Um cenário digno de fotos deslumbrantes e que nos rememora a cenas de filmes de aventura, a caverna do Abismo Anhumas é um dos segredos do Mato Grosso do Sul mundialmente ímpar. Formado entre 10 e 14 mil de anos, o local foi descoberto em 1970 e desde então é um dos pontos turísticos do Estado com formações rochosas deslumbrantes e lago de água cristalina.

Segundo estudos, a abertura da fenda que dá entrada à caverna aconteceu há pouco mais de 10 mil anos. Para entrar na caverna, o único acesso é por rapel, feito com auxílio de profissionais treinados do local.

Para se ter noção do tempo de surgimento, as estalactites se originam de cima para baixo, ou seja, “crescem” do teto de uma gruta ou caverna em direção ao chão. Sua formação acontece por conta da deposição de carbonato de cálcio durante anos, de maneira ininterrupta. Já, as estalagmites, se formam a partir do chão e vão “crescendo” em direção ao teto. Elas se formam por conta da deposição de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do “teto” da caverna ou de uma superfície superior.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Abismo Anhumas (@abismoanhumas)

Além do mais, a formação rochosa mais importante são os cones, que se formam através da concentração de calcário e vão se depositando como folhas de papel subsequentes se transformando em uma “floresta de cones”. É no Abismo Anhumas que também se encontra o maior cone registrado na literatura, com 19,5 metros de altura e cerca de 5 metros na base.

Passeios e aventuras

O passeio de bote, a flutuação e o mergulho de cilindro no lago, cujas águas cristalinas chegam a ter 80 metros de profundidade e até 60 metros de visibilidade, são outras maneiras de explorar essa beleza natural. Para o mergulho com cilindro, é obrigatório apresentar a credencial de mergulho de escolas oficialmente reconhecidas. O cenário misterioso e belo é digno de visitação de documentários internacionais na região de . A luz do sol que entra pela fenda, em contraste com a água cristalina, resulta em uma cena visualmente deslumbrante.

Cercado pela vegetação da e Cerrado, a denominação “Abismo” é referente à sua entrada pelo teto. Já a origem do nome “Anhumas” se dá porque era o nome da antiga fazenda em que a caverna está localizada. A propriedade rural recebeu essa nomenclatura por causa da ave Anhuma, predominante na região muitos anos atrás.

Como medidas de prevenção à e, assim como todos os atrativos de Bonito (MS) e região, o Abismo Anhumas também se adaptou adotando os protocolos de biossegurança, como o uso obrigatório da e a medição de temperatura para todos (visitantes e colaboradores). Além disso, o distanciamento social, a intensificação da higienização e, ainda, a diminuição dos grupos de turistas na caverna e também nos passeios de bote e na flutuação também foram medidas adotadas.

O passeio de ecoturismo deve ser feito com a instrução dos profissionais do Abismo Anhumas por motivos óbvios de infraestrutura e segurança. Mais informações de valores de pacotes e horários disponíveis para a visitação podem ser encontrados no perfil no Instagram ou pelo telefone (67) 3255-3313.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax