Na reta final de preparação, com as “malas” quase prontas, o Moinho In Concert 2021, volta a ser realizado fazendo uma bela viagem ao mundo do “Era uma vez”, com o espetáculo “O Outro Quebra-Nozes”, tendo o como o mundo encantado. O embarque dessa viagem que durará três dias, começa no dia 09 e vai até 11 de dezembro, a partir das 19h, na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, em Corumbá.

Dessa vez, de acordo com o Diário Corumbaense, o espetáculo retratará uma menina que nasceu no Pantanal. Clara era muito inquieta, curiosa com tudo o que a rodeava: o rio, a planície, a natureza, os pequenos bichinhos, a lua, as estrelas do universo, a vida. Seu entorno era puro, seu amor por aquilo era autêntico, natural, espiritual. Foi crescendo e alimentando-se de tudo o que chegava a seus olhos.

Assim, será a história do espetáculo, realizado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, com o patrocínio do Ministério do e do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC).

Devido à pandemia, a apresentação será apenas para convidados, sendo a prioridade os participantes, familiares, apoiadores e parceiros. O espetáculo também será exibido pela TV Morena (afiliada Globo) em dezembro, na programação de fim de ano.

“É com muita alegria que voltamos a nos reunir presencialmente para o Moinho In Concert, que já faz parte da agenda cultural sul-mato-grossense. Nossos alunos estão ansiosos pelo momento de subir no palco. Até aqui, foram muitos ensaios para que possamos apresentar nossa versão pantaneira de ‘O Quebra-Nozes'. Com certeza, será emocionante”, afirmou a diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon.

Ela explicou que o Moinho In Concert é resultado de um ano inteiro de trabalho, feito com dedicação por todos. “É um momento único para todos: desde as crianças até os bailarinos e músicos que já estão acostumados com o palco. Neste ano, o espetáculo ‘O Outro Quebra-Nozes' vai contar de uma forma diferente essa história que já é bastante conhecida e é cheia de fantasia, romantismo e emoção. Na nova versão, a história fala sobre realidade”, adiantou.

O espetáculo

Para contar a história de Clara, que ganhou de presente de o quebra-nozes, mais de 150 pessoas estão envolvidas. Os preparativos, agora, entraram na reta final.

Apenas na dança, são 91 alunos do Moinho Cultural e mais 9 bailarinos da Cia de Dança do Pantanal. Na parte musical, estão envolvidos 31 alunos e 23 músicos da Orquestra de Câmara do Pantanal (OCAMP). Além disso, pelo menos mais 50 pessoas do corpo técnico, operacional e administrativo do evento.

O espetáculo tem direção artística de Márcia Rolon. A concepção e arranjo musical é do maestro Eduardo Martinelli, enquanto a concepção e adaptação da história original ficou a cargo de Rolando Candia e Márcia Rolon. A parte coreográfica foi concebida e adaptada por Rolando Candia, Mayda Riveiro, Rudy Candia, Wellington Júlio e Aline Espírito Santo.