Trilogia sobre lenda dos tesouros enterrados no Paraguai é selecionada para Festival Latino de cinema
Os filmes, que foram produzidos e dirigidos em Bonito, contam com experiências dos próprios diretores
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os filmes “La Plata Yvyguy – Enterros e Guardados”, “A Menina da Estrada” e “O Guardado”, todos produzidos e gravados em Bonito, foram selecionados para o “Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo”. Paulo Alvarenga explica ao Jornal Midiamax que obras retratam um dos momentos mais importantes da história do Brasil e de Mato Grosso do Sul.
“É uma trilogia que fala da minha experiência com os indígenas e das estórias de tesouros enterrados, da Guerra do Paraguai”, afirmou. A lenda dos tesouros enterrados durante o conflito é bem conhecido na região e já foi até assunto aqui no Midiamax, no Dia do Folclore.
Na época, o pesquisador Andriolli de Britesda Costa afirmou ser uma das histórias mais conhecidas na fronteira.
“Desde cedo, isso chamou muita atenção das pessoas lá porque os tesouros enterrados são tão marcantes no imaginário paraguaio, que pessoas morrem todos os meses — e eu percebi isso fazendo a minha pesquisa — procurando tesouros protegidos por espíritos. Tesouros, esses, que datam da época da guerra contra o Paraguai. Na lenda, se você tiver o coração puro, seguir uma cena ritualística, você consegue retirar esse ouro encantado e ele será seu. E isso move tanto as pessoas, que tem gente que vive e morre por causa disso”, falou o pesquisador em agosto.
Agora, a lenda dos tesouros enterrados da Guerra do Paraguai será destaque no festival de cinema. “Em La Plata Yvyguy – Enterros e Guardados”(2016), o filme busca retratar a vida dessas famílias que guardavam seus bens antes de partirem para a batalha. Já a obra “A Menina da Estrada” (2018) é baseada nos manuscritos de Alvarenga de quando viveu entre os Kadiwéu, Kinikinanau, na Aldeia São João, entre 2002 e 2004.
Por fim, “O Guardado” (2009) mostra um homem que acaba de se mudar para uma pequena aldeia em Mato Grosso do Sul, quando vive uma experiência mística que assombra a área. As três obras, comandadas por Paulo Alvarenga e Marcelo Felipe Sampaio, vão passar no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Este, por final, chega a sua 16ª edição em 2021 e acontece entre os dias 10 e 17 de dezembro com programação híbrida, sendo uma parte disponibilizada online e outra que será realizada Circuito Spcine em São Paulo.
“Estar nesse grande festival com três produções totalmente independentes aqui de Bonito é uma alegria imensa e marca minha trajetória como produtor Cultural aqui em Mato Grosso do Sul”, disse Paulo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.