Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Sem suporte na saúde, pais lutam para que espinha bífida seja conhecida em MS

De acordo com mãe de criança portadora, muitos possuem a condição sem mesmo saber que ela existe
Arquivo -
Associação em Campo Grande começa a conscientizar sobre espinha bífida em MS
Associação em Campo Grande começa a conscientizar sobre espinha bífida em MS

Em meio a uma importante campanha de divulgação, os pais de Matheus, de 3 anos, lutam para que a condição rara do filho e de muitas outras crianças seja reconhecida em , já que a espinha bífida, má-formação do pequeno, é oito vezes mais recorrente que a Síndrome de Down, por exemplo. E, mesmo com a alta incidência, o suporte na saúde não é nada equivalente e, por muitas vezes, o problema sequer é conhecido pela população.

“A espinha bífida é uma má-formação na coluna ainda durante a formação do feto. Espinha bífida é um termo geral, existem os tipos fechadas e abertas. No caso das fechadas, é muito comum as pessoas nem saberem que têm, porque geralmente não tem sintoma nenhum e a pessoa passa a vida toda sem saber”, explica Cynthia Lescreck, a mãe de Matheus, ao Jornal Midiamax. Ela é líder da causa em Campo Grande.

O filho de Cynthia tem a tipo mielomeningocele, que também é fechada e as sequelas são menores. No entanto, é uma das mais graves. “No caso da mielomeningocele, há uma má-formação no fechamento do tubo neural, então as estruturas que têm que estar dentro dele ficam pra fora, e o bebê nasce ou com uma bolha nas costas, ou então com as costas abertas. E aí tem que ser feita a cirurgia na hora que nasce”, diz ela.

Em agenda pública no dia 25 de outubro, data que celebra o dia da mielomeningocele, pais solicitaram no inteiro que o SUS enquadre essa cirurgia. “Porque essa cirurgia não é paga, nem pelo SUS, ela é a título de estudo ainda, é experimental, mas ela não é mais um estudo, já se enquadra como sendo um dos tratamentos avançados da mielomeningocele. Quando estava em estudo, eles estavam fazendo em aleatório, escolhendo a gestante que ia fazer a cirurgia. Interromperam o estudo porque acharam desumano. A criança que operou no útero nasce quase 100% perfeita, enquanto quem opera após o nascimento, nasce com 90% a mais de sequelas. Então a gente precisa divulgar, tem que ser uma realidade”, pede a mulher.

Cynthia Lescreck é líder da Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele (ABSAM) de Campo Grande. “A associação é recente, me ofereci para ser líder aqui em Campo Grande para trazer essas informações pra cá. É uma situação muito atual, que não escolhe classe social, cor, nada. Qualquer pessoa pode ter o filho com essa má formação”, diz ela.

Miguel e Matheus (Foto: Arquivo Pessoal)

Apelo

De acordo com Cynthia, a mãe de Miguel (menino de amarelo), ouviu dos médicos que precisaria abortar devido à má-formação do filho. “Falaram que a criança ia nascer e morrer poucas horas depois, e ela perguntou se não tinha nenhum recurso e falaram que não. Aí ela pesquisou na e descobriu uma cirurgia intrauterina e voltou para o médico, que perguntou ‘mas você quer ser cobaia?’, e ela disse ‘eu quero’. Ela conseguiu na Justiça fazer a cirurgia e a criança quase não tem sequelas graças a isso”, conta.

Já o filho, Matheus, nasceu com uma bola de gordura perto do bumbum. “Aqui em Campo Grande, nenhum médico sabia o que era, e aí eu descobri quando fui pra Brasília. Pra ver como aqui precisa de divulgação para os médicos se atualizarem também”, apela.

Pessoal da ABSAM em Campo Grande (Foto: Arquivo Pessoal)

Outubro foi mês de conscientização para a espinha bífida e a intenção é divulgá-la para que as pessoas conheçam, possam prevenir e em caso positivo, procurar o melhor tratamento para ter uma melhor qualidade de vida. O objetivo é que um projeto de lei garanta tratamento adequado na rede pública. Atualmente, as terapias aos diferentes tipos de espinha bífida ocorrem em grandes centros, como a rede Sara (DF e RJ) e muitos não dispõem de dinheiro para as viagens. Por isso, o apelo, além da gravidade do problema.

Conquistar a cirurgia intrauterina, além de orientar as formas de prevenção à espinha bífida é uma grande evolução e pode evitar novos portadores da condição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
caixa de supermercado

Funcionário de supermercado é acusado de importunação sexual contra cliente em Campo Grande

Governo federal gasta 60% dos recursos com Previdência e pessoal, mostra estudo

Ônibus do Consórcio Guaicurus em Campo Grande - (Imagem Ilustrativa | Fala Povo, Jornal Midiamax)

Passageiro é esfaqueado em terminal após discussão dentro de ônibus em Campo Grande

brasil futebol de praia

De forma dramática, Brasil vence Itália no Mundial de futebol de praia

Notícias mais lidas agora

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

antonio

‘Nunca será esquecido’, diz filha de empresário que morreu em cela da delegacia

Jair Bolsonaro comemora saída de hospital após três semanas internado em Brasília

FLAMENGO DERROTA PALMEIRAS BRASILEIRAO

Flamengo amarga derrota para o Cruzeiro e perde liderança do Brasileirão; confira tabela

Últimas Notícias

Esportes

Alison dos Santos vence 400m rasos com melhor tempo da carreira em Miami

Para levar a medalha de ouro, ele precisou superar dois corredores da casa

Cotidiano

Quando procurar um médico? Aumento de casos de doenças respiratórias exige atenção para sintomas

Determinados sintomas podem indicar agravamento da infecção e necessitam de avaliação profissional o quanto antes

Esportes

Em jogo paralisado por suspeita de racismo, Operário-PR vence América-MG pela Série B

Na etapa final, o Operário-PR seguiu melhor e criou diversas oportunidades, mas não conseguiu ampliar

Polícia

Padre passa mal ao ser ameaçado por fiel da maçonaria após missa em Campo Grande

Homem não gostou do que padre disse sobre maçons na homilia e voltou à igreja com mais dois homens para matá-lo, diz denúcia