Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Com 3,8 milhões de seguidores, poeta campo-grandense realiza curso gratuito

O escritor e poeta campo-grandense Febraro de Oliveira realiza curso de criação literária ´Abrindo brechas no cotidiano: deixar o poema fruir´
Arquivo -

De 14 de fevereiro à 28 de março, com aulas duas vezes por semana, o escritor e poeta campo-grandense Febraro de Oliveira realiza o curso de criação literária ´Abrindo brechas no cotidiano: deixar o poema fruir´. O curso será online, as inscrições são gratuitas e seguem até esta sexta-feira, 5 de fevereiro. Os selecionados serão divulgados no dia 10. Este Projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de .

“A partir do momento em que nos encontramos em isolamento social, tivemos que suportar nossa própria solidão e deixar com que o cotidiano, a geladeira, as cadeiras, a cama, nos atravessassem. Pois só com o atravessamento é possível existir e elaborar o real. Este projeto é um grande encontro que acontecerá duas vezes por semana durante dois meses, para tentar criar, amarrar, sobrepor o real, armando planos incríveis para situações mirabolantes. O curso é um estudo do cotidiano com base no isolamento social e o instante pandêmico, para a criação literária”, conta Febraro.

Com 3,8 milhões de seguidores, poeta campo-grandense realiza curso gratuito
(Reprodução, Divulgação)

Serão selecionados 25 jovens escritores e amantes da literatura para se aventurarem nessa criação literária coletiva e urgente. Pessoas que escreverão ao mesmo tempo em lugares diferentes, olhando seus cotidianos e deixando que eles os atravessem, atropelem. “Iniciaremos a jornada de 16 encontros para discutir, ler, escrever e pesquisar a no mundo, por diferentes linguagens. Trabalharemos com referências partindo de outras linguagens como a dança, o , as artes visuais, a performance e o cinema como gatilhos provocadores da escrita”, acrescenta.

A cada novo encontro mais linguagens artísticas adentrarão as discussões. Após alguns encontros de provocação e escrita, o grupo fará a edição, correção e recriação dos poemas produzidos para o lançamento de um e-book. Serão momentos intensos de leitura, releitura, pesquisa e encontro. Além do curso e da publicação do e-book, serão realizadas três performances de 15 minutos cada (correlacionando e transversalizando os fazeres) e dois saraus virtuais com convidados.

Projeção nas redes sociais

Febraro de Oliveira é ator, escritor e poeta. Foi integrante do Grupo Casa – Coletivo de Artistas, no qual exercia as funções de ator, escritor e instrutor nas turmas para crianças do curso de iniciação teatral do coletivo. É fundador do perfil de poesia do Facebook “P o e t a s t r o“, que hoje conta com quase 4 milhões de seguidores ao redor do mundo.

Aos 22 anos, o jovem poeta traz na bagagem profissional quatro obras literárias publicadas. É autor do ´Poesia Não Existe ou ensaiodoquenãoédito´, com o qual foi considerado “a revelação poética da nova geração”; do livro ´Tødavia´, que ficou durante semanas entre os lançamentos mais vendidos da Amazon; do livro ´Planos incríveis para situações mirabolantes´, que se encontra até janeiro de 2021 entre os mais vendidos em Arte Conceitual na Amazon e; do livro ´Uma festa para o fim do mundo´, ganhador dos prêmios ´LEIA MS´ e ´III Prêmio de Reconhecimento Popular (2019/2020) – Livro do Ano´.

Também foi ator e escritor nas cenas curtas ´Trem leve sob trilhos´, ´Não chegue na hora marcada´, ´No centro de uma mesma e estranha mesa´, ´Ontem à noite na beira do rio´, entre outras. Criou e realizou a performance ´Reclama o teu Amor Aqui´ pelos centros históricos de Campo Grande – MS, propondo um reconhecimento destes lugares e das narrativas dos sujeitos que passam por ela. Participou como ator e produtor do espetáculo “A Vida é Sonho” e de todos os espetáculos da “Turma do Bagacinho“, entre 2016 e janeiro de 2019, do Grupo Casa – Coletivo de Artistas.

Inscrições

Serão selecionados 25 escritores, de diversos lugares; sendo que duas vagas serão destinadas para pessoas LGBTQIA+ e quatro vagas para pessoas pretas e indígenas. A seleção será feita pelo artista e poeta campo-grandense Vini Willyan. O curso de criação literária acontecerá durante 8 semanas, de 14 de fevereiro à 28 de março, duas vezes por semana. Cada encontro terá 2 horas de duração, totalizando 32 horas de carga horária. Inscrições pelo link: https://forms.gle/fJrp4GMZyanWMGLC8. Mais informações pelo Instagram ou pelo telefone (67) 98149-6775.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV