Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Polêmica: campo-grandenses amam comer comida com banana; será que faz mal?

Especialista esclarece se o costume de comer comida com banana pode ou não desregular o funcionamento intestinal e do estômago
Arquivo -
Ovo frito
Ovo frito

Frita, da terra, nanica… com farofa, feijão ou ovo frito. Para os leitores do Jornal Midiamax, banana é boa com tudo e o alimento é quase indispensável como acompanhamento nas principais refeições tradicionais do dia a dia. Motivo de polêmica na internet, a preferência pela fruta no prato de comida é questionada e não agrada todo mundo.

Muitos sentem nojo só de pensar na combinação e afirmam não gostar de sentir nem o aroma da banana junto com o feijão, por exemplo. Enquanto outros dizem não conseguir fazer uma refeição sem a doce e calórica fruta.

Diante do debate, o MidiaMAIS lançou uma enquete no Clube de Receitas do Midiamax e 326 leitores responderam à pergunta: “Você é do time que coloca banana na comida para acompanhar ou prefere não misturar?”. A resposta “Banana na comida” obteve 269 votos, enquanto “Prefiro não misturar” ganhou apenas 57.

O resultado representa não só os campo-grandenses e sul-mato-grossenses, mas o Brasil de forma geral. É hábito nacional acrescentar uma bananinha numa pratada de arroz e feijão, ao lado de vários alimentos pesados no almoço e na janta. Mas, será que esse costume pode trazer algum prejuízo ou desequilíbrio para quem ingere? Ou ainda, será que faz mal ou engorda?

Banana é queridinha dos sul-mato-grossenses (Foto: Reprodução, Twitter)
Banana é queridinha dos sul-mato-grossenses (Foto: Reprodução, Twitter)

De acordo com Tássia Lima, nutricionista clínica e esportiva de (CRN3 – 50567), uma banana junto com o almoço ou com jantar, não vai fazer ninguém engordar.

“A banana é sim um alimento rico em carboidrato, vitaminas e minerais, como potássio e magnésio, e fibras também. Tudo depende da composição do seu prato e das quantidades que se consome. Quanto mais variada é uma refeição, contendo verduras, legumes e algumas frutas, mais nutritiva ela é”, explica a profissional ao MidiaMAIS.

“Lembrando que seu consumo deve ser de maneira equilibrada e não de forma excessiva. Para quem não tem hábito de consumir frutas no dia a dia, é uma boa opção começar inserir dessa forma junto com alguma refeição, até conseguir se habituar a consumir frutas em outros horários”, orienta a nutricionista.

Combinação perfeita

Segundo Tássia, a banana não irá desregular o funcionamento intestinal ou do estômago. A nutricionista ainda ensina como equilibrar o prato usando a banana como acompanhamento sem nenhum peso na consciência.

“É uma fruta bem nutritiva e, por ter carboidrato e fibras, traz bastante saciedade. Uma opção para uma refeição mais equilibrada é diminuir a quantidade do arroz, ou macarrão no prato — que também são fontes de carboidratos — e inserir a banana, ou ainda consumi-la como após a refeição”, aconselha a nutricionista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com setor aquecido em MS, revendedores de veículos não querem mais o título de ‘garagistas’

Com ‘surto’ na Bolívia, Corumbá recebe 600 mil doses para ampliar vacinação contra o sarampo na fronteira

Com 4 mil vagas, feira de empregos não empolga e atrai apenas 200 pessoas em Campo Grande

Pé-de-Meia

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Lembra dele? João conquistou 1,9 milhão de seguidores no TikTok ensinando técnicas de tie-dye

Últimas Notícias

Esportes

Iga Swiatek vence Anisimova em Wimbledon com vitória histórica por duplo 6/0

Com o resultado, Swiatek garantiu a premiação de 4,7 milhões de libras (cerca de R$ 35 milhões)

Polícia

Em um ano, investimento em policiamento salta 240% em Mato Grosso do Sul

Resultado é queda nos crimes patrimoniais, como roubos e furtos

Cotidiano

Atenção: Inmet emite alerta de baixa umidade do ar em todas as cidades de MS

Alerta indica umidade relativa do ar entre 20 e 30%

Transparência

Câmara de Ribas do Rio Pardo revoga licitação após TCE apontar irregularidades

Na constatação de irregularidades do TCE foram apontados indícios de natureza material e procedimental no processo licitatório