Com 3,8 milhões de seguidores, poeta campo-grandense realiza curso gratuito
O escritor e poeta campo-grandense Febraro de Oliveira realiza curso de criação literária ´Abrindo brechas no cotidiano: deixar o poema fruir´
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De 14 de fevereiro à 28 de março, com aulas duas vezes por semana, o escritor e poeta campo-grandense Febraro de Oliveira realiza o curso de criação literária ´Abrindo brechas no cotidiano: deixar o poema fruir´. O curso será online, as inscrições são gratuitas e seguem até esta sexta-feira, 5 de fevereiro. Os selecionados serão divulgados no dia 10. Este Projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Campo Grande.
“A partir do momento em que nos encontramos em isolamento social, tivemos que suportar nossa própria solidão e deixar com que o cotidiano, a geladeira, as cadeiras, a cama, nos atravessassem. Pois só com o atravessamento é possível existir e elaborar o real. Este projeto é um grande encontro que acontecerá duas vezes por semana durante dois meses, para tentar criar, amarrar, sobrepor o real, armando planos incríveis para situações mirabolantes. O curso é um estudo do cotidiano com base no isolamento social e o instante pandêmico, para a criação literária”, conta Febraro.
Serão selecionados 25 jovens escritores e amantes da literatura para se aventurarem nessa criação literária coletiva e urgente. Pessoas que escreverão ao mesmo tempo em lugares diferentes, olhando seus cotidianos e deixando que eles os atravessem, atropelem. “Iniciaremos a jornada de 16 encontros para discutir, ler, escrever e pesquisar a poesia no mundo, por diferentes linguagens. Trabalharemos com referências partindo de outras linguagens como a dança, o teatro, as artes visuais, a performance e o cinema como gatilhos provocadores da escrita”, acrescenta.
A cada novo encontro mais linguagens artísticas adentrarão as discussões. Após alguns encontros de provocação e escrita, o grupo fará a edição, correção e recriação dos poemas produzidos para o lançamento de um e-book. Serão momentos intensos de leitura, releitura, pesquisa e encontro. Além do curso e da publicação do e-book, serão realizadas três performances de 15 minutos cada (correlacionando e transversalizando os fazeres) e dois saraus virtuais com convidados.
Projeção nas redes sociais
Febraro de Oliveira é ator, escritor e poeta. Foi integrante do Grupo Casa – Coletivo de Artistas, no qual exercia as funções de ator, escritor e instrutor nas turmas para crianças do curso de iniciação teatral do coletivo. É fundador do perfil de poesia do Facebook “P o e t a s t r o“, que hoje conta com quase 4 milhões de seguidores ao redor do mundo.
Aos 22 anos, o jovem poeta traz na bagagem profissional quatro obras literárias publicadas. É autor do livro ´Poesia Não Existe ou ensaiodoquenãoédito´, com o qual foi considerado “a revelação poética da nova geração”; do livro ´Tødavia´, que ficou durante semanas entre os lançamentos mais vendidos da Amazon; do livro ´Planos incríveis para situações mirabolantes´, que se encontra até janeiro de 2021 entre os mais vendidos em Arte Conceitual na Amazon e; do livro ´Uma festa para o fim do mundo´, ganhador dos prêmios ´LEIA MS´ e ´III Prêmio de Reconhecimento Popular (2019/2020) – Livro do Ano´.
Também foi ator e escritor nas cenas curtas ´Trem leve sob trilhos´, ´Não chegue na hora marcada´, ´No centro de uma mesma e estranha mesa´, ´Ontem à noite na beira do rio´, entre outras. Criou e realizou a performance ´Reclama o teu Amor Aqui´ pelos centros históricos de Campo Grande – MS, propondo um reconhecimento destes lugares e das narrativas dos sujeitos que passam por ela. Participou como ator e produtor do espetáculo “A Vida é Sonho” e de todos os espetáculos da “Turma do Bagacinho“, entre 2016 e janeiro de 2019, do Grupo Casa – Coletivo de Artistas.
Inscrições
Serão selecionados 25 escritores, de diversos lugares; sendo que duas vagas serão destinadas para pessoas LGBTQIA+ e quatro vagas para pessoas pretas e indígenas. A seleção será feita pelo artista e poeta campo-grandense Vini Willyan. O curso de criação literária acontecerá durante 8 semanas, de 14 de fevereiro à 28 de março, duas vezes por semana. Cada encontro terá 2 horas de duração, totalizando 32 horas de carga horária. Inscrições pelo link: https://forms.gle/fJrp4GMZyanWMGLC8. Mais informações pelo Instagram ou pelo telefone (67) 98149-6775.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Problemas climáticos impulsionam queda de 6,7% na safra de 2024, segundo estimativas de novembro
Em novembro, IBGE prevê safra de 294,3 milhões de toneladas para 2024 e de 314,8 milhões de toneladas para 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.