Centros de Tradições Gaúchas de Campo Grande, os famosos CTGs, comemoram de 12 a 20 de setembro a Semana Farroupilha, em alusão à cultura gaúcha, com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha.

A Revolução Farroupilha, motivo principal para o festejo, entrou para a história como uma das revoltas por liberdade no Brasil da época do Império, no século 19. Foi uma rebelião provincial com o objetivo de adotar uma política liberal com mais autonomia para o . A disputa destacou-se por sua intensidade e duração na luta contra o governo regente, acontecendo entre os anos de 1835 e 1845, totalizando uma década de combate.

Os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, tomaram o poder em Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 1835, expulsando de lá o presidente da província e empossando o vice. A data deu origem ao Dia do Gaúcho — celebrada ao final da semana Farroupilha — coroando os vários dias de celebração. Espalhados pelo país, os nascidos no Rio Grande do Sul reverenciam suas raízes realizando festas típicas nesse período todos os anos.

Em não é diferente. Forte perpetuador da cultura gaúcha, MS tem muitos adeptos de chimarrão, churrasco e fandango. Além disso, os CTGs de Campo Grande reúnem os conterrâneos para uma festa danada de bonita e comprida na cidade. É uma forma de se sentir mais perto da terra natal e, principalmente, exaltar as tradições de origem.

Fundado em 1º de março de 1962 e com quase 60 anos de história em Campo Grande, o Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha inicia a Semana Farroupilha nesta terça-feira (14), com a solenidade de abertura.

Dia 15 haverá um workshop de danças típicas. O valor por dia é de R$ 20,00, mas quem quiser pagar por quatro dias de comemoração precisará desembolsar R$ 50,00. Confira a programação completa, a ser realizada na sede do CTG, localizada na Avenida Heráclito Diniz de Figueiredo, nº 930, bairro Monte Castelo:

No CTG Tropeiros da Querência, as festas já começaram neste domingo (12) e vão seguir até o próximo dia 19. Veja a abertura do evento:

Muito tradicionais, os gaúchos cantam hinos, hasteiam bandeiras, dançam e cantam. Confira a programação completa, também realizada na própria sede do Centro Tropeiros da Querência, na Rua Miguel Sutil, nº 445, Vila Vilas Boas.