar cidadãos e servir a comunidade. Dessa forma, se autodenominam um ‘bloco social’.

A equipe do Jornal Midiamax foi recebida com uma ‘palhinha’ do que está por vir no espetáculo de amanhã, com ritmos de bateria que convidam o público a dançar. Segundo o grupo, é no tambor onde nasce a força de mudança, sempre zelando as raízes de Salvador.

“A música do Olodum é através dos tambores, a harmonia casada com tamborim. Nós transmitimos, através dos tambores, paz, amor e muita música. A gente espera desse show muita positividade, festa e alegria”, explica Lázaro Araújo Muniz (Lazinho), um dos cantores do grupo.

Lazinho grupo Olodum
Lazinho explica importância do Olodum para comunidade (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Eles ainda ressaltaram a importância de democratizar o acesso a arte e cultura, especialmente às pessoas da periferia.

“O Olodum é um bloco carnavalesco fundado socialmente para fazer com que aquela comunidade do Pelourinho tivesse Carnaval. Então, falou em social, a gente está presente. Queremos ter essa troca”, comenta Lucas Fernando Borges, fazendo referência ao festival campo-grandense também.

Mulheres na percussão

Se é no som dos tambores onde nasce a transformação, é também onde gera a força. Única figura feminina simbolizando o Olodum em Campo Grande, a percussionista Andréia Reis pretende dar um show de representatividade sob os holofotes do Campão Cultural.

Questionada pelo Jornal Midiamax sobre a expectativa de levar a cultura da mulher baiana para o palco, ela afirma ser um momento de muita importância, visto que, até a sua adolescência, mulher era proibida de tocar tambor na sua comunidade.

Considerada uma artista pioneira na percussão em Salvador, hoje ela tem orgulho de afirmar ser uma figura de inspiração para mulheres que também desejam trilhar pelo meio artístico.

Andréia Reis Olodum
Andréia Reis é pioneira em percussão em Salvador(Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

“Tem gente que diz que lugar de mulher é na cozinha, é piloto de fogão. É coisa nenhuma. Eu estou aqui representando a mulher e mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser e onde tiver competência para estar”, diz, com orgulho.

Andréia começou a tocar tambor aos 12 anos de idade, quando as coisas ainda eram muito diferentes. Além de ter enfrentado muito preconceito, vivenciou inúmeras dificuldades – inclusive dentro de casa.

Depois de muito empenho e servindo de inspiração para as novas gerações, hoje o cenário em Salvador é outro. Por causa dela, existem meninas na bateria e até mesmo grupos unicamente femininos.

“Fui no tranco e no barranco, mas hoje estou aqui. Já passei por vários países. Então eu sirvo de exemplo, é gratificante ver esse trabalho que eu praticamente comecei […] sou mulher, sou mãe e agora estou dando continuidade ao meu trabalho”, comemora, emocionada.

Olodum em Campo Grande

O grupo Olodum chegou neste domingo (9) a Campo Grande e se apresenta na segunda-feira (10) no Campão Cultural, a partir das 21h. O cantor Silva também se apresenta no evento, às 19h no palco principal.

Para aproveitar maior tempo de estadia, o grupo contou que vai conhecer a cultura local. Além disso, ações filantrópicas constam na agenda dos artistas.

No período da tarde de amanhã, Olodum vai se encontrar com as crianças da Comunidade Quilombola Tia Eva. Segundo a produção, as crianças serão levadas do quilombo até o espaço Laricas Cultural. Lá, participarão de conversas e vivências musicais ao lado da banda baiana.

Campão Cultural

Além de Olodum, o Festival Campão Cultural traz outros nomes de peso na programação musical. Neste domingo (9), Pitty e Nando Reis se apresentam na Esplanada Ferroviária (Avenida Calógeras, 5045 – Centro).

Na terça-feira (11), é dia da cantora Roberta Miranda. Já na quinta-feira (13), é a vez de Ludmilla e MC Tha subirem ao palco. Na sexta (14), campo-grandenses podem esperar Supercombo, Drik Barbosa, MV Bill e Rashid. A programação se encerra no sábado (15), com show de Marina Peralta, Baiana System, KL Jay e Thaíde.

Quer conferir a programação completa do Campão Cultural? Clique AQUI!


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados