‘Modinha’, copo que deixa cerveja gelada por horas é item garantido nos posts e lojas de Campo Grande
Produto ganhou fama pela boca do povo e virou sinônimo de status na Capital. Por isso, a procura é alta
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Como assim? Recipiente que mantém a cerveja gelada por mais de quatro horas? É com essa proposta que o copo Stanley tem feito o maior sucesso em todas as partes do Brasil, e Mato Grosso do Sul inteirinho não fica de fora. Por ser um artigo caro, o Stanley se tornou sinônimo de status e é item obrigatório da ‘modinha’ no boteco, além da briga discutindo a utilidade do objeto, tanto pessoalmente quanto na internet, render muitos memes.
Na web, em lojas especializadas ou tradicionais, o copo chega a ser encontrado por até R$ 310 reais. Já a caneca, que vem com abridor de lata, desponta custando R$ 999 reais em alguns sites revendedores. O valor exorbitante é de arregalar os olhos e muitos se questionam como alguém tem coragem de pagar esses preços em simples recipientes para bebida.
Postei essa foto no storie do Instagram e meu deus os macho tudo puto defendendo o copo da Stanley HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA meu deus, sem condições pic.twitter.com/97t1MhyxCL
— Nusa (@Nusa56661593) November 4, 2021
Aqueles que não possuem poder aquisitivo, ou até possuem, mas não têm vontade de fazer o investimento, buscam opções ‘mais viáveis’ de exibir o artigo de luxo — mesmo que em versões não originais que seguram a temperatura por menos tempo. Do centro aos shoppings e lojas dos bairros, a procura é grande na Capital sul-mato-grossense.
O Jornal Midiamax foi até alguns pontos de venda em Campo Grande conferir os preços e saber dos vendedores com quais fins os consumidores vão atrás desse produto. Pelo menos nas lojas visitadas pela reportagem, as opções e os preços são um pouquinho diferentes. Encontramos apenas réplicas vendidas no mercado acessível e, mesmo assim, até quem vende pensaria bem antes de investir tanto no item.
Alguns comerciantes dizem que a moda “já passou”, enquanto outros têm o Stanley como carro-chefe, ou seja, o produto mais vendido do estabelecimento. “A procura é bem alta, o problema aqui é que tem só uma cor. É de primeira linha, original acho que nem vende, não. Já tem um tempinho que o povo tá procurando, aqui não é um dos que mais vende, mas o que temos vendeu sim”, relatou a vendedora Thaís Ortiz, que disponibiliza o artigo por R$ 80 reais — o mais barato encontrado pelo MidiaMAIS.
Pedro Henrique, outro vendedor do famigerado copo, afirma que a procura é intensa e oferece réplicas dos recipientes por R$ 85 até R$ 120 reais (o copo ou a caneca). Segundo ele, o motivo da variação dos preços está diretamente ligada ao tamanho de cada objeto. Quanto ao original, Pedro faz a seguinte observação: “Não tem nem comparação, porque o original dura muitas horas mais e a réplica só umas 4 horas”, avalia.
O vendedor explica que a diferença para os originais “é que as réplicas não têm a marca d’água embaixo”, o que não importa nada pra quem quer “só para dizer que tem”. Questionado se teria o copo, Pedro afirma que só a imitação. “A primeira linha, réplica, que chamam de falso, é um copo normal com visual do Stanley, que mantém refrigerado por 4 a 5 horas, e o original de 12 a 14 horas. Mesmo a galera sabendo disso, vende muito”, afirma.
Fama
Apesar da fama (e grande fama) do produto, em seu site oficial, a Stanley vende o copo de 473 ml por R$ 199 reais, e afirma que ele foi feito para manter a refrigeração por 4 a 5 horas, a mesma quantidade de tempo que as réplicas anunciam.
“Preserva o estilo aventureiro, mas sem abrir mão da descontração? Parabéns, porque fizemos este Copo Térmico de Cerveja Stanley pensando em você! Resistente, durável e atemporal, com preservação térmica de até 4,5 horas, parede dupla com isolamento a vácuo e abridor acoplado à tampa. Saboreie sua cerveja gelada até o último gole”, diz a marca na descrição do produto. A Stanley ainda avisa que condição térmica é preservada de 1 a 5 horas quente, 4 a 5 horas gelada e até 17 horas com gelo.
Ainda em Campo Grande, o vendedor Victor Gottardo afirma ao MidiaMAIS que os produtos Stanley são o carro-chefe de sua loja. Ele oferece o copo por R$ 90 reais e a caneca por R$ 100. Gerente de outro estabelecimento, que prefere não ser identificada, diz que a moda já passou. Ela vende os dois produtos pelos mesmos preços de Victor. “Já diminuiu muito as vendas. Explodiu, todo mundo já tem, e no Paraguai o copo está saindo a R$ 50 reais porque todo mundo já tem. Nem vamos pedir mais”, afirmou.
Modinha
Aparecer em “rolês” com o copo Stanley expõe o usuário do utensílio a duas situações: o status, com grande poder de impressionar e certa imponência dos que admiram e seguem as modas; ou o ridículo, levando ao deboche por parte dos que reprovam completamente e acham bizarro pagar tais valores em um simples copo ou caneca.
O fato é que a tendência, mesmo que já tenha esfriado, aponta um comportamento que segue o que coletivamente trará destaque e, pelo menos, algum aparente poder sobre os demais, até mesmo os que compram as réplicas em busca das reações que carregar a marca provocará, levando para baladas ou botecos e postando nas redes sociais.
Isso não acontece só com a Stanley, mas com domínios gerais dos mais variados produtos e segmentos, sejam eles: calçados, roupas, óculos, sapatos, acessórios. A diferença é que, no caso do Stanley, a utilidade usada como motivo para adesão à mercadoria — a bebida que fica gelada por horas (mas quem bebe aquele mesmo líquido por tanto tempo?) — é difícil de “descer”, inclusive para os que seguem outros modismos.
Memes
Tal discussão mexe com egos e coloca dedo nas feridas alheias. Por isso, a provocação é mútua no espaço virtual, onde se há maior coragem para colocar opiniões incisivas e criticar comportamentos de terceiros. A enxurrada de críticas ao copo Stanley vence a defensoria de sua usabilidade, mas, no final, a briga mostra que há sim algum limite para as “modinhas”, por mais repletas de adeptos e “surreais” que elas sejam.
Confira a repercussão:
Não acredito que ainda não dei meu pitaco sobre isso, mas aqui vai minha opinião sobre o copo stanley: COISA DE BOCÓ!!
Qual a diferença dessa merda pra uma canequinha de alumínio sem marca? NENHUMA, a não ser os
CENTO
E
VINTE
REAIS
no preço.
Ostentação mais burra não tem. pic.twitter.com/gWDpqIpuks— Zé (@Jose_AngeloSN) November 2, 2021
Quando se sentir um otário, pense que tem gente ALUGANDO um copo Stanley. pic.twitter.com/R6fO49AvzT
— Agiota da divida do Cruzeiro (@lalinhodias) October 29, 2021
Esse copo é o terraplanismo do álcoolismo. Serve pra absolutamente NADA pic.twitter.com/cMYkwqdXMR
— Luide (@luide) October 29, 2021
a real que só fala mal de copo Stanley quem não tem
— maykin (@mikezera_) November 8, 2021
esse copo stanley pra mim é a cara do heterotopismo
— mari (@marigmsl) November 3, 2021
O medo que eu tô de ir em choppada e ver calouro com copo stanley
— xandim (@terminalveiga) November 9, 2021
“Beber no copo Stanley é fenomenal, segura muito tempo gelado. Você toma a cerveja todinha sem aumentar a temperatura.” pic.twitter.com/YgwOiT5lR3
— damas (@diegocostadd) November 10, 2021
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