Conforme publicou o site Edição MS, Zé Guedes faleceu em decorrência de complicações do tratamento de uma doença hepática. Ele estava hospitalizado em Ponta Porã.

De acordo com o Mapa Cultural de Mato Grosso do Sul, iniciativa da Fundação de do Estado, Zé Guedes fundou a Confraria do Piau há aproximadamente 40 anos. O local – ainda em atividade – se tornou ponto de encontro de artistas e produtores culturais, bem como passou a sediar saraus, apresentações de música e eventos para celebrar a regionalidade pantaneira. A Confraria também serviu de palco para inúmeras homenagens ao músico coxinense Zacarias Mourão.

A decretou luto oficial de três dias pela morte de Zé Guedes. Em nota, a administração municipal afirmou que o artista e poeta deixa um legado à cultura coxinense e sul-mato-grossense. “A Confraria do Piau foi palco para as mais diversas expressões culturais e suas poesias ficarão escritas na história”, descreveu.

O corpo de Zé Guedes foi levado de volta para Coxim, onde foram realizados velório e enterro. Ele deixou esposa, filhos e netos.