Castelos, revolução e histórias: livro revela genealogia das famílias que originaram Mato Grosso do Sul
Em pesquisa que durou 15 anos, autor passou por Portugal e Espanha em busca de documentos históricos para escrever a obra
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após se dedicar à pesquisa por 15 anos, o advogado e empresário Flávio Affonso Barbosa lança o livro “Laços de Família: Genealogia, História e Curiosidades na Formação da Sociedade Sul-Mato-Grossense” na próxima quarta-feira (16), às 19h, na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande. Segundo o autor, ele se aprofundou nos estudos para saber a origem da própria família. Com o tempo, reuniu material suficiente para abordar sobre as famílias que entrelaçaram na formação da sociedade sul-mato-grossense. A obra literária aborda justamente a origem e suas respectivas ramificações.
Filho de uma das famílias pioneiras na colonização do sertão de Mato Grosso do Sul, nascido em Campo Grande e criado em contato com a natureza exuberante do Pantanal e da Vacaria, onde ouviu muitas histórias de lutas e conquistas, Flávio diz que não busca intitular-se genealogista, historiador ou antropólogo, mas um mero pesquisador que buscou investigar diversas fontes historiográficas para encontrar respostas aos seus questionamentos.
A pesquisa desenvolvida por ele, iniciada em 2006, demorou 15 anos para ser concluída e o levou a uma viagem de mais de 4 mil quilômetros por Portugal e Espanha, onde descobriu curiosidades e documentos sobre a origem de sobrenomes como Silva, Costa, Souza, Pereira, Barbosa, Rezende e vários outros, cujos brasões estampam a capa do livro.
“Este trabalho não foi inspirado pela vaidade de ostentar a nobreza de antepassados, haja vista que, entre os diversos laços familiares, existem troncos humildes, vinculados com bandeirantes perseguidos pela inquisição, e outros ramos de indígenas, cujos membros tornaram-se nobres não por escudos ou títulos, mas por seus grandes feitos na colonização do sertão do Brasil”, explica o autor.
Curiosidades
Entre as várias curiosidades relatadas no livro está uma revolução ocorrida em 1892, em Corumbá, que declarou a independência do sul de Mato Grosso, que se constituiu em um país livre e soberano sob o nome de República Transatlântica, fato relatado, na época, em jornais de vários países.
Além das histórias do Estado, o autor apresenta fatos que remetem à história do Brasil.
“Apesar de volumoso, rico em detalhes e em ilustrações, nenhum tema ou momento histórico relatado teve a pretensão de esgotar o assunto como uma verdade absoluta, mas, ao contrário, apenas oferecer um panorama da formação da sociedade sul-mato-grossense por meio do entrelaçamento das diversas famílias objeto de estudo”, esclarece Flávio Affonso.
Serviço
O livro “Laços de Família: Genealogia, História e Curiosidades na Formação da Sociedade Sul-Mato-Grossense”, de Flávio Affonso Barbosa, será lançado nesta quarta-feira (16), às 19h, na sala de vernissage da Esplanada Ferroviária, na Avenida Calógeras nº 3.015.
Curtiu? Segue a gente no Instagram, Facebook e TikTok. Tem sugestões? Mande pelas redes sociais ou pelo WhatsApp do MidiaMAIS: (67) 99852-0998.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.