Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Poeta campo-grandense faz espetáculo virtual para divulgar poesia contemporânea

Para difundir a criação literária, o poeta campo-grandense Febraro de Oliveira realiza, aos sábados, espetáculos virtuais pelo Youtube
Arquivo -

Com o intuito de difundir a falada e a criação literária, o escritor e poeta campo-grandense Febraro de Oliveira, ao lado dos poetas contemporâneos Açucena Ketily, Izabella Camati e Viviane Corrêa, realiza, aos sábados, espetáculos poéticos virtuais pelo Youtube. Denominado projeto ´Uirapuru, 325 – Treze de maio, 1404´, as ações contam com o incentivo do Fundo Municipal de Investimento Cultural – FMIC/2019, da Prefeitura Municipal de , por meio da Secretaria Municipal de Cultura e (Sectur).

Ao todo serão realizadas 20 lives, com duração de 30 a 40 minutos, com o propósito de pensar em poesia falada, por meio de performances com metalinguagem. E, sempre ao final das apresentações, ocorre um encontro em sala virtual com a realização de um pequeno sarau, momento em que os participantes homenageiam também escritores regionais e nacionais ou movimentos artísticos.

Conforme Febraro, idealizador do projeto, os espetáculos virtuais são conduzidos por ele e três poetas contemporâneas – Açucena Ketily, Izabella Camati e Viviane Corrêa – das regiões centro-oeste, nordeste e sul do país, que trabalham diariamente na produção das lives, proporcionando intercâmbio cultural e geográfico, enriquecendo as apresentações e trazendo outras perspectivas artísticas e estéticas. “Essas lives acabam sendo um alicerce muito importante da poesia, palavra e cena contemporânea, por meio de um espetáculo poético por semana, criando diversas narrativas, oportunizando uma difusão da poesia contemporânea principalmente entre os jovens”, explica.

Para a poeta campo-grandense Viviane Corrêa os espetáculos trazem oportunidades de experimentar em cena, outras possibilidades que o espaço virtual proporciona: “Realizar isso em coletivo é uma energia singular, contagiante de forma muito positiva. A coletividade agrega muito nessa experiência, aprendo sobre outras perspectivas, outros olhares sobre as cenas e ao mesmo tempo vida. Acredito na possibilidade de modificar o mundo com a arte, sementes lançadas, sutilezas”.

A artista Açucena Ketily, acredita que o projeto em geral, tem a capacidade de transportar para um ambiente menos hostil. “O mundo ainda, como sempre, continua caótico e cheio de birra com a humanidade, mas os espetáculos apresentam um ponto de paz no meio disso tudo”, avalia.

Lançamento de livro e sucesso nas redes socias

O projeto “Uirapuru, 325 – Treze de maio, 1404” propõe a realização das lives/performances e a publicação de 3 mil exemplares do quinto livro de Febraro de Oliveira, que foi construído entre 2017 e 2021. O romance contemporâneo cruza duas ruas de Campo Grande, uma rua que nasceu por ocupação, periférica; e outra central. Para sua produção, foram feitas entrevistas, rodas de conversas, moradia e performances nas duas ruas, com a ideia de sensibilizar e construir narrativas.

É um livro camaleônico, em que a leitura poderá ser iniciada em qualquer página. Sem começo, meio e fim. Esse voo de início ao novo século mostra que o ponto de partida e o objetivo não nos interessa mais. Um livro feito por caminhos, onde o leitor escolhe o seu. O jovem também iniciou um curso para escritores jovens de todo o país. 

Febraro de Oliveira é ator, escritor e poeta. Foi integrante do Grupo Casa – Coletivo de . É fundador do perfil de poesia do Facebook “p o e t a s t r o”, que hoje conta com quase 4 milhões de seguidores ao redor do mundo. Aos 22 anos, o jovem já traz na bagagem profissional quatro obras literárias publicadas: ´Poesia Não Existe ou ensaiodoquenãoédito´, com o qual foi considerado “a revelação poética da nova geração”; livro ´Tødavia´, com o qual ficou durante semanas entre os lançamentos mais vendidos da Amazon; livro ´Planos incríveis para situações mirabolantes´, que se encontra até janeiro de 2021 entre os mais vendidos em Arte Conceitual na Amazon e; livro ´Uma festa para o fim do mundo´, ganhador dos prêmios ´LEIA MS´ e ´III Prêmio de Reconhecimento Popular (2019/2020) – Livro do Ano´.

Confira a programação completa abaixo:

  • 13 de fevereiro: AÇÃO POÉTICA PARA O FIM DO MUNDO
  • 20 de fevereiro: SOU O MAIS PESADO QUE CARREGO
  • 27 de fevereiro: QUINTESSÊNCIA
  • 06 de março: ME BEIJA, RAQUEL?
  • 13 de março: ME BEIJA, EVA?
  • 20 de março: ME BEIJA, DIANA?
  • 27 de março: ME BEIJA, TANIA?
  • 03 de abril: NO FUNDO DO OCEANO, OS ANIMAIS INVISÍVEIS
  • 10 de abril: UMA FESTA PARA O FIM DO MUNDO
  • 17 de abril: UIRAPURU

Serviço: as apresentações que já foram realizadas e as próximas podem ser vistas pelo canal do Youtube do poeta Febraro de Oliveira. Mais informações pelo Instagram ou pelo telefone (67) 99690-5021.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV