MidiaMAIS

Poeta campo-grandense faz espetáculo virtual para divulgar poesia contemporânea

Para difundir a criação literária, o poeta campo-grandense Febraro de Oliveira realiza, aos sábados, espetáculos virtuais pelo Youtube

Carlos Yukio Publicado em 13/02/2021, às 15h45

None
Poeta campo-grandense faz espetáculo virtual para divulgar poesia contemporânea

Com o intuito de difundir a poesia falada e a criação literária, o escritor e poeta campo-grandense Febraro de Oliveira, ao lado dos poetas contemporâneos Açucena Ketily, Izabella Camati e Viviane Corrêa, realiza, aos sábados, espetáculos poéticos virtuais pelo Youtube. Denominado projeto ´Uirapuru, 325 – Treze de maio, 1404´, as ações contam com o incentivo do Fundo Municipal de Investimento Cultural – FMIC/2019, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Ao todo serão realizadas 20 lives, com duração de 30 a 40 minutos, com o propósito de pensar em poesia falada, por meio de performances com metalinguagem. E, sempre ao final das apresentações, ocorre um encontro em sala virtual com a realização de um pequeno sarau, momento em que os participantes homenageiam também escritores regionais e nacionais ou movimentos artísticos.

Conforme Febraro, idealizador do projeto, os espetáculos virtuais são conduzidos por ele e três poetas contemporâneas – Açucena Ketily, Izabella Camati e Viviane Corrêa – das regiões centro-oeste, nordeste e sul do país, que trabalham diariamente na produção das lives, proporcionando intercâmbio cultural e geográfico, enriquecendo as apresentações e trazendo outras perspectivas artísticas e estéticas. “Essas lives acabam sendo um alicerce muito importante da poesia, palavra e cena contemporânea, por meio de um espetáculo poético por semana, criando diversas narrativas, oportunizando uma difusão da poesia contemporânea principalmente entre os jovens”, explica.

Para a poeta campo-grandense Viviane Corrêa os espetáculos trazem oportunidades de experimentar em cena, outras possibilidades que o espaço virtual proporciona: “Realizar isso em coletivo é uma energia singular, contagiante de forma muito positiva. A coletividade agrega muito nessa experiência, aprendo sobre outras perspectivas, outros olhares sobre as cenas e ao mesmo tempo vida. Acredito na possibilidade de modificar o mundo com a arte, sementes lançadas, sutilezas”.

A artista Açucena Ketily, acredita que o projeto em geral, tem a capacidade de transportar para um ambiente menos hostil. “O mundo ainda, como sempre, continua caótico e cheio de birra com a humanidade, mas os espetáculos apresentam um ponto de paz no meio disso tudo”, avalia.

Lançamento de livro e sucesso nas redes socias

O projeto “Uirapuru, 325 – Treze de maio, 1404” propõe a realização das lives/performances e a publicação de 3 mil exemplares do quinto livro de Febraro de Oliveira, que foi construído entre 2017 e 2021. O romance contemporâneo cruza duas ruas de Campo Grande, uma rua que nasceu por ocupação, periférica; e outra central. Para sua produção, foram feitas entrevistas, rodas de conversas, moradia e performances nas duas ruas, com a ideia de sensibilizar e construir narrativas.

É um livro camaleônico, em que a leitura poderá ser iniciada em qualquer página. Sem começo, meio e fim. Esse voo de início ao novo século mostra que o ponto de partida e o objetivo não nos interessa mais. Um livro feito por caminhos, onde o leitor escolhe o seu. O jovem também iniciou um curso para escritores jovens de todo o país. 

Febraro de Oliveira é ator, escritor e poeta. Foi integrante do Grupo Casa – Coletivo de Artistas. É fundador do perfil de poesia do Facebook “p o e t a s t r o”, que hoje conta com quase 4 milhões de seguidores ao redor do mundo. Aos 22 anos, o jovem já traz na bagagem profissional quatro obras literárias publicadas: ´Poesia Não Existe ou ensaiodoquenãoédito´, com o qual foi considerado “a revelação poética da nova geração”; livro ´Tødavia´, com o qual ficou durante semanas entre os lançamentos mais vendidos da Amazon; livro ´Planos incríveis para situações mirabolantes´, que se encontra até janeiro de 2021 entre os mais vendidos em Arte Conceitual na Amazon e; livro ´Uma festa para o fim do mundo´, ganhador dos prêmios ´LEIA MS´ e ´III Prêmio de Reconhecimento Popular (2019/2020) – Livro do Ano´.

Confira a programação completa abaixo:

  • 13 de fevereiro: AÇÃO POÉTICA PARA O FIM DO MUNDO
  • 20 de fevereiro: SOU O MAIS PESADO QUE CARREGO
  • 27 de fevereiro: QUINTESSÊNCIA
  • 06 de março: ME BEIJA, RAQUEL?
  • 13 de março: ME BEIJA, EVA?
  • 20 de março: ME BEIJA, DIANA?
  • 27 de março: ME BEIJA, TANIA?
  • 03 de abril: NO FUNDO DO OCEANO, OS ANIMAIS INVISÍVEIS
  • 10 de abril: UMA FESTA PARA O FIM DO MUNDO
  • 17 de abril: UIRAPURU

Serviço: as apresentações que já foram realizadas e as próximas podem ser vistas pelo canal do Youtube do poeta Febraro de Oliveira. Mais informações pelo Instagram ou pelo telefone (67) 99690-5021.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax

Jornal Midiamax